Neto propõe união do poder público e sociedade civil contra Aedes aegypti

by Diário do Vale
Articulando: neto reúne diversos setores da sociedade para unir esforços contra mosquito (Foto: Divulgação)

Articulando: Neto reúne diversos setores da sociedade para unir esforços contra o Aedes aegypti

Volta Redonda – O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu em seu gabinete ao lado do vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, no final da tarde desta segunda-feira (dia 25), secretários municipais, presidentes de autarquias, além do major Vagner Cavalcanti, da secretaria de planejamento do 28º Batalhão de Polícia Militar; do comandante de 22º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Márcio Caetano; representantes da Guarda Municipal e Defesa Civil; e de entidades como a Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Metalúrgicos, Sider Shopping, o Falcões de Aço Motoclube e outras.

Todos foram convocados a entrarem na luta contra o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, que também transmite os vírus Zika e Chikungunya. Volta Redonda quer ser exemplo para outros municípios contando com a experiência e a colaboração de diversos setores da sociedade para acabar com o mosquito. “Esta reunião foi a primeira de muitas, já senti falta neste grupo de representantes dos clubes sociais do município e também de membros de grupos como Lions e Rotary, que têm muito a somar e colaborar para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou o prefeito.

AÇÃO

A primeira ação conjunta entre o poder público e voluntários da sociedade civil já foi definida neste primeiro encontro. Um mutirão vai levar atividades de prevenção, orientação e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti a todos os bairros da cidade na sexta-feira (dia 29), das 8h às 10h. De acordo com Neto, entre as funções do grupo também estará anotar se o morador quer fazer descarte de algum tipo de entulho para posteriormente a Secretaria Municipal de Serviço Público (SMSP) fazer agendamento para realizar o serviço. “O objetivo é colocar mais de mil pessoas nas ruas, mesclando agentes da Vigilância Ambiental – ligada da Secretaria Municipal de Saúde – voluntários e ainda representantes de um órgão de segurança pública”, disse o prefeito.

O município foi divido em 12 setores, mas todos os bairros serão beneficiados com o mutirão. Durante a reunião ficou definido que os pontos de encontro serão as Unidades de Saúde dos bairros, onde não houver postos de saúde, as pessoas devem se dirigir à escola ou ao CRAS (Centro de Referência à Assistência Social. Mas em caso de dúvida, os locais exatos serão publicados, a partir da próxima quarta-feira (dia 27), no PortalVR.com.

Além de definir a ação para a próxima sexta-feira (dia 29), durante a reunião, o presidente do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo César de Souza, fez uma explanação sobre a situação dos focos do mosquito hoje no município, confirmando que a maioria das larvas são encontradas dentro dos domicílios. Ele também apontou e deu sugestões de como cada uma das entidades presentes no encontro poderia colaborar com a diminuição da infestação do Aedes aegypti.

A ação será acompanhada de uma campanha para convidar a população a participar da luta contra o mosquito. Durante o encontro no gabinete do prefeito, os convidados conheceram o jingle da campanha, que vai acompanhar as equipes durante a caminhada na sexta-feira. Além disso, serão espalhados outdoors na cidade e também serão feitas campanhas nas rádios.

You may also like

10 comments

entulhado 26 de janeiro de 2016, 23:33h - 23:33

Pode começar tirando os entulhos de galhos e matos das praças. ..

Guilherme 26 de janeiro de 2016, 23:28h - 23:28

Quantas pessoas na reunião para concluir que além do seu quintal terá de cuidar também das ruas e praças abandonadas cheias de mato e lixo, obras paradas, carros abandonados em depósitos, será que a prefeitura não tem como tapar as crateras nas ruas, fechou na beira rio os acessos embaixo das pontes, enquanto permaneceu, não ví um único “guardinha” descontrolando o trânsito por alí, melhor pra nós, quando o nível voltou ao normal, só havia lama, ninguém da prefeitura apareceu para limpar a via, me sinto enganado.

euzinho 26 de janeiro de 2016, 19:05h - 19:05

Tem cada cratera na rua que com essas chuvas os mosquitos vão adorar fazer uma casa com piscina nelas,
Já que em uma tampinha ele põe ovos o que dirá em uma cratera.

Cantinflas 26 de janeiro de 2016, 22:03h - 22:03

Sim ! Vamos tampar os buracos da prefeitura ! Os buracos abertos pelo SAAE e não tampados depois ! Primeiro isso !!!!

alguém 26 de janeiro de 2016, 19:01h - 19:01

Festa a gente dá quando o dinheiro tá sobrando…
Se a prefeitura não cuida da cidade como pedir pra população cuidar de suas casas.

Alvaro f Silva 26 de janeiro de 2016, 17:32h - 17:32

Fiquei confuso … Essa união ainda nao existia ????? Somente agora S.Excia acordou ???????????

Contribuinte 26 de janeiro de 2016, 17:07h - 17:07

Enquanto isso o Belvedere está com matagal com 2 metros de altura, na rua 8. A praça está uma floresta com galhos e árvores . As ruas mais esburacadas impossível , tem que dirigir desviando de crateras o tempo todo.
Dá vontade de não pagar IPTU, pois invés de fazer a manutenção da cidade fica dando festa de Natal, Ano Novo, Páscoa, Festa Agostina e Carnaval. Fora a Excursão em hotel 5 estrelas para a terceira idade.

Maniac 26 de janeiro de 2016, 18:22h - 18:22

Em vez de ficar reclamando aqui, junta sua turma e vai limpar!

Contribuinte 26 de janeiro de 2016, 23:14h - 23:14

Maniac a frente da minha casa está varrida e capinada agora capinar praça com o prefeito esbanjando com festa aí vc quer demais.

da silva 26 de janeiro de 2016, 16:06h - 16:06

neto bom prefeito.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996