sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Novas leis criam melhorias nos serviços de saúde

Novas leis criam melhorias nos serviços de saúde

Matéria publicada em 18 de julho de 2018, 16:14 horas

 


Experiência: Oriundo da área de saúde, vereador propõe leis que facilitam recuperação dos pacientes (Foto: Paulo Dimas)

 

Volta Redonda – As equipes multidisciplinares que cuidam das pessoas internadas nas UTIs dos hospitais de Volta Redonda vão passar a contar com um odontólogo. A medida foi implantada por uma lei de autoria do vereador Paulinho do Raio-X (MDB) e vale para o Hospital do Retiro e Hospital São João Batista.

Segundo Paulinho, o objetivo é evitar a Pneumonia por Ventilação Mecânica (PVM) que costuma afetar as pessoas que estão passando por esse procedimento. O parlamentar explica que o tubo mantém a boca do paciente aberta o tempo todo e faz com que ela se torne uma porta de entrada para infecções.

— Essa infecção, vindo pela boca, pode chegar ao aparelho respiratório de pessoas que já estão fragilizadas nesse aspecto. Com isso, a situação pode piorar e gerar ainda mais problemas — diz o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar, embora pareça que a medida gera custos, na verdade ela vai trazer economia.

— Há estudos que mostram que a presença do odontólogo ajuda a evitar essas infecções e isso reduz o tempo que as pessoas passam internadas, o que reduz custos. Além disso, cada infecção evitada significa menos gastos com medicamentos. Assim, além de trazermos mais qualidade para o serviço prestado pelo hospital, estaremos também cortando despesas — argumenta.

 

Letra de forma

 

Outra lei do vereador determina que, quando o médico não dispuser de impressora para emitir a receita, ele deverá escrevê-la com letra de forma. A intenção é evitar a conhecida “letra de médico”, que, segundo Paulinho, dificulta o atendimento nas farmácias e pode até colocar o paciente em risco.

— Se um atendente se enganar e entregar ao paciente um medicamento errado, as consequências podem ser graves — calcula.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Bela proposta, pois sabemos q o ponto critico de um municipio é a saude.

  2. Parabens edil. Isto que o trabalho do vereador criar leis em favor da populacao bem como fiscaluzar o Executivo.

  3. guilhermeroner@yahoo.com.br

    Na miséria humanitária em que vivemos precisamos criar leis para cumprir uma obrigação, parabéns pela iniciativa, vamos ver se será posto em prática uma vez que estamos cansados de saber das ordens judiciais não obedecidas, no caso dos medicamentos por exemplo.

Untitled Document