Prefeitura de Porto Real recebe visita de cônsul geral da Itália

by Diário do Vale

Prefeito Ailton Marques ao lado do cônsul geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice
(Foto: Divulgação- Secom PMPR)

Porto Real- O  município recebeu a visita do cônsul geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice, na quinta-feira (03). A ocasião contou com um roteiro de visitas que incluiu: o Palácio Municipal 5 de Novembro; a Associação Vittorio Emanuele II; a Escola de Dança Fundação Porto Real; a Casa do Imigrante; o Horto Municipal, onde foram recebidos pela Rainha e Princesa da Festa Italiana, respectivamente, Marcela Motta e Mariana Takada. No mesmo local aconteceram apresentações do Projeto Dançando na Escola e da Escola de Dança Fundação Porto Real. O cônsul também fez uma visita à fábrica Adelina Cachaça de Alambique e compareceu a um almoço na residência do casal, Luiz Marchiori e Kátia Pineschi, que como descendentes de italianos, ofereceram um cardápio típico do país.

Na fábrica da Magnetto / MA Automotive, no Tecnopolo, o cônsul italiano conheceu um pouco das atividades da empresa que monta componentes metálicos para a indústria automotiva, com clientes em todo o Brasil. Instalada em Porto Real, a Magnetto conta com 624 colaboradores e faz parte de um grupo empresarial italiano com atuação em nove países. Presente ao encontro, o prefeito Ailton Marques, destacou o apoio do consulado italiano junto ao governo do Estado para que seja realizada a recuperação asfáltica do Polo Industrial de Porto Real.

– Já assinamos o convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o município entrará com o serviço e o governo do Estado com os materiais – disse o prefeito que agradeceu a visita do cônsul.

– Recebemos com muita alegria pela primeira vez o cônsul Paolo Miraglia em nossa cidade. Esperamos fortalecer ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália, tendo em vista que nossa cidade é referência em colonização italiana em nosso país. É uma honra para Porto Real ser a primeira do sul do estado a receber a visita. Trata-se de uma articulação importante que colabora para o incentivo à cultura, à história e ao turismo na cidade – considerou o prefeito.

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, também presente ao evento, destacou a importância do fortalecimento do vínculo histórico-cultural.

– Nosso objetivo é buscar ferramentas para o incentivo às atividades de grande importância para o desenvolvimento de Porto Real. A visita do cônsul contribuiu para a promoção da história, da indústria, do comércio e também da cultura de Porto Real, colaborando também para colocar nossa cidade na rota do turismo do país – disse o secretário.

O cônsul Paolo Miraglia del Giudice destacou a importância de Porto Real na construção da história da colonização italiana no Brasil.

– Gostaria de agradecer pela belíssima recepção e também de convidar os grupos de dança que se apresentaram para participarem de eventos que venham a acontecer sob a responsabilidade do Consulado no Rio de Janeiro. É fundamental colaborar para manter em Porto Real a preservação da identidade histórica da colonização italiana no Brasil, através das memórias das famílias que aqui se instalaram e permanecem até hoje promovendo a cultura e o turismo na cidade. Além disso, Porto Real também dispõe de um importante Polo Industrial, sobretudo no segmento automotivo, o qual conta com até mesmo com uma empresa italiana, a Magnetto, que tive o prazer de conhecer. Nós do consulado estamos à disposição para colaborar no que for preciso para o fortalecimento das políticas de relacionamento entre o Brasil e a Itália – completou o cônsul.

Presenças

Estiveram presentes também os secretários municipais: Ricardo Moraes (Comunicação e Transparência); Anderson Vallim (Administração); Elias Vargas (Ordem Pública) e a subsecretária de Fazenda, Receita e Planejamento, Ana Rita Orioli. Também marcaram presença o diretor de cultura, Luís Fernando da Silva e a gerente de Projetos Culturais, Maristela Fonseca; a diretora da Escola de Dança Fundação Porto Real, Emília Prota e o correspondente consular, Laércio Marassi.

Cidadania italiana

Juliana de Carvalho Pedrazzi Bin, moradora do bairro Colinas, aproveitou a oportunidade para solicitar ao cônsul uma marcação a fim de requerer a cidadania italiana.

– O processo começou com o meu pai que teve que levantar a documentação referente ao nascimento, casamento e óbito de todos os nossos antepassados desde o meu bisavô, que era nascido na Itália. Como eu preciso marcar para levar os documentos comprovando minha descendência, solicitei por escrito esse auxílio do consulado. Em meu caso sou filha de italiano, uma vez que meu pai tinha a cidadania. Eu solicitei a marcação para que me concedam a cidadania italiana e meu passaporte europeu. Ainda ressaltei alguns nomes de pessoas aqui da cidade que também fizeram o requerimento, a fim de que agendem um dia para que todos os descendentes possam dar continuidade a esses processos – esclareceu Juliana completando que o cônsul disse que daria a resposta o mais breve possível.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996