segunda-feira, 3 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Pezão defende educação contra violência

Pezão defende educação contra violência

Matéria publicada em 22 de maio de 2015, 20:20 horas

 


Governador afirmou que, independente de concordar ou não com Brizola, Cieps teriam mudado cenário atual

pezao site

Volta Redonda –  Ao inaugurar a nova biblioteca municipal de Volta Redonda ontem, depois de inaugurar uma cabine da PM conectada a um sistema de monitoramento composto por 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos, no bairro Santo Agostinho, na mesma cidade, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse que investimentos em cultura e educação são a melhor forma de combater a violência no longo prazo.

— Gostando ou não do Brizola (ex-governador do Estado do Rio na década de 1980, que construiu os Cieps, escolas em tempo integral preparadas para dar formação profissionalizante), temos que concordar com a análise que ele fez há tanto tempo. Se tivéssemos apostado nos Cieps, não estaríamos prendendo tanta gente hoje. É melhor construir escolas do que prisões e casas de abrigo — disse o governador, que afirmou também estar chocado com a onda de violência que atinge a capital do Estado do Rio.

Pezão afirmou que teve uma semana difícil, e que cada ato de violência, seja a morte de um médico que tem a bicicleta roubada, seja uma bala perdida, “tira um pedaço” dele. O governador afirmou também que esses casos não são estatísticas: “São pessoas, são vidas”, disse ele.

 A biblioteca

A obra da Biblioteca Municipal Raul de Leoni foi realizada com recursos do programa Somando Forças, da Secretaria de Estado de Obras. O espaço para leitura infantil foi ampliado. O novo projeto também oferece à população sala de informática (com 25 computadores para pesquisa e livre acesso à internet), setor de jornais e revistas, um novo acervo de livros, auditório para 140 pessoas, cinco salas de estudos e um café. As salas de estudos têm paredes de vidro, que promovem isolamento acústico. Todos os ambientes são adaptados para pessoas com deficiências.

A reforma da biblioteca é parte de um convênio assinado pelo estado com o município. A outra parte do convênio, já concluída, compreendeu a terraplanagem de terreno de 280 mil metros quadrados, no Bairro Roma II, para a construção de um condomínio empresarial, visando à instalação de novas empresas, e a construção do Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, além de um Centro de Atendimento Integral ao Menor.

 Combate ao crime

Além de defender a aposta na educação e na cultura, o governador defendeu também a adoção de medidas mais duras de combate ao crime. Ele afirmou que conversou com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público, o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa, que é importante que se discutam “as nossas leis”.

Ele afirmou que a polícia está fazendo o seu trabalho e que o Estado usou tecnologia e informações:

— Houve uma monitoramento da região da Lagoa, e por isso, conseguimos chegar ao autor do crime. Um garoto que já passou 15 vezes pelo sistema. A polícia tem prendido 60 a 80 menores que entraram para porta da frente da delegacia e saíram pela outra. Por isso, temos que tipificar, combater esses crimes. Infelizmente, não dá para termos um traficante como o “Claudinho da Mineira” que toma 60 anos de condenação, sendo liberado para passar o Natal com a família e esses traficantes saírem da cadeia e fazerem esse terror que estão fazendo — disse Pezão.

 Cabine com monitoramento

Um novo equipamento de segurança de Volta Redonda foi inaugurado ontem por Pezão. Uma cabine de segurança da PM passará a funcionar no bairro Santo Agostinho, conectada a um sistema de monitoramento composto por 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos, auxiliando no patrulhamento da cidade. Todas as câmeras transmitem imagens, em tempo real, para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que reúne, em um mesmo local, representantes de todas as forças da segurança pública. Atualmente, a cidade é vigiada por 140 câmeras de segurança.

— A cabine é uma importante aliada na redução dos índices de criminalidade na região. O equipamento foi instalado na via principal do bairro Santo Agostinho, uma área estratégica, com grande concentração de comércio — explica o comandante do 28º BPM (Volta Redonda), tenente-coronel Luiz Cláudio Regis.

Queda na criminalidade

Volta Redonda vem registrando queda nos indicadores de violência, desde o segundo semestre do ano passado, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). Houve redução em todos os tipos de crime, na área abrangida pela 93ªDP, na comparação entre os dois primeiros meses de 2014 e 2015. A redução alcançada no período foi bastante significativa: 66% em roubos de veículos; 23,73% em letalidade violenta; e 9,01% em roubos de rua.

A cabine de segurança, assim como o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, é uma parceria do Governo do Rio com a Prefeitura de Volta Redonda.

 Governador vai à Justiça contra anexação da Califórnia a Volta Redonda

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) disse ontem que vai à Justiça para questionar a lei – que havia sido vetada por ele – que anexou o distrito da Califórnia a Volta Redonda. Depois que os deputados estaduais derrubaram o veto do governador, a lei foi promulgada e está valendo até decisão em contrário do poder judiciário.

O autor do projeto da lei que permite a anexação da Califórnia a Volta Redonda, deputado estadual Edson Albertassi (PMDB), afirmou que Pezão está recorrendo à Justiça porque isso é uma obrigação do governo.

— Ele não está fazendo isso (ir à Justiça) como morador da região. É a obrigação dele como governador — afirmou.

Albertassi também disse que, no momento, o distrito pertence a Volta Redonda e acredita que vai continuar assim, pois o texto do projeto de lei aprovado pela Alerj que permitiu a anexação foi discutido também com relação à questão jurídica.

— A lei foi promulgada e está valendo. Lutei durante cinco anos na Alerj para conseguir isso e hoje a Califórnia pertence a Volta Redonda. Agora, a questão é jurídica, mas estou tranquilo com relação a isso — disse o parlamentar, que também destacou que o prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, assumiu um compromisso público com os moradores da Califórnia de não interferir no caso.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

19 comentários

  1. Avatar

    Deus te ilumine pezão

  2. Avatar

    Educação apenas muda um país em 50,80 anos. O problema do Brasil é imediato. Pena de morte, legalizar o aborto para que os cracudos não se reproduzam, redução maioridade penal e o encarceiramento dos pais que os filhos cometerem crimes hediondos. Exercito nas fronteiras, blitz nas estradas e adotar estado de guerra civil contra a violência

  3. Avatar

    Faz um péssimo governo. A violência na capital voltou com a corda toda e a nível de menores e facadas. Bem feito ! Pois ele apoiou Dilma e a corja do PT que saqueou o país o afundando numa crise sem precedentes.

  4. Avatar

    Decepção! Tiram recursos da educação e enfiam cada dia mais recursos em segurança, comprando e alugando um mundo de viaturas e cada vez mais policiais armados, que na prática só resulta em insegurança medo acharque… boa parte desses homens da segurança não estão nem ai para a segurança do cidadão, fazem á maior vista grossa ao trafico nas periferias das cidades. Traficantes mandam e desmandam em seus redutos, tudo bem abaixo do nariz dos policiais. E ouvir de um senhor que governa nosso estado com um grupo politico que esta no poder por mais de oito anos… que Brizola tinha razão! Só agora que percebeu que o grupo a qual faz parte e governa nosso estado há tantos anos, nada fez pela educação? Viva Brizola… Vida Darci Ribeiro EDUCAÇÃO É TUDO GOVERNADOR!! O cidadão não tem em quem votar e nem o porque votar!!! Pelo menos tente fazer a diferença governador. Ou não valerá mais a pena votar!

  5. Avatar

    É engraçado ele falar que o deveriam ter apostado no CIEP, sendo que as ETES´s com ensino integrado está tendo corte em alimentação(estudar o dia inteiro com alimentação reduzida?), faltando professores, cursos da FAETEC com turmas em curso sendo arbitrariamente cancelados….claro o governador não sabe disso .

  6. Avatar

    a california pede socorro pois o trafico de drogas dominou aquela regiao,falta educaçao melhor , falta mais investimentos , campanhas de combate as drogas , porque ali é o ninho do trafico de drogas .

    • Avatar

      AMIGO O PROBLEMA DA DROGA INFELZMENTE JA ERA,PASSA A OBSERVA OS COMPRADORES DE DROGA E VC VAI VER QUE PROBLEMA HOJE EM DIA NAO E O TRAFICANTE E SIM OS USUARIOS,QUE CHEGAM NAS BOCA PRA COMPRAREM DIA E NOITE,DO JOVEM AO VELHO,POBRE E RICO,E UMA QUANTIDADE IMENSA DE MULHERES USANDO COCAINA,DA MAIS NOVINHA AS MAIS VELHA E A JUSTIÇA NAO PODE FAZER NADA PORQUE SAO ENQUADRADDOS COMO USUARIOS,SE FOSSEMOS UM PAIS SERIO A JUSTIÇA PODERIA COBRAR MULTA DOS USUARIOS QUANDO FOSSEM PEGO USANDO DRODA,PORQUE ACABAR INFELZMENTE NAO ACABA MAIS!!!!!!!

    • Avatar

      E olha que ali tem um DPO pra não deixar que isso aconteça.

  7. Avatar
    Professor Sérgio

    Falar é muito fácil e fazer continua sendo difícil, né Governador. Sou professor da Rede Estadual e sei como está o estado das salas de aula, que não tem manutenção; os banheiros com pouca qualidade na estrutura e na higiene: bibliotecas? Brincadeira. Iniciamos o ano letivo sem dinheiro até para a merenda escolar. A empresa terceirizada para a limpeza da escola ficou sem receber e seus funcionários se retiraram, ficando para nós, alunos e professores, a incumbência de darmos um “trato” na sala de aula antes de iniciarmos nosso trabalho. Sem falar do salário.
    Realmente fazer é bem difícil.

    • Avatar

      De fato a situação da rede estadual de educação está insustentável. Numa das escolas em que trabalho temos que levar folhas e contribuir com a tinta até para a impressão de provas! Os aparelhos de ar condicionado serão recolhidos por contenção de despesas; não chegaram livros didáticos para os alunos e não há na escola o suficiente de livros para várias matérias. Faltam muitos recursos e assim fica muito difícil conseguir realizar um trabalho decente; como conseguir despertar algum interesse em alunos que já chegam sem apresentar a menor vontade de estudar?

  8. Avatar

    A população de VR deveria ter sido consultada sobre a anexação da Califórnia. Mas, como nosso (população) papel principal é só o de pagadores de impostos, os políticos fazem a festa.

    Quanto a reinauguração da biblioteca da Vila Santa Cecília, temos agora menos um ítem na lista das obras misteriosas de nossa cidade, a saber :

    1. Rodovia do Contorno (ou seria do Transtorno?);
    2. Agência dos correios e
    3. Biblioteca Municipal (agora, fora da lista).

    Ainda sobre a biblioteca. Alô departamento de parques e jardins (se ainda existir): Algumas árvores plantadas na calçada da biblioteca não “pegaram” e precisam ser substituídas. Será que alguém nesse órgão se preocupa com esse tipo de coisa ou é só plantar e virar as costas ?

    E sobre a escola de tempo integral……Há muito ou desde sempre, o tema educação é apenas e quase sempre palanque em nosso pobre e triste país.

  9. Avatar

    O prefeito de Barra não vai recorrer da anexação da Califórnia. Deve ser porque está doido para empurrar o “abacaxi” para V. Redonda, que agora está sem dinheiro para socorrer o “filho” que o vizinho não pode sustentar. Mas o pior é saber que isso está acontecendo sem consulta aos eleitores volta redondenses. Vamos sempre lembrar disso, deputado.

  10. Avatar

    o combate ao crime tem que ser divido em etapas: educação (longo prazo resultados vão aparecer em 20-40 anos); revisão do código penal que é arcaico (médio prazo com a inclusão da pena de morte para os crimes hediondos e tráfico); curto prazo legalização do ABORTO que daria condição a famílias desestruturadas emocionalmente a não colocarem filhos no mundo que crescerão sem nenhum afeto ou mesmo o básico de educação se tornando semente do mal; curtíssimo prazo (redução da maioridade penal para 16 anos e aparelhagem e salários compatíveis ao risco que os policiais sofrem no dia a dia para protegerem a sociedade. Os casos de roubos com facadas no RJ o perfil é menor de idade usuário de droga morador de rua associado a um interceptador na comunidade que troca a bicicleta ou o cordão por mais droga.

  11. Avatar
    SALVE PEZÃO, SALVE NETO, SALVE DILMA....

    Salve o Governador PEZÃO, Salve o Prefeito NETO, Salve a Presidente DILMA, Salve o Deputado Albertassi e vereadora Tereza… Estamos bem servidos de Políticos neste País… Nós os elegemos…..

    • Avatar

      Nós não! Eu não incluo nisto. Geralmente quem joga a culpa no povo são os assessores, cargos comissionados e RPAs para se livrarem da culpa de serem os únicos corruptos. Se Vc é um deles, quanto está ganhando para falar isso?

      Foram os eleitores e simpatizantes do PT, PMDB e outros partidos a eles coligados que os elegeram.

      Não joguem a culpa de alguns eleitores corruptos no POVO , nos POLITICOS e nem no MEU BRasil.

    • Avatar

      Deixe de ser idiota e tapado !

    • Avatar

      A culpa de tudo isso não é dos políticos. A culpa maiotrsão de pessoas que se vendem por migalhas de gratificação.Os políticos riem desses idiotas.

  12. Avatar

    Tá bom… Eu acredito em tudo que o Pé grande falou…. Acredito nas estatísticas também.. A criminalidade em VR diminuiu…. Que beleeeeeeeza….. Só estranhei dele não ter dito nada sobre a rodovia do Contorno. Será porque não é época de eleição????? Pode ser…..

  13. Avatar

    Cinco anos reformando um prédio e ninguém fala do Memorial Getúlio Vargas? Sumiu? Já não chega a estátua do criador da Usina da CSN na Praça Brasil, que está escondida atrás da Toca do Coelho? Será q

Untitled Document