Prefeita de Angra debate reajuste salarial com sindicato e vereadores

by Diário do Vale

Angra dos Reis

Com o intuito de chegar a um entendimento com os servidores públicos que estão em greve desde o dia 1º de abril, a Prefeitura de Angra dos Reis entregou, na manhã de hoje, um ofício com respostas às reivindicações feitas pela comissão dos servidores durante uma reunião com a prefeita Conceição Rabha (PT) e vereadores da base governamental. No documento, o governo se compromete, entre outros itens, com o pagamento dos dias descontados dos servidores que participaram da greve de 2014 e a fixação de nova data para a negociação do reajuste anual.

Além disso, Conceição convocou uma coletiva de imprensa para a manhã de amanhã, quando apresentará medidas que serão tomadas para contenção de despesas. Conceição aponta como principais causas da crise municipal, a perda de 52% da receita oriunda dos royalties do petróleo, bem como os gastos com o Hospital da Japuíba. Segundo a prefeitura, o município está arcando com 50% das despesas da unidade de saúde, porque a parcela de 25% que teria sido assumida pelo governo do estado não vem sendo repassada.

– Estamos trabalhando para readequar o organograma e isso nos leva a tomar medidas duras, como a extinção de cargos comissionados não ocupados e diversas demissões. Na situação orçamentária atual não podemos cometer a irresponsabilidade de fazer um reajuste na folha e não conseguir arcar com as despesas, pois não somos irresponsáveis para chegar a esse ponto. Mas saibam que todas as medidas que estamos tomando são legais e jamais trabalharíamos de forma diferente – explica a prefeita.

Embora o governo tenha exposto a crise econômica atual e os planos para aumentar a arrecadação própria, como ISS e IPTU, as Secretarias de Governo, Administração e Procuradoria, ainda trabalham no intuito de operar no reajuste salarial do funcionalismo público, de forma que não ultrapasse o limite de responsabilidade fiscal.

– Existe muita convergência entre o que a prefeitura tem em relação ao que o sindicato cobra. Acredito que iremos até um pouco além do que o Sindicato espera, não em termos de reajuste, mas em termos de corte para poder trazer a folha para um patamar melhor.

Estamos mantendo o espírito democrático, a prefeita não critica a greve, mas pede que zelem pelo bem público e permitam que os serviços ocorram – pontuou Jorge Acílio, secretário de Administração.

Ocupação mantida

No final da tarde de ontem, os grevistas realizaram uma assembleia e decidiram pela manutenção da greve e da ocupação dentro da prefeitura. Os grevistas ainda decidiram que amanhã irão realizar uma nova assembleia para avaliar as medidas para enfrentamento da crise econômica que a prefeita Conceição irá anunciar hoje, durante uma coletiva de imprensa.

Além da ocupação, os grevistas realizaram uma passeata durante a manhã de hoje. Eles chegaram a fechar o trânsito no trevo da Rodovia Rio-Santos, provocando um congestionamento. Em seguida, eles voltaram para a porta da prefeitura, onde estão acampados desde a manhã de segunda-feira (13).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996