Pinheiral
Produtores rurais do Sul Fluminense ganharam mais um apoio para alavancar o setor. O governo do estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e a Prefeitura de Pinheiral, inauguraram, na semana passada, o Posto Municipal de Defesa Agropecuária. O objetivo da unidade é agilizar a emissão de GTA (Guia de Transporte Animal), além de fazer a prevenção, controle, erradicação de doenças e pragas em animais e vegetais.
A inauguração marcou ainda o lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa, que vai imunizar animais com até 24 meses de idade. A vacinação deverá imunizar pelo menos 900 mil, dos 2 milhões de animais existentes em todo o Estado do Rio. Detalhe: a doença não é registrada no Estado há mais de 17 anos.
O subsecretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Nelsinho Gonçalves, presente a inauguração, falou da importância de mais este investimento para a região. Ele lembrou que com o funcionamento do posto os produtores não precisarão mais se deslocar para outros municípios para atualizar o Cadastro referente a GTA.
– Este é mais um olhar do governo do estado visando facilitar o dia a dia de trabalho do homem do campo – enfatizou o subsecretário, convidando os produtores a aderirem a campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A inauguração contou ainda com a presença da vice-prefeita Patrícia Rivello, do Superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, do secretário municipal de Agricultura, Marlon Sarubi, e de cerca de 70 produtores rurais. A unidade passa a funcionar na área rural do município, anexa à Escola Municipal Miguel Barbosa, estrada da Amizade, Mutirão da Paz, Km 2.
– A criação do Posto Avançado tem a proposta de aproximar a secretaria e o produtor rural, fazendo com que ele legalize-se, já que muitos não têm essa prática. Então, agora vamos ter o conhecimento do que ele faz, da compra e venda do gado – concluiu o secretário de Agricultura de Pinheiral, Marlon Sarubi.