Prefeito e secretário de Saúde participam de 1ª Roda de Práticas IdeiaSUS

by Paulo Moreira
Prêmio: Ailton Marques (à esquerda) conquista prêmio de melhor planejamento local (Foto:PMPR)

Prêmio: Ailton Marques (à esquerda) conquista prêmio de melhor planejamento local
(Foto:PMPR)

Porto Real – “É uma experiência muito favorável para o município. Conhecer a assistência em saúde prestada em outras cidades é de fundamental importância para aprimorar a prestação de serviços”. Assim o prefeito Ailton Marques (PDT) definiu sua participação juntamente com o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, na 1ª Roda de Práticas IdeiaSUS: banco de práticas e soluções em saúde e ambiente. Com o objetivo de mobilizar o compartilhamento de práticas possíveis de serem replicadas entre gestores e profissionais das secretarias de saúde, o IdeiaSUS apresentou práticas desenvolvidas em seis cidades: Resende, Volta Redonda, Porto Real, Niterói, Três Rios e Silva Jardim. As práticas apresentadas no encontro envolveram educação permanente, processos de gestão e planejamento, até a melhoria de fluxos assistenciais visando a melhoria da integralidade do cuidado.

Reunidos em uma grande roda na Tenda da Ciência, na Fiocruz, cerca de 20 secretários municipais de saúde do Rio de Janeiro, além de outros profissionais das secretarias tiveram a oportunidade de conhecer melhor seis iniciativas que foram premiadas nas últimas edições do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Esse compartilhamento de ideias é de extrema relevância no desenvolvimento de ações estratégicas no que se refere a uma gestão eficiente em saúde. A oportunidade de ter contato com profissionais da ciência também é um diferencial para o aprimoramento das políticas públicas”, considerou o secretário de Saúde de Porto Real, Luiz Fernando Curty Jardim.

Apresentações da 1ª Roda de Práticas IdeiaSUS: banco de práticas e soluções em saúde e ambiente.

Além de Porto Real que apresentou o projeto premiado “Planejar é a fórmula do momento ímpar que estamos vivendo”, Resende, Volta Redonda; Niterói; Três Rios e Silva Jardim participaram. Outros integrantes do evento foram os projetos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e Movimento Down e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)

Melhor projeto

Porto Real foi escolhido para participar do IdeiaSUS devido ao prêmio conquistado na 14ª Mostra Aqui Tem SUS realizada em julho deste ano no XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. O município conquistou o prêmio como melhor projeto na categoria “Planejamento Local do SUS”. “Planejar é a fórmula do momento ímpar que estamos vivendo”, de autoria de Giane Gióia e coautoria de Vanila Azevedo conquistou o prêmio na Região Sudeste. Esse projeto e outros também premiados desde 2015 foram selecionados e formaram o IdeiaSUS, idealizado pela Fiocruz e pelo Conselho de Secretariais Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996