sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Nelson Gonçalves recebe homenagem na Câmara de Quatis

Nelson Gonçalves recebe homenagem na Câmara de Quatis

Matéria publicada em 27 de julho de 2018, 11:04 horas

 


Quatis – A Câmara de Vereadores de Quatis homenageou Nelson Gonçalves, com a entrega da “Moção de Congratulação”, na plenário da Casa Legislativa, nesta quinta-feira, 26. A solenidade foi motivada por conta da Lei 7824/17, criando o Pólo Cultural, Histórico e Turístico de Ribeirão São Joaquim, de autoria do então deputado estadual Nelson Gonçalves, pré-candidato a deputado federal.

A lei estabelece uma série de medidas a serem tomadas visando o desenvolvimento turístico da localidade, bastante conhecida por freqüentadores do Eco Turismo e Turismo Rural. Uma delas é a autorização para realização de convênios entre o município, governo estadual e federal, buscando incentivos e projetos para o turismo de São Joaquim. A lei estabelece ainda a recuperação do patrimônio material, onde ainda existem diversos casarões datados do século XVIII.

– Nossa região tem localidades maravilhosas e desconhecidas que precisam ser preservadas para manter viva a nossa história – ressaltou Nelson Gonçalves, citando os casarões do século XVIII que ainda sobrevivem ao desgaste do tempo.

A lei também é bem vinda entre os moradores que acreditam no potencial da localidade e estão abertos às inovações e o desenvolvimento do turismo. Uma delas é a professora Eliana Vieira da Fonseca, de 55 anos, que defende a preservação da história de São Joaquim, além da divulgação das riquezas naturais da localidade.

– Temos três cachoeiras lindíssimas e não é justo manter escondida essa beleza natural, que associada às construções antigas se tornam um passeio cultural extremamente agradável às famílias – ressaltou Eliana.

O administrador de empresas e produtor rural Darcio Alves, é um dos mais empolgados com a implantação da lei que, na opinião dele, se torna imprescindível para a implantação de medidas para transformar São Joaquim em uma Estância Cultural. “Temos um clima maravilhoso, uma população hospedeira, sem contar com as matas e cachoeiras ideais para o eco turismo”, enfatizou Darcio.

História

Ribeirão de São Joaquim é o 2° distrito de Quatis, com cerca de 800 habitantes. O lugar teve seu auge durante o ciclo do café, no século XIX, onde os casarões ostentavam a beleza do local. A movimentação em São Joaquim era tanta que a localidade abrigou um cassino. Atualmente o distrito conta com a Capela de Nossa Senhora do Rosário, casarões, igrejas e se torna ainda mais atrativa devido ao clima ameno, matas e cachoeiras.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Nelson Gonçalves teve uma grande atuação no fortalecimento da cultura regional. Atuou em Ipiábas, Conservatória, Parapeuna, Santa Isabel, Quatis e Região do Pico das Agulhas Negras. Fica a gratidão de quem vive economicamente do turismo. Parabéns por nunca também ter se envolvido em nada de errado. Continue com esta honestidade e dedicação porque estamos de olho e no seu caso gostamos do que vemos.

Untitled Document