quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Pezão e Rechuan inauguram sede e espaço turístico em Pedra Selada

Pezão e Rechuan inauguram sede e espaço turístico em Pedra Selada

Matéria publicada em 14 de junho de 2015, 19:23 horas

 


Instalações reforçam ecoturismo em Visconde de Mauá e ajudam a consolidar a preservação ambiental

2015-06-13 Inauguracao Espaco Turismo e sede PEPS1 (3)

Cumprimento: Pezão e Rechuan apertam as mãos em Pedra Selada

Resende – O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguraram neste sábado (13) o Espaço de Turismo e Meio Ambiente e a sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), em Visconde de Mauá, distrito de Resende, no Médio Paraíba. Com área de exposições, informações turísticas e auditório, o espaço vai abrigar eventos artísticos, culturais e educativos, em mais uma iniciativa do governo estadual para consolidar a preservação ambiental e o turismo na região.
O governador Luiz Fernando Pezão, que se emocionou com a apresentação do Coral Juvenil do projeto Música nas Escolas no novo auditório, destacou a importância da construção da Estrada-Parque para Visconde de Mauá, uma obra que, apesar das contestações, seguiu todos os aspectos da preservação ambiental em sua execução, incluindo passagens para animais silvestres.
– Esta obra foi um aprendizado para outras obras, como a Estrada-Parque Paraty-Cunha, que devemos entregar até o final do ano. Em Mauá tivemos um somatório de parcerias, que resultou em várias realizações, como este Espaço, que faz jus à simplicidade e à importância de Mauá, um lugar que gosto muito e que frequento várias vezes por ano – disse o governador, que anunciou também para julho o início das obras urbanização da comunidade do Lote 10.
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou que o desafio do estado, que já apresenta o menor índice de desmatamento da Mata Atlântica no país, é o de promover o desmatamento zero e restaurar a cobertura vegetal em áreas degradadas. Para alcançar esse objetivo, segundo ele, o investimento em unidades de conservação é fundamental para que os parques não fiquem apenas no papel.
– Além dos investimentos próprios, queremos também trazer novos modelos de gestão, como a parceria público-privada. O Poder Público não consegue chegar a todos os lugares e é necessária a participação de toda a sociedade na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável – declarou.
De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marco Aurélio Porto, a inauguração atende a um pedido do governador logo que assumiu o cargo, no início do ano, assim como a licença ambiental para a estrada Maringá-Maromba, concedida há cerca de um mês.
– No segundo semestre teremos mais duas inaugurações de sedes, a do Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba, e a do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença – revelou o presidente do Inea.
O secretário estadual de Turismo, Nilo Félix, que destacou a importância da parceria entre os órgãos estaduais e municipais para o funcionamento do Espaço de Turismo, informou que Mauá terá uma nova folheteria destacando as atrações da região. Já o coordenador do Prodetur, Vicente Loureiro, ressaltou que a iniciativa é um exemplo de gestão compartilhada e de foco na sustentabilidade, dada a sua importância tanto para a o turismo regional como para a preservação ambiental.
Para o prefeito de Resende, José Rechuan Junior, que cedeu o terreno para a construção do Espaço, a Estrada-Parque (trecho da RJ 163 entre Capelinha e Visconde de Mauá) é importante para o desenvolvimento do ecoturismo em Mauá, e é um exemplo das realizações que o governo estadual vem promovendo. “O que vem sendo feito em Visconde de Mauá é um grande exemplo, não somente para esta região, mas para todo o Brasil”, afirmou.
Com área de 990 metros quadrados, o Espaço de Turismo e Meio Ambiente custou R$ 3,5 milhões, recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), coordenado pela Secretaria de Estado de Obras. A obra incluiu a urbanização do entorno, formado pela Rua Presidente Wenceslau Braz e diversas alamedas.
O novo centro cultural e ambiental está sendo comemorada pela comunidade, como é o caso do morador Albano Paz, da Associação Pé na Trilha. Após um curso de seis meses, promovido pela Prefeitura, ele está atuando como voluntário em ações de educação ambiental, como a limpeza de trilhas e acompanhamento de visitações de estudantes da região. “Estas atividades fazem com que a comunidade conheça melhor e valorize as trilhas e atrações de Mauá”, disse Albano.
A solenidade também contou com as presenças do secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto Júnior; do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo; do administrador do Parque Estadual da Pedra Selada, Rodrigo Rodrigues, além de deputados, prefeitos e secretários municipais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Esta foto da matéria é em Visconde de Mauá.
    Não é Pedra Selada , a igreja é parecida.

  2. Avatar

    Amigos, desculpa a franqueza, mas prioridade desses caras é só ganhar eleições. Pronto! Falei!

  3. Avatar

    Concordo plenamente com o João Ribeiro. Realmente é preciso definir prioridades. Uma das prioridades seria melhorar a estrada RJ 161, ligando a Vargem grande a Bagagem (serra do EME) QUE O GOVERNADOR EM CAMPANHA PROMETEU ASFALTAR. Aquilo está horrível. Carro quebrado todo dia. Nem manutenção fazem mais.

  4. Avatar

    Não que não deva fazer, mas deveria haver prioridades.
    Pois no estado todo pessoas de bem estão sendo picotadas na faca e em Resende o que mais há é arrombamento de residências, assaltos a transeuntes, ruas cheias de crateras e obras paradas por toda a cidade.
    Pezão e Rechuan, ter prioridades faz bem.
    Pensem no futuro, ou vocês acham que nunca mais vão precisar de votos?

Untitled Document