quarta-feira, 20 de outubro de 2021 - 07:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeito participa de entrega de certificados de Defesa Pessoal

Prefeito participa de entrega de certificados de Defesa Pessoal

Matéria publicada em 20 de março de 2016, 18:05 horas

 


prefeito

Defesa: José Arimathéa participou do encerramento do curso que preparou dez alunas
(Foto: Divulgação)

Pinheiral- “A gente tem potencial, basta querer. Tudo o que quisermos, podemos alcançar!”. Este é o depoimento de Zilda Azevedo, de 57 anos. A pensionista participou, nos últimos quatro meses, das aulas de Defesa Pessoal e Gestão de Stress para idosos. O programa, realizado pela Academia da Saúde do Centro e pioneiro na região, formou, na manhã de sábado (19), uma turma de dez alunas.

Foram quase 20 aulas realizadas, onde as participantes puderam aprender a lidar, de forma controlada, com situações de conflito e agressão.

Após apresentação das participantes e técnicas desenvolvidas durante o programa, foram realizadas as entregas dos certificados. Além da certificação, as alunas também receberam medalhas e brindes.

Alexandre Ferreira, praticante de artes marciais, faixa preta de Jiu-Jitsu e professor da turma, acredita que, a partir de agora, suas alunas estão mais aptas a se proteger de situações de vulnerabilidade. “Estou muito orgulhoso de vocês. Me sinto realizado em dar esse certificado para cada uma. Isso significa que o nosso objetivo foi atingido”.

Recém formada, a dona de casa Nilza Moraes, de 55 anos, enumerou outros benefícios que o curso lhe proporcionou: “Mais auto-estima, mais confiança, melhorias na capacidade respiratória, no equilíbrio e condicionamento físico”, cita Nilza, que também não poupa elogios ao mestre. “Faço todas as atividades promovidas pela Academia da Saúde e esta é a minha preferida. O professor é muito atencioso, nos incentiva, estimula, tem muita paciência e faz tudo dentro dos limites de cada um”, conta.

Com a diplomação, as alunas passam para uma nova fase do curso. Com aumento de flexibilidade, concentração e autoconfiança, elas devem agora participar de exercícios mais rígidos com empregabilidade de técnicas de queda evitando acidentes domésticos e situações de conflito.

A coordenadora das Academias da Saúde do Centro e de Três Poços, Sheila Sabença, disse que o curso foi um presente para a unidade. “Temos exemplos nítidos de participantes que já conseguiram empregar a técnica em determinados momentos e isso é gratificante. Essa aula veio para somar todo o trabalho que realizamos aqui. Com certeza o conhecimento obtido será proveitoso no cotidiano de cada uma”.

Presente ao evento, o prefeito José Arimathéa contou o porquê de ter abraçado a iniciativa. “Nós temos um histórico de violência doméstica, agressão a idosos, crianças e adolescentes. É assombroso o registro que temos e sabemos que os número podem ser ainda maiores, visto que muitas vítimas têm medo de reagir e denunciar. O simples fato de hoje você aprenderem a se defender, a ter confiança em si mesmo, evitar quedas, tudo isso já é promoção a saúde. Acredito que hoje vocês saem daqui mais fortes, mais antenadas e multiplicadoras no discurso de prevenção e de denúncia”, ressalta o prefeito lembrando outros tipos de violência além da física, como moral e financeira.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Certificado de defesa pessoal tão zuando né kkk é muita falta do que fazer em prefeito.

Untitled Document