quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - 11:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeito de Barra Mansa empossa conselheiros municipais

Prefeito de Barra Mansa empossa conselheiros municipais

Matéria publicada em 9 de abril de 2015, 20:04 horas

 


Barra Mansa  –

O prefeito Jonas Marins (PCdoB) e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cezar, empossaram no fim da tarde de ontem, os integrantes de quatro conselhos municipais ligados à assistência social. Foram eles: Assistência Social; Direitos da Pessoa Idosa; Direitos da Criança e do Adolescente; e Defesa das Pessoas com Deficiência. Os conselhos terão a mesma formação por dois anos (2015 – 2016). Participaram da posse os vereadores Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show (PRTB) e Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho (PSB).

Durante a cerimônia, Jonas falou sobre a importância dos conselhos para o desenvolvimento de políticas públicas sociais no município.

– Seria ótimo se todo político participasse de um conselho municipal antes de assumir um cargo, pois, dessa forma é mais fácil entender as necessidades da nossa cidade. Eu fui membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em uma época que não existia Conselho Tutelar ainda. O que percebo, atualmente, é que falta sensibilidade na política. Reduzir a maioridade penal, por exemplo, não é a solução – comentou o prefeito, que garantiu que quer estar ciente dos debates e espera que o conselho seja forte em sua estrutura.

A ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sueli Gabriel, falou em nome dos empossados. Ela salientou que os conselheiros precisam ter comprometimento com a gestão participativa preconizada pela Constituição Federal.

– A sociedade civil pode e deve desempenhar seu papel de agente construtor de sua história através dos conselhos municipais. As políticas públicas precisam ser reconhecidas como conquistas de direitos da população – disse, agradecendo a estrutura da Casa dos Conselhos. “A Casa dos Conselhos muito tem contribuído para a eficiência e eficácia das resolutivas a serem tomadas pelos conselhos. A sua estrutura deve ser exaltada como um diferencial de nosso município para com os conselhos de direitos”, afirmou.

Maria José disse que o olhar diferenciado do governo municipal sobre os conselhos é extremamente benéfico à população.

– É muito importante quando a sociedade civil e o governo municipal se unem em um único olhar. As políticas públicas sociais têm avançado em Barra Mansa e é resultado dessa união – pontuou a secretária.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Muito bom…é a participação popular, agora é preciso dar uma olhadinha para as politicas publicas de promoção da igualdade racial que estão sendo perdidas lamentavelmente… esquecidas e há um retrocesso ruim para a comunidade… Compir..Condedine????

Untitled Document