Neto e Paiva apresentam obras de mobilidade urbana a sindicatos

by Paulo Moreira

 

Explicação: Paiva mostra a sindicalistas as obras do Arco da Centralidade (Foto: ACS)

Explicação: Paiva mostra a sindicalistas as obras do Arco da Centralidade (Foto: ACS)

Volta Redonda –  As obras viárias do Plano Diretor de Volta Redonda e o cronograma de discussões do Plano Municipal de Mobilidade Urbana foram apresentados nesta quinta-feira (dia 20) a representantes dos sindicatos dos metalúrgicos, rodoviários e engenheiros, em reunião realizada no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), com a presença do prefeito, do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva (PT), do secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, e do presidente da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), Paulo Barenco.

Os representantes ouviram as explicações sobre as obras viárias previstas no Plano Diretor de Volta Redonda – aprovado pela Câmara Municipal em 2008: o projeto vai criar o chamado Arco de Centralidades, unindo com corredores expressos de transporte coletivo os bairros Vila Santa Cecília, Aterrado, Aero Clube e Retiro.

Estão previstas a construção de três viadutos, uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, 18 quilômetros de ciclovias, 15 quilômetros de corredores para o transporte coletivo, além de outras medidas, que ainda beneficiarão a circulação no bairro Aterrado – considerado hoje um “gargalo” no trânsito da cidade.

O encontro teve a participação do presidente do Sindicato dos Rodoviários, José Gama, o Zequinha; do diretor da Força Sindical e assessor do Sindicato dos Rodoviários, Luiz Rogério; do presidente do Sindicato dos Engenheiros, João Thomaz; do representante do Sindicato dos Engenheiros, Antônio Otávio Espíndola e do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Carlinhos Santana.

 

Financiamento

 

De acordo com Paiva, o município já tem um financiamento aprovado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal de cerca de R$ 60 milhões para começar as obras aprovadas no Plano Diretor e as soluções previstas no Plano de Mobilidade Urbana para Cidades de Médio Porte.

Um projeto básico de engenharia foi apresentado pelo município para a aprovação do financiamento. Em 2013 o projeto básico foi habilitado pelo Ministério das Cidades e em 2014, aprovado pela Caixa Econômica Federal.

— A maior obra é o Arco de Centralidades. A ponte da Avenida do Canal no Aterrado, com a Radial Leste, beneficiará todo o trânsito do Voldac, Barreira Cravo, Pinto da Serra, Santa Cruz, pegando a Radial Leste e evitando a confusão do trânsito no Aterrado, acabando com esse gargalo — disse Paiva.

O presidente da Suser, Paulo Barenco, destacou que hoje mais de 100 caminhões por dia usam o trânsito do Aterrado, diminuindo, por exemplo, a velocidade de operação do transporte público.

— A velocidade operacional dos ônibus atualmente é de 12 km/hora. No mínimo deveria ter a velocidade de 20 km/hora. Um ônibus carrega 60 pessoas sentadas e retira 30 veículos das ruas, mas o transporte público tem que ganhar confiabilidade, com velocidade operacional, trajeto e horário que atenda aos usuários, que não querem ficar parados no trânsito — apontou.

O secretário de Planejamento, Lincoln Botelho, lembrou que o Plano Participativo de Mobilidade Urbana terá um conselho gestor com o poder de ouvir e interceder no que for necessário, onde 80% são representantes da sociedade civil e 20% representando o poder público municipal.

Paiva ressaltou ainda que está dialogando com rodoviários, metalúrgicos, empresários, motociclistas, ciclistas, usuários do transporte: “O objetivo é uma mobilização para uma discussão ampla com todos os segmentos interessados nas obras de mobilidade urbana”, salientou.

O vice-prefeito explicou ainda os objetivos do Plano Participativo de Mobilidade Urbana, que começa a ser elaborado no município. “Vamos privilegiar a mobilidade do pedestre, com acessibilidade; veículos não motorizados; transporte coletivo; além de discutir implantação de estacionamentos; sistema viário; e vários outros temas ligados à mobilidade para definir metas para os próximos 20 anos”, afirmou.

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10 comments

Paulo 26 de agosto de 2015, 08:46h - 08:46

Volta-redondenses,vamos fazer campanha para que os salários dos vereadores de Volta Redonda também seja reduzido. A hora é agora…

CIDADÃO 23 de agosto de 2015, 08:00h - 08:00

OBSERVANDO A FOTO, AO FUNDO PARECE MAIS TER SIDO UM BAILE A FANTASIA…. RIDÍCULO…. REUNIÃO PARA P….NENHUMA…. RODOVIA DO CONTORNO QUE REALMENTE RESOLVERIA O PROBLEMA, CONTINUA NO MESMO TAMANHO…. FALTA VONTADE POLÍTICA….

FARISEU 21 de agosto de 2015, 20:13h - 20:13

Falar em mobilidade urbana em Volta Redonda tem que começar pela RODOVIA DO CONTORNO. O resto é conversa fiada…..

cidadão voltaredondense 22 de agosto de 2015, 08:03h - 08:03

Rodovia do Contorno ? Onde é ? É em V. Redonda ?

Manoel 21 de agosto de 2015, 15:14h - 15:14

Volta Redonda tem topografia e recursos parao VLT evitando ônibus na Vila , Amaral Peixoto, etc….
Não sei o motivo de ainda não ter saído do papel.

Alvaro 21 de agosto de 2015, 15:11h - 15:11

Ou sera outra rodovia do contorno. em mais de 20 anosi ate hoje nada pode ser outro hospital regional melhor nao acreditar

leitor 21 de agosto de 2015, 11:40h - 11:40

enquanto não houver ciclovias para pedalar, continuarei a andar de carro. ônibus nem pensar.

Cantinflas 21 de agosto de 2015, 11:30h - 11:30

Deveriam ser mais ousados e modernos e partir para o projeto e implantação do VLT (veículo leve sobre trihos). No Rio, na zona portuária, o VLT já esta quase pronto para operar. Que façam as obras mas não esqueçam de planejar para o futuro pensando no VLT.

Cantinflas 21 de agosto de 2015, 11:03h - 11:03

Quase ao fim do mandato e ainda nas etapas de apresentação. Como sempre, tudo bonitinho…mas só no papel.

Boca pequena 21 de agosto de 2015, 10:34h - 10:34

Será que sai do papel???

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