domingo, 19 de setembro de 2021 - 01:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Pezão recebe relatório sobre acessibilidade para as Olimpíadas

Pezão recebe relatório sobre acessibilidade para as Olimpíadas

Matéria publicada em 4 de dezembro de 2015, 21:24 horas

 


Rio –  Um levantamento dos problemas de acessibilidade nas principais regiões do município do Rio de Janeiro, e no transporte público da cidade, foi entregue nesta sexta-feira (04) ao governador Luiz Fernando Pezão. O relatório “Acessibilidade nos pontos turísticos, nos sistemas de transporte e instalações esportivas do Rio de Janeiro” foi redigido pela equipe da deputada Tania Rodrigues (PDT), vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O documento, entregue pela deputada, contém sugestões de adequação para pessoas com mobilidade reduzida nas rotas de acesso da cidade, nos pontos turísticos, como Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, e nas arenas esportivas utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O objetivo do relatório é expandir o perímetro de acessibilidade previsto nos projetos da Riotur para os megaeventos.

Para o governador, a cidade do Rio está avançando na adaptação de edifícios e instalações esportivas, e conta com o apoio da Prefeitura para realizar as obras de infraestrutura. “Estamos atuando com o prefeito Eduardo Paes para melhorar o acesso aos complexos esportivos, e o trabalho da deputada Tania Rodrigues mostra as dificuldades em alguns espaços que devemos corrigir para as Olimpíadas”, afirmou.

A deputada Tania Rodrigues lembrou que o levantamento foi solicitado pelo próprio Governo do Estado, e considera que a preparação para as Olimpíadas é o momento propício para deixar uma legado para as pessoas com deficiência no município: “Nosso desejo é que, com todas as intervenções feitas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, possamos ter nosso direito constitucional de ir e vir garantido”. Em conversa com o Governador, a parlamentar cobrou que as próximas obras do estado sejam planejadas pensando no conceito de acessibilidade, como calçadas largas e mais sinalizações sonoras. “As obras, como rampas e algumas rotas mais acessíveis, são pequenas e temos condições de fazê-las”, disse Pezão.

Presente no evento, o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, saudou os atletas paralímpicos e destacou a relevância dos Jogos para conscientizar os responsáveis pelas reformas urbanas: “Acho que as Paralimpíadas serão um marco para que a população brasileira enxergue a acessibilidade como condição sine qua non para termos bons empreendimentos. Os governos e as empresas são cada vez mais cobrados em relação a isso”.

A entrega aconteceu durante a recepção, no Palácio Guanabara, dos atletas que participaram da edição deste ano das Paralimpíadas Escolares, em Natal (RN), competição que reúne estudantes com deficiência de escolas públicas e privadas de todo o país. Os esportistas alcançaram o segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas do estado de São Paulo.

Na última quarta-feira (02), a deputada Tania Rodrigues também entregou uma cópia do relatório ao secretário-executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura, Pedro Paulo Carvalho. A deputada também marcará um encontro com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para discutir as propostas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document