quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Pré-candidaturas, alianças e trocas de partido agitam bastidores políticos

Pré-candidaturas, alianças e trocas de partido agitam bastidores políticos

Matéria publicada em 15 de setembro de 2019, 07:03 horas

 


 

Corrida ao Palácio 17 de Julho começa a ganhar contornos para 2020-Foto: Pollyanna Moura

Volta Redonda- As movimentações políticas em preparação Às eleições de 2020 foram intensas em Volta Redonda nos últimos meses. Entre mudanças de partido, pré-candidaturas ventiladas e assumidas e alianças anunciadas, a população começa a conhecer o cenário para o pleito que definirá o prefeito e a Câmara Municipal no maior colégio eleitoral do Sul Fluminense. Na eleição majoritária, pelo menos seis nomes estão sendo cogitados para estar no páreo.

O atual prefeito Samuca Silva se movimenta para buscar a reeleição e foi para o PSDB, tendo como padrinho da mudança o governador de São Paulo João Dória. Depois de assumir a Secretaria-Geral do partido no estado, Samuca costurou um leque de alianças poucas vezes visto na política municipal. Em uma tacada só, o prefeito trouxe para seu lado três ex-adversários que enfrentou na eleição de 2016: Nelson Gonçalves, Rogério Loureiro e América Tereza. O trio assumiu postos chaves no governo municipal, que já tinha em seus quadros Paulo Baltazar, com quem Samuca disputou o segundo turno antes de assumir a prefeitura.

Ainda que não tenha manifestado publicamente a vontade de concorrer em 2020, o deputado federal Antônio Furtado teve o nome colocado “no bolo” pelo comando nacional do seu partido, o PSL. Em uma lista divulgada pelo partido com possíveis pré-candidatos a prefeituras de cidades do estado do Rio, constava o nome do delegado de Polícia Civil para concorrer em Volta Redonda. Além disso, Furtado também é o nome preferido para concorrer ao Palácio 17 de Julho entre alguns dos principais aliados do governador Wilson Witzel no Sul Fluminense. O deputado também concentra apoio dos movimentos de direita que apoiaram a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.

Em outro campo político, mais à esquerda, o Partido dos Trabalhadores fez uma eleição interna, que acabou em consenso para que a ex-deputada e ex-vice-prefeita Cida Diogo reassumisse o comando da legenda. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, Cida ressaltou que o partido deverá ter um candidato à prefeitura no ano que vem e colocou o próprio nome como possível concorrente. Cida destacou que aposta em um desgaste natural do bloco político do presidente da República para que o PT possa ganhar novo fôlego.

Dois ex-vereadores também já disseram que podem abandonar a Câmara e concorrer a prefeitura no ano que vem. Washington Granato está em conversas adiantadas para ingressar no Solidariedade e afirmou a aliados próximos que estuda a disputa majoritária. Neste caso, pode recorrer a uma prática que usou no passado – quando também foi candidato a prefeito – e lançar o irmão, Júnior Granato, a vereador. O também vereador Sydney Dinho está no Patriotas e não deve mudar de partido, mas é outro que já demonstrou interesse em ser candidato a prefeito. Os rumores ganharam mais força recentemente, quando Dinho teve um encontro com Antônio Furtado. No entanto, ambos negaram ter falado sobre eleições. Além disso, neste sábado foi a vez do ex-prefeito Antônio Francisco Neto se filiar ao DEM e confirmar sua pré-candidatura.

Outro ponto que está ajudando a esquentar o clima nos bastidores da política local é a já tradicional montagem das nominatas de vereadores pelos partidos. Com as novas regras eleitorais em vigor, que encerraram as coligações, a corrida para fechar a chapa na corrida proporcional para a Câmara Municipal tem acirrado o clima na Casa. As sessões, que acontecem às segundas, terças e quintas-feiras estão cada vez mais “quentes”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    Os vereadores Dinho e Granato parece que já esqueceram que autorizaram o Samuca a endividar mais ainda a cidade. O prefeito sem noção pediu para fazer empréstimo porque não tinha mais dinheiro para investir. Nos próximos 10 anos continuaremos não tendo dinheiro para investir e ainda teremos os 80 milhões para pagar SÓ O PRINCIPAL. Se contar os juros serão muito mais.

    Será que esses vereadores terão a cara de pau para pedir o seu voto?

  2. Avatar

    Neto NUNCA MAIS. DEUS NOS LIVRE. UMA PERGUNTA: QUANDO A PESSOA ESTÁ INELEGÍVEL PODE SE CANDIDATAR?????

  3. Avatar

    Quem entende mesmo de politica sabe quanto Samuca mudou Volta Redonda para melhor. A cidade está viva, pulsante em plena crise nacional. Coisa que o governo anterior não fazia, Volta Redonda era uma mera cidade qualquer vendo suas vizinhas crescerem… FATO

  4. Avatar
    Francisco Alberto dos Santos

    Voto …no Neto

  5. Avatar

    Excelente projeto do Prefeito Samuca de esticar a Linha de ônibus elétrico 0800 da linha VilaXRetiro atá Rodoviária de Barra Mansa, dependendo apenas de autorização DETRO.

  6. Avatar

    Votei no Novo. e o Novo trouxe os velhos de volta.

  7. Avatar

    Por incrível que pareça voto no Neto tentei a diferença tentei votar na mudança mas não deu certo decepção e o que define VOLTA REDONDA, voto no Neto com certeza se entrar

  8. Avatar

    FALTOU DIZER SOBRE INTENÇÕES POLÍTICAS DE ZOINHO e GOTARDO .

  9. Avatar

    E tirar essa turma do bla bla você chega em certa secretaria está cheia e o povo só no celular um jogo de empurra fará esses corgos que o bla bla criou sub secretário e chefe de gabinete e muito ganhando à toa e muitos os colegas fez o cantratameto deles e me vai ao serviço e vamos tomar cuidado com o velha política Nelson e filho Baltazar tereza e Rogério e vereadores com os compromissos e jogo é bom tem que tirar uma turma que ganha bem enquanto o funcionários público com o salário baixo ser aumento e muito sujeira na política é turma do samuca precisamos munda um pouco

  10. Avatar

    Que tristeza.Se você vota no novo para mudar ele é eleito e entra na panela.Ou seja não temos opção.Saudade dos Prefeitos nomeados de outrora.

  11. Avatar

    Se o Antônio Furtado for candidato, com certeza terá o meu voto!

    • Avatar

      A volta dos que não foram kkkk tudo farinha do mesmo saco kkkk Samuca entrou no saco kkkkkk

    • Avatar
      funicionáro público

      Cadê as mudanças que o prefeito tanto falava em suas campanhas? Onde está o PCCS? Tanto o atual prefeito dizia que: Dinheiro tem o que falta é gestão, e agora que ele é o prefeito porque não faz a gestão? Cadê o aumento dos nossos salários? é muita estorinha.

Untitled Document