Prefeitura de Pinheiral adere ao Programa Criança Feliz

by Diário do Vale

Pinheiral – A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Pinheiral aderiu ao programa Criança Feliz, do Governo Federal. A adesão vai beneficiar as famílias dos beneficiários dos programas Bolsa Família e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em especial, as crianças. A ação foi resultado dos esforços da equipe da prefeitura, que conseguiu cumprir as etapas exigidas para a adesão ao programa em apenas 41 dias de mandato, já que a aderência de Pinheiral ao programa estava em aberto desde o ano passado.

A entrega de documentação para o financiamento do projeto em Pinheiral, realizada na última sexta-feira (10), marcou o último passo das ações que trarão o benefício para a cidade, já que no dia 26 de janeiro o termo foi aceito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e, posteriormente a adesão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

— É muito importante levar para a população de Pinheiral ações como essas, de combate a vulnerabilidade social e a desigualdade social, principalmente porque é um programa que vai interferir positivamente na vida das famílias que realmente precisam — disse o prefeito Ednardo Barbosa.

Segundo a secretária, o Programa Criança Feliz, do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, do Governo Federal tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil.

Para isso, prioriza gestantes e crianças até três anos de idade beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação continuada BPC. As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. O programa integrará também ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

— A adesão é mais uma conquista para o nosso município e que conseguimos fazer, mesmo com nesse pouco tempo de trabalho. Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória — disse a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello.

O programa vai garantir recursos e apoio técnico para os visitadores domiciliares, que serão responsáveis para apoiar as famílias. A visita servirá para apoiar, interagir, capacitar e informar as mães, os pais e os cuidadores para promover o desenvolvimento infantil.

— O programa acontecerá por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, promover o cuidado permanente com a criança em situação de vulnerabilidade da gestação aos seis anos de idade, colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância, estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem — explicou.

You may also like

2 comments

Juju 13 de fevereiro de 2017, 14:14h - 14:14

Já estou cansada de ver tanto dinheiro público investido no apoio a mães que não tem estrutura material e muitas vezes nem psicológica, que continuam colocando crianças no mundo para ser cuidada pelo poder público e por seus familiares, muitas dessas ficam o dia inteiro à toa, nem a sua casa limpam, deixam seus filhos irem a escola sozinhos e no dia de receber o bolsa família gastam com si próprias!
Mulher de verdade que coloca filho no mundo vai fazer uma faxina, vai vender um doce, uma roupa, vai cuidar dos seus filhos sem ficar escorada em bolsa família, que na minha opinião só deveria ser fornecido para famílias que morem em área de seca, aonde não conseguem plantar e nem emprego, agora ficar dando bolsa família a mulheres que só fazem filho é que na hora de trabalhar não sempre coloca um impecilio é um absurdo!
O poder público tem que gastar recursos fornecendo meios para essas mulheres se concentizarem e evitarem uma gravidez, afinal fazer filho é fácil, criar e educar que é difícil!

Capitalista de busão 14 de fevereiro de 2017, 09:06h - 09:06

A maioria esmagadora das beneficiárias do BF trabalha e muito.
Ademais, seria muita estupidez ter mais filhos só para poder ganhar um benefício de cerca de 150 reais por mês.
Sugiro a você dizer isso às suas vizinhas (colegas, amigas, o que sejam), principalmente essas que “nem a sua casa limpam”: elas são uma lamentável exceção.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996