sábado, 7 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura de Barra Mansa inaugura Centro POP

Prefeitura de Barra Mansa inaugura Centro POP

Matéria publicada em 25 de julho de 2015, 08:50 horas

 


opop

Discurso: Jonas fala durante entrega do Centro POP

 

Barra Mansa –  O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B), acompanhado da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cézar, inaugurou na tarde desta sexta-feira (24), o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) Casa da Gente. A inauguração também contou com a presença de secretários municipais, vereadores e de Marilene Aguiar Barcelos, que cedeu à prefeitura o imóvel onde, durante mais de 40 anos, funcionou a Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse.

Localizado na Alameda Vanazzi, nº 450, no bairro Ano Bom, o Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, realizando diversos tipos de atendimento à população de rua, como encaminhamento para emissão de documentos e para inserção no mercado de trabalho; oficinas e grupo de convivência, além de servir refeições para a população em situação de rua e disponibilizar banheiros para higiene pessoal. O Centro POP Casa da Gente contará com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.

“O objetivo desse centro é consolidar os direitos das pessoas que estão em situação de rua, através da retirada de documentos, reinserção no mercado de trabalho, reinserção familiar, fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolvendo atividades para geração de renda”, ressaltou a coordenadora do Centro POP, a assistente social Bárbara Sant’ Ana. Ela fez questão de frisar que o espaço não funcionará como um albergue, onde as pessoas podem dormir: “Será um local onde poderão passar o dia”.

Muito emocionada, Maria José fez questão de agradecer à equipe da secretaria que tornou o sonho de inaugurar esse espaço possível. “A emoção é a mesma de quando eu tive filhos. Essa casa representa muito pra mim. É um espaço que vai resgatar a dignidade dessas pessoas, que têm famílias, mas que acabaram indo parar nas ruas”, frisou, informando que, durante os dois anos e meio de governo, a secretaria retirou 16 pessoas da rua, resgatando-as junto de suas famílias.

Uma delas foi Jacy Marciano da Cunha, de 52 anos, que hoje é auxiliar de serviços gerais na secretaria de Assistência Social e ajudou a construir o Centro POP Casa da Gente. “Quando fiquei desempregado, acabei abandonando minha família e indo morar na rua, onde passei por muito sofrimento. Graças à equipe da secretaria de Assistência Social saí das ruas e hoje tenho um trabalho. Fico muito feliz em ter participado da construção desse centro que vai ajudar as pessoas que passam pela situação que passei”, frisou.

Ex-morador de rua como Jacy, Fernando Brasilino, mais conhecido como Bereguedê, contou que há um ano e três meses deixou as ruas e o vício do álcool, também graças ao trabalho da secretaria de Assitência Social. “Hoje sou um outro homem e quero ajudar as pessoas que precisam. Minha vida era muito amarga e hoje quero servir de exemplo para os outros”, destacou, contando que atualmente também trabalha como auxiliar de serviços gerais na secretaria, ajudando na equipe de abordagem da população em situação de rua.

Junto com Maria José, Jonas entregou a Marilene, proprietária do imóvel onde foi instalado o Centro POP Casa da Gente, uma placa de homenagem e flores como forma de agradecimento pela cessão do local. “Nosso muito obrigado por ceder esse imóvel que durante muitos anos funcionou uma escola e agora servirá para resgatar a dignidade dessas pessoas. Acima de tudo, queremos dar respeito e dignidade a população que vive em situação de rua”, frisou Jonas, que aproveitou a inauguração para anunciar que também vai construir um albergue no município.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document