terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Ônibus elétrico passa em teste e prefeitura está licitando compra

Ônibus elétrico passa em teste e prefeitura está licitando compra

Matéria publicada em 21 de janeiro de 2018, 05:06 horas

 


Aprovação de usuários foi de 100%; edital da licitação está sendo avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio

Aguardando: Prefeitura espera sinal verde do TCE para começar licitação dos ônibus do Tarifa Comercial Zero

Aguardando: Prefeitura espera sinal verde do TCE para começar licitação dos ônibus do Tarifa Comercial Zero

Volta Redonda – A cidade vai contar com os ônibus da Tarifa Comercial Zero. A decisão foi tomada pela prefeitura depois que os testes feitos entre 9 de outubro e 27 de novembro resultaram em 100% de aprovação dos usuários. O projeto prevê três ônibus elétricos, fazendo o mesmo percurso feito na fase de testes.

Para isso, contudo, é preciso comprar os veículos. O ônibus que circulou no período de testes foi cedido por uma das empresas que pretendem participar da concorrência que será aberta para a compra dos veículos.

O edital que vai determinar as regras da disputa para fornecer os ônibus elétricos já foi preparado pela prefeitura e enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), que vai analisar o documento. Depois dessa análise, e depois de feitas as alterações que podem ser sugeridas pelo tribunal, terá início a licitação em si.

Como não existe um prazo para a manifestação do TCE-RJ, também não existe uma previsão de data para a implantação definitiva do projeto, que depende da licitação.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, os testes tiveram resultado positivo:

— O projeto é totalmente viável e positivo para fomentar o comercio do município — disse Joselito.

Segundo dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de 9 de outubro até 16 de novembro, 7.523 pessoas circularam no ônibus elétrico. Durante o período de teste do ônibus, a prefeitura aplicou uma pesquisa junto aos usuários do Tarifa Comercial Zero para saber, entre outras coisas, o destino e o motivo de utilizarem o ônibus elétrico. O destino preferido dos usuários foi a Vila Santa Cecília (37% dos passageiros), seguido de Aterrado (29,7%); Avenida Amaral Peixoto (21,2%) e Retiro (12%). Já 94,7% dos usuários responderam que se sentem incentivados a ir ao comércio fazer compras utilizando o ônibus elétrico do Tarifa Comercial Zero.

Na ocasião, o prefeito Samuca Silva (Podemos) destacou que Volta Redonda foi a primeira cidade do país a ter um ônibus elétrico circulando sem cobrar tarifa da população.

– Era um compromisso que nós assumimos. Ligar os centros comerciais, de forma gratuita, buscando aquecer o comércio e estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa. O saldo foi positivo, atingimos um número expressivo de passageiros nessa fase de testes – destacou o prefeito no dia 27 de novembro .

Pioneirismo

Volta Redonda foi a primeira cidade do estado a ter um ônibus 100% elétrico circulando por suas vias. Por isso, 51,2% dos passageiros utilizaram o programa para ir às compras e conhecer o veículo. Outro dado da pesquisa mostra que 94,9% dos passageiros se disseram incentivados a usar o programa porque o veículo era elétrico. Entre os principais bairros de origem das pessoas que utilizaram o ônibus estão: Retiro, Vila Mury, Santa Cruz, São Geraldo, Ponte Alta e Aterrado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou em novembro, ao fim dos testes, que a secretaria vai analisar o que deu certo e o que vai ser melhorado para a implantação definitiva do programa. “Através das pesquisas que aplicamos, conseguimos perceber que as pessoas se sentem mais incentivadas a ir às compras com o Tarifa Comercial Zero. E esse é nosso objetivo, aquecer o comércio, gerando emprego e renda”, disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

14 comentários

  1. Avatar

    É a velha política do pão e circo. O Samuca criticava tanto o Neto, agora está seguindo seus ensinamentos. Foi eleito com a conversa que era um administrador, contra a velha política, mas está fazendo o mesmo que os políticos tradicionais.

  2. Avatar

    Lá vamos nós comprar ônibus para comerciantes e meia dúzia de pessoas se beneficiarem.

  3. Avatar

    Colocar no centro gratuito é fácil e a população que mora na periferia tem que pagar 3,80 e andar nessas latas velhas ficam com caea de palhaço…

  4. Avatar

    Balela!!!!

  5. Avatar

    A empresa que cedeu o ônibus para teste, certamente será a ganhadora da concorrência. Mas isso não nos interessa, o importante é o transporte de qualidade.

  6. Avatar

    Eu quero o motorista Pedro, o gato.

    Pedro, te amo lindo.

    Você dirige meu coração.

    Com o Pedro eu até pago tarifa.

  7. Avatar

    Uma boa notícia, tendo em vista os coletivos serem importados do Qatar (EAU).

  8. Avatar
    Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Estranho o Retiro, a Alcântara de VR, com tão baixa frequência. O ônibus que tomei na entrada do Eldorado (ponto final) já saiu dali cheio, então imagino que o destino seja o mesmo que a origem, a não ser que usem ônibus de linha para retornar ao bairro…

    Também, vamos levar em conta que o ponto final está bem distante do centro comercial e bancário do Retiro. Ali está mais pra Vila Mury e Niterói. Esse ônibus tinha que partir das proximidades do Hospital Munir Rafful ou do Royal da Antônio de Almeida, aí sim cobriria o enorme setor comercial retirense…

  9. Avatar
    Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    A idéia é boa e viável sim, andei no ônibus e gostei… Moderno, bonito, confortável (mesmo para quem viaja em pé), praticamente não há solavancos. O ruído é quase nulo, lembrando o das composições de metrô. Os poucos pontos ao longo do trajeto também são um diferencial, já que permitem o cumprimento do percurso em menor tempo…

    Só faço um porém quando aos objetivos. Vi que boa parte dos passageiros é composta por gratuidades, principalmente idosos. Pessoas que poderiam estar utilizando o transporte coletivo tradicional, onde também nada pagam, mas faziam uso do elétrico com objetivos “turísticos”… Talvez a situação mude com três ônibus correndo no trajeto, mas de qualquer forma é um projeto que tem tudo para dar certo…

  10. Avatar

    O projeto é bom, principalmente para o comércio de Volta Redonda, porém só faço uma ressalva com relação ao trajeto retiro-Vila, ele deveria, novamente, passar na Avenida Amaral peixoto, pois foi a falha mais grave que percebi e espero que tenha mais bancos. Contudo a iniciativa foi muito bem idealizada, ponto a favor do governo que percebeu a necessidade, não só dos comerciantes, como também dos consumidores.

  11. Avatar

    Volta Redonda será a primeira cidade do mundo a ter ônibus gratuito confortável e ônibus pago uma porcaria que envergonha o usuário.
    Já passou da hora do Samuca estabelecer o prazo máximo para as empresas de ônibus instalarem ar condicionado em 100% da frota. Se os carros que transportam o prefeito e os vereadores tem ar condicionado por que o povo tem que viajar assando nos coletivos?

  12. Avatar

    La vem golpe !!!!

Untitled Document