Prefeito Rechuan e secretário estadual de Saúde inauguram clínica no bairro Morada da Montanha

by Paulo Moreira
Cerimônia: Rechuan discursa durante inauguração de clínica

Cerimônia: Rechuan discursa durante inauguração de clínica

 

Resende – O prefeito José Rechuan e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, inauguraram na noite de segunda-feira(11), no bairro Morada da Montanha, a Clínica da Família Professora Eny Mattos, que vai atender mais de 8.500 pessoas da região do Acesso Oeste. As obras e os equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado e a administração da unidade de saúde será de responsabilidade do município.
Com instalações modernas, a clínica já começou a funcionar nesta terça (12), às 7 horas. Em uma área de 400 metros quadrados, a unidade conta com cinco consultórios para atendimento ginecológico, consultas médicas e fisioterapia, dois consultórios odontológicos e salas para educação em saúde, realização de procedimentos, vacinação e esterilização, além de dispensário de medicamentos e banheiros adaptados.
Duas equipes de Saúde da Família – cerca de 20 profissionais – estão à disposição da comunidade, que tem acesso a medicamentos, curativos, nebulização, pré-natal, teste do pezinho, preventivo, exame de sangue, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e recém-nascidos, fisioterapia, atendimento odontológico e ginecológico, grupo de tabagismo, educação em saúde, vacinas e reuniões com a comunidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Brito, com a clínica, as unidades de atenção básica em saúde localizadas na área da Grande Alegria vão passar a dar cobertura a aproximadamente 89% dos moradores, enquanto no início da atual gestão, apenas 30% da população local tinha atendimento garantido.
— Tudo isso faz parte de um grande planejamento da administração municipal no que diz respeito à saúde. Acredito que essa clínica chega para coroar o trabalho sério que está sendo feito neste setor, e que é corroborado com resultados, como a diminuição da mortalidade infantil para abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde — destacou o secretário, referindo-se aos recentes números divulgados por sua pasta, dando conta de que, no ano de 2015, o município registrou a taxa de 8,8 óbitos por mil habitantes. Para efeito de comparação, em 2009, no início do atual governo, a taxa era de 14,77 óbitos por mil habitantes.
Segundo o prefeito José Rechuan, a região do Acesso Oeste, hoje bastante valorizada, era esma quando ele assumiu a Prefeitura, com mato alto na maioria dos terrenos, poucas casas e muita lama, o que fazia muitas pessoas temerem viver ali.
— Se hoje estamos inaugurando esta clínica, a despeito da crise, é porque no passado lembramos de asfaltar e iluminar as ruas desses bairros, dando condições dignas de moradia para as pessoas que decidiram estabelecer suas vidas aqui, e isso é muito gratificante, porque é dever de qualquer prefeito entregar uma cidade melhor do que ele encontrou – afirmou Rechuan, salientando que as obras são fruto do bom relacionamento mantido entre o município e o estado.
O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, veio a Resende especialmente para a inauguração. Para ele, a situação da saúde em Resende é uma exceção se comparada ao restante do estado, e, em sua opinião, isso se deve às escolhas feitas pelo governo municipal.
— Apesar de todas as dificuldades que eu veio testemunhando, primeiro como secretário de Saúde de Nova Iguaçu e agora como secretário estadual, eu posso afirmar que cada governante tem que fazer sua opção, e o Rechuan fez a opção dele. Em algum lugar da cidade, neste momento, alguém pode estar esperando por um reforço no asfalto. Mas o prefeito optou pela saúde, colocando esse setor como carro chefe em Resende, como prioridade. O povo tem que se orgulhar desse governo – elogiou o secretário.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996