Orçamento Participativo de Volta Redonda recebe reconhecimento internacional

by Diário do Vale

Moradores do Vila Rica/Três Poços tratam da regularização da escritura de seus imóveis
(Foto: Geraldo Gonçalves – Secom PMVR)

Volta Redonda – O Orçamento Participativo de Volta Redonda (OP-VR) foi reconhecido pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) e citado pela página e website da rede nesta terça-feira, dia 28. Em 2019, o OP de Volta Redonda ficou entre os dez finalistas para receber o “Prêmio de Boas Práticas em Participação Cidadã”, organizado pela rede, e obteve votos de governos de diferentes localidades do mundo.

O prefeito do município, Samuca Silva, afirmou que é um marco para Volta Redonda ter a metodologia do Orçamento Participativo reconhecida por uma das principais organizações que tratam de democracia participativa no mundo. “O destaque mostra o compromisso contínuo da gestão com o diálogo com a população, a eficiência e a transparência nos atos da administração municipal”, salientou.

O OIDP é uma rede internacional aberta a todas as cidades e organizações com interesse em conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local. Desde 2001, a rede realiza anualmente uma conferência internacional para discutir e refletir sobre o estado da democracia participativa no mundo. A conferência reúne políticos, técnicos, acadêmicos e ativistas.

No website da rede, é possível consultar a íntegra da prática adotada em Volta Redonda, com destaque ao seu objetivo, que é o de reduzir as desigualdades políticas e urbanas em nível local. O texto completo da experiência pode ser acessado em https://oidp.net/pt/ na opção “Estudos de Caso”.

 

Prefeitura faz vistorias do ‘Escritura Fácil’ no bairro Vila Rica/Três Poços

 

O programa ‘Escritura Fácil’ está realizando vistorias no bairro Vila Rica/Três Poços. Só na Quadra C do bairro, mais de 200 famílias já foram atendidas. As vistorias estão acontecendo com equipes que contam com arquiteto, engenheiro civil e assistente social. Todo trabalho está sendo feito com base nas informações passadas pelos interessados durante a primeira fase do projeto. As equipes do programa já vistoriaram imóveis nos bairros Santo Agostinho e Santa Cruz.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o programa está realizando o sonho de muitas famílias de regularizar seus imóveis. “O programa está tendo um ótimo retorno. A população está aderindo e recebendo as equipes muito bem. São milhares de famílias beneficiadas”, afirmou.

“O ‘Escritura Fácil é o maior programa de regularização fundiária de Volta Redonda. E através dessa equipe, que é muito dedicada, nosso governo deseja atingir todos os bairros. Estamos fazendo um trabalho interno de aprovação dos loteamentos e trabalho de rua com dedicação total para que ainda em 2020 possamos entregar a documentação”, contou o diretor do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda), Ronie Oliveira.

Bruno Pereira da Costa mora no Vila Rica/Três Poços há mais de 10 anos e contou que já estava pensando em fazer a regularização do imóvel e aproveitou a oportunidade. Já para a moradora Luana da Silva Ramos, que estava ajudando a mãe, essa é uma oportunidade única e a garantia do futuro deles. “É herança que os meus pais vão deixar para mim e meu irmão. Estamos muito felizes pela oportunidade”, comentou Luana.

O programa continua funcionando no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, e já atendeu mais de 3,6 mil famílias. Os moradores que receberem a notificação devem comparecer ao Acesso Azul do estádio, das 8h às 13h, com a documentação de identificação (identidade e CPF) e referentes ao imóvel, como comprovante de residência (preferência por conta do Saae-VR) e comprovante de renda. E, aqueles que já receberam o cadastro, em breve, receberão a visita de pesquisa para a continuidade do processo da entrega de títulos.

A Certidão de Regularização Fundiária será entregue ao proprietário após equipe da prefeitura vistoriar o imóvel e confirmar os dados de posse. Em seguida, o proprietário deve entrar em contato com profissionais da área de arquitetura e engenharia para produção da planta do imóvel – serviço que será disponibilizado pela prefeitura para famílias com renda até R$ 1,8 mil.

Você também pode gostar

2 comments

Gabriel 30 de janeiro de 2020, 07:46h - 07:46

O atrasa Volta Redonda é o “estrago” do RJ.

Ricardo Malesch 30 de janeiro de 2020, 07:07h - 07:07

Jajá chega o paspalho VAI VENDO dizendo que não significa nada, ou que o órgão é isso ou aquilo

Eu, que não torço contra a cidade que vivo, prefiro parabenizar os envolvidos na questão. Me apontem quando isso já havia acontecido em algum governo anterior ????????

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996