Prefeitura de Ibitirama busca informações sobre contenção de gastos em Quatis

by Paulo Moreira
Referência: Medidas tomadas pelo prefeito Bruno de Souza (à direita, de casaco preto) vão guiar procedimentos similares em Ibitirama

Referência: Medidas tomadas pelo prefeito Bruno de Souza (à direita, de casaco preto) vão guiar procedimentos similares em Ibitirama

Quatis – As medidas adotadas pela administração do prefeito Bruno de Souza (PMDB) para enfrentar a crise econômica nacional, que afeta principalmente os municípios de menor porte, como é o caso de Quatis, despertaram a atenção da Prefeitura de Ibitirama, cidade localizada na região da Serra do Caparaó, no estado do Espírito Santo.

Através de um contato telefônico com a Controladoria Geral da Prefeitura de Quatis, repartição responsável pelo controle interno das contas públicas, e cuja titular é a advogada Maria Elisa Marins, o chefe de gabinete da prefeitura daquela cidade, Paulo Giovani, solicitou informações sobre os procedimentos realizados pelo município fluminense com o objetivo de alcançar o equilíbrio das contas públicas dentro de um cenário negativo da economia brasileira, sem prejuízo aos salários do funcionalismo e aos investimentos necessários ao bem-estar dos moradores de Quatis.

Para o prefeito Bruno de Souza, “além de reconhecer o o trabalho da equipe da Prefeitura de Quatis que elaborou e vem aplicando as medidas de controle de gastos na administração pública municipal, o interesse por estas ações mostram que o seu governo está no caminho certo ao reduzir despesas, priorizando os recursos disponíveis no pagamento de pessoal e na realização de obras e serviços mais urgentes”.

– É importante lembrar que estas medidas de controle de gastos começaram a ser aplicadas em outubro de 2015, durante o nosso primeiro mandato à frente da Prefeitura de Quatis, quando surgiram os primeiros sinais da crise na economia brasileira. A partir daquela época, baixamos um decreto estabelecendo uma série de medidas de redução das despesas, e desde então viemos prorrogando a vigência deste decreto – disse Bruno de Souza.

Com 9,3 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Ibitirama enfrenta um dos piores índices de desemprego desde quando se tornou Município, em setembro de 1988. Há dois anos, isto é, em 2015, menos de nove por cento da população estava empregada, a maioria com rendimento médio de um salário mínimo. A cidade tem atualmente apenas 36,3 por cento dos seus imóveis atendidos com serviços de esgotamento sanitário, sendo que somente 17,1 por cento das suas ruas, avenidas e praças possuem os serviços adequados de urbanização.

Entre as medidas voltadas ao controle de gastos em vigor na Prefeitura de Quatis, estão a limitação da emissão de notas de empenho (documento que garante a reserva de recursos financeiros para obras, serviços e custeio); diminuição do pagamento de diárias e de horas extras, que só podem ser feitas mediante autorização expressa do prefeito Bruno de Souza; redução de ligações telefônicas; desligamento de lâmpadas nas estações de tratamento de água e de esgoto quando estes sistemas não estiverem em operação; controle das viagens a serviço para outras cidades; e redução em 25 por cento dos contratos de fornecimento, prestação de serviços e locação de imóveis, além da economia com gastos de água, energia elétrica e combustíveis.

You may also like

2 comments

Morador de BM 3 de outubro de 2017, 16:03h - 16:03

Quando Quatis foi exemplo para alguma cidade ?

Manoel, o pintor 3 de outubro de 2017, 13:39h - 13:39

Bruno pra governador do estado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996