Pezão busca aprovação do Plano de Recuperação Fiscal

by Diário do Vale

Rio – O governador Luiz Fernando Pezão afirmou nesta semana que está otimista com a votação do Projeto de Lei que vai viabilizar o Plano de Recuperação Fiscal dos estados. Em Brasília desde terça-feira (21), Pezão se reuniu com deputados e avaliou que a perspectiva é positiva para aprovação das medidas.

– Estamos aguardando para ver se o projeto é votado na semana que vem. O presidente Rodrigo Maia disse que a próxima pauta é esse assunto. Eu já conversei com quase todos os líderes e fiz um apelo para que votem rápido. Acho que melhorou muito o clima para votar, acredito que estamos chegando a um consenso. Pedro Paulo e outros deputados estão conversando com o ministro Meirelles – disse Pezão.

O governador ressaltou ainda que, sem as contrapartidas, não há como o Rio de Janeiro receber ajuda do governo federal.

– Sem contrapartidas o Ministério da Fazenda não vai aceitar. Tanto é que a gente já enviou o projeto para a Assembleia Legislativa com as contrapartidas. Então, eu não vejo sem isso como o governo auxiliar os estados que estão em dificuldades, é um contrato de adesão. Vai aderir quem precisar. A lei é importantíssima não só para o estado do Rio, como para Minas, Rio Grande do Sul, e outros estados como Sergipe e Rio Grande do Norte. Agora, cada estado é que faz a sua adesão. Tem um plano a cumprir – afirmou.

Pezão salientou também a importância das mudanças na Previdência para o reequilíbrio fiscal dos estados. Ele afirmou ter sido surpreendido pela decisão do Governo Federal de excluir estados e municípios da reforma previdenciária, mas defendeu a autonomia federativa.

– Acho que cada estado vai fazer o seu dever de casa. Agora, há medidas que tem que passar pelo Congresso Nacional porque estão na Constituição, principalmente a idade mínima. Nós não podemos legislar sobre essa questão. Mas eu não vejo como ruim passar para cada estado a responsabilidade de tomar suas medidas. Eu acho que, cada vez mais, a autonomia federativa deveria funcionar para tudo, até para impostos, para leis penais. Quanto mais autonomia aos estados e aos municípios, melhor.  É claro que essa decisão pegou a todos nós de surpresa, porque foi ontem à noite. Vamos ver qual é o texto que vai ser enviado para o Congresso Nacional – destacou.

O governador lembrou que o déficit da Previdência é, hoje, um desafio a ser superado pela totalidade dos estados brasileiros.

– A Previdência, hoje, é uma dificuldade para os 27 estados. Os sistemas de previdência tem que se equilibrar. No estado do Rio, hoje, temos que escolher entre pagar ativos e inativos e pensionistas. Todos os estados têm problemas sérios na previdência pública – observou.

Pezão também se reuniu com os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e do Piauí, Wellington Dias, para discutir os principais desafios dos estados e a pauta do próximo Fórum Permanente de Governadores, que será realizado no início de abril.

Fiscal: Pezão já decretou estado de calamidade financeira no Estado do Rio (Foto: Divulgação)

Fiscal: Pezão já decretou estado de calamidade financeira no Estado do Rio (Foto: Divulgação)

You may also like

9 comments

Gozador 27 de março de 2017, 16:36h - 16:36

kkkkkkkkkkkkkkkkk cidade polo kkkkkkkkkkkkkk Como cidade polo kkkkkkkkkkkkk até um mané vindo la da pqp do Qatar kkkkkkkkk enganou esses otários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Alias ultimamente ta ficando igual aquelas favela do Rio. Não passa um dia sem ter noticia que mataram alguém. Cidade polo um escambau. Cidade dos zoiudos. Zoi tão grande eque tomaram no … com o chanceler do Qatar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ANDRÉ LUIS 27 de março de 2017, 13:35h - 13:35

Quem poderia imaginar que Pezão, seria o pior governador do nosso Estado nesses século.

SOFREDOR 26 de março de 2017, 01:01h - 01:01

PEZÃO PEZÃO PEZÃO
PLIM PLIM.

Joaquim 25 de março de 2017, 18:00h - 18:00

Ta acabando o reinado do Sr. Pezão. se não sair agora ano que vem acaba sua carreira política. O povo do Rio não merece um governador desses.

Cantinflas 25 de março de 2017, 15:52h - 15:52

Deveria estar PRESO também !!!

Maniac 25 de março de 2017, 15:30h - 15:30

Se o governador conseguir um caminho que evite o completo ostracismo de nosso estado e o desmantelamento de todo o seu ordenamento estrutural, terá deixado sua marca de administrador. Com relação a possíveis relacionamentos políticos espúrios, isso faz parte do jogo eleitoral que reina no país, o que no máximo o iguala aos demais mandatários. A substância da moral política é a hipocrisia! Atire a primeira pedra… o mais é conversa fiada.

Estudante 27 de março de 2017, 16:27h - 16:27

Idiotice! Tudo farinha do mesmo saco. Estamos no Brasil, ou esqueceu?Esse merda assim como os outros cavou a cova do Estado do Rio, Mas o estado ainda não morreu. Mas esse fdp vai chegar a hora de ele cair dentro da própria cova que esta cavando. Eleições vem aí. O povo esta de olho!

Morador de BM 25 de março de 2017, 13:02h - 13:02

E a Receita Estadual em Barra Mansa , quando voltará ?
2018 como cara de pau que é , estará aqui pedindo votos e o barramansense
dará a resposta para voce e os outros que nada fazem pela cidade.
Não é mesmo Paulo Melo, Albertassi, Ana Rechuan entre outros.

Cantinflas 25 de março de 2017, 16:22h - 16:22

A Receita Estadual tem sim que se mudar para Volta Redonda por esta ser a cidade polo e mais importante da região. Só esta em Barra Mansa pela velhice mesmo, pois na lógica é claro que teria que se estabelecer na maior e mais estruturada cidade de cada região.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996