Prefeitura de Volta Redonda cria grupo de estudo para implantar ‘Tarifa Comercial Zero’

by Diário do Vale
Representantes das empresas de ônibus e o prefeito Samuca Silva determinam a criação de um grupo de trabalho para discutir projeto (foto: Gabriel Borges - PMVR)

Representantes das empresas de ônibus e o prefeito Samuca Silva determinam a criação de um grupo de trabalho para discutir projeto (foto: Gabriel Borges – PMVR)

Volta Redonda – Em reunião com representantes das empresas de ônibus na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Samuca Silva determinou a criação de um grupo de trabalho para iniciar a elaboração do projeto ‘Tarifa Comercial Zero’. A equipe, que começará a trabalhar ainda esse mês, terá representantes das empresas de ônibus; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET); da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) e do Gabinete do Prefeito.

– Não vejo outra solução para a melhoria da mobilidade urbana de Volta Redonda que não seja o transporte de passageiro a custo zero. O objetivo é criar uma linha que percorra os bairros Retiro, Aterrado, Vila Santa Cecília e a Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Todos ganham. As empresas de ônibus terão mais passageiros utilizando o transporte coletivo; o trânsito fluirá melhor com menos engarrafamento; comércio recebe mais clientes e o meio ambiente agradece -disse Samuca Silva.

Para o presidente da Suser, Wellington da Silva, a cidade está passando por momento único, o da mudança. Temos a oportunidade de fazer diferente. Pensar na mobilidade urbana e não apenas no transporte. Quando a cidade desenvolve, as empresas também crescem. Sempre estarei aberto para o diálogo, uma marca do novo governo“, comentou o presidente da autarquia.

O secretário de Desenvolvimento, Joselito Magalhães, concordou e complementou: “Nós, do serviço público municipal, seremos um intermediário entre a população e as empresas de ônibus. Não tenho dúvidas também que a Tarifa Comercial Zero será um grande incentivo para o comércio nas regiões centrais de Volta Redonda”.

O presidente do Sindpass (Sindicato Patronal das Empresas de Ônibus), Paulo Afonso, sugeriu que o primeiro passo para a implementação da Tarifa Zero Comercial é uma pesquisa de Origem e Destino dos passageiros da cidade. Hoje, segundo o sindicato, mais de 2,3 milhões de passageiros são atendidos pelas empresas de ônibus por mês.

Parece muito. Há pouco tempo esse número chegava a cinco milhões por mês. Temos que criar uma cultura para as pessoas deixarem o carro em casa e utilizarem o transporte coletivo. Infelizmente, há uma cultura de demérito para quem utiliza o transporte coletivo”, afirmou Paulo Afonso, salientando que hoje a velocidade média dos ônibus é de 13 km/h, enquanto anos atrás essa média estava na marca dos 20 km/h.

Além de Paulo Afonso, do Sindpass, participaram do encontro os representantes das seguintes viações: Sul Fluminense; Elite; Pinheiral e Cidade do Aço.

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71 comments

será? 12 de janeiro de 2017, 16:39h - 16:39

Passou da hora de termos (ou voltar a termos) o transporte sobre trilho.
A região possui (ou possuía) infra pra isto. Somente este tipo de transporte iria resolver a situação para todo sul do estado. No entanto, esta proposta nunca aparece. Porque?

morador roma II 11 de janeiro de 2017, 21:54h - 21:54

sr prefeito Samuca
fui motorista de ônibus por varios anos
dessas empresas em volta redonda
linha caieras ceramica uniao
santo agostinho
agua limpa
don bosco
vila americana
casa de perdra
cajueiro
monte castelo
jardim ponte alta
dutra
jardin redentor
nova primavera
enfim todas linhas de volta redonda e algumas que interliga volta redonda a barra mansa
sinceramente prefeito Samuca
somente licitação para novas empresas
ao inves de 4 colocar no mínimo 8 ae sim teríamos transportes
porque 4 empresas nao da concorrência o preço é o mesmo
e passageiro quer onibus na hora e nao gosta de esperar
suser cobra das empresas horairos horairos que passageiros xinga o motorista e cobrador
a emrpresa cobra do motorista horario
por exmplo roma I A cajueiro 50 minuto chega na maral peixoto leva 15 a vintae minutos pra atravesar a amaral peixoto e ae como e que o povo quer cobrar do motorista
e empresa e suser como será que onmibus em asa

FORMIGAO 11 de janeiro de 2017, 21:34h - 21:34

O mala prefeito caloteiro e o que nao falta so disse que funciona o govrnador do rio e caloteiro e ai politico corrupto tem aos milhares

Sebastião Barnabé Filho 11 de janeiro de 2017, 17:39h - 17:39

Estive em Curitiba e posso falar que é um dos melhores sistemas de transporte coletivo do Brasil e foi espelhado em Sistemas de Transportes da Europa e EUA. O sistema conta com ônibus duplos unificados ou seja um ônibus leva até 80 passageiros e todos com Ar condicionado. As plataformas (Ponto de ônibus) de acesso possuem acionamento para deficientes e abrigam até 40 pessoas, sendo todas protegidas contra Sol e Chuva e dotadas de Ar-Condicionado. Você paga uma única passagem e desce na plataforma para pegar o Itinerário que quiser, desde que fique aguardando o próximo ônibus dentro da plataforma. Em resumo, com uma única passagem você chega ao seu destino. Aqui por exemplo se quer ir do Açude ao Belvedere tem que pagar 2 passagens, fora o tempo de espera que é enorme.

Edmilson 11 de janeiro de 2017, 15:18h - 15:18

As empresas estão sentindo a evasão de passageiros….
Sempre as mesmas….sem investimentos
Passagens absurdas…
Em Volta Redonda somente 1 carro com ar
É um absurdo
O Samuca está certo….coloque uma linha pública que passe pela Vila….Aterrado….Niterói….radial Leste….Jardim Amália….Centro…com certeza fará q diminua o fluxo de carros pelo Centro e arredores…

Al Fatah 11 de janeiro de 2017, 14:24h - 14:24

Curitiba é considerada modelo em gestão e implementação de soluções em transporte coletivo. Ponto… Tem uma das maiores frotas de automóveis per capita do Brasil, com congestionamentos absurdos…

Com base nesse fato irrefutável, nem se fosse de graça, com ar condicionado, frigobar e wi-fi esse povo abandonaria o carro particular. O problema não é só a qualidade do transporte, mas também a mentalidade da população…

Taxista ½ Roda 11 de janeiro de 2017, 20:06h - 20:06

Exatamente! Tenho um vizinho que vai de carro na academia que fica a 100 metros da casa dele, no mesmo quarteirão. Um outro que vai de carro no trabalho todos os dias que fica a menos de 200 metros da sua casa. Nenhum ônibus vai resolver essa situação.

O pessoal pede ônibus e ciclovias para os outros, na esperança de desafogar o trânsito para eles…

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 11 de janeiro de 2017, 13:45h - 13:45

Tem que voltar o trem regional , Assim vai agradar à região toda . Uma linha de Barra mansa à Angra outra linha Barra do Piraí à Itatiaia . O resto é demagogia e conversar para boi dormir .Os políticos não fazem nada em benefício do povo. Cadê , Cadê, Cadê O TREM REGIONAL.

JRicardo 11 de janeiro de 2017, 10:48h - 10:48

Adivinhem de onde vai sair o dinheiro para pagar essa tarifa zero. Mais uma vez do trabalhador. Esse sistema só serve para encher o bolso dos empresários e gerar mais impostos ao contribuinte. Essa história que vai melhorar o comércio, é conversa fiada, se o cara não tem dinheiro para a passagem de ônibus, como terá para gastar no comércio? Tudo papo furado.

Al Fatah 11 de janeiro de 2017, 14:33h - 14:33

Multiplique 3,30 por 44, levando-se em conta que muita gente usa ônibus no itinerário proposto todos os dias, considerando só segunda à sexta… Fez as contas? É um bom dinheiro que vai ser injetado no comércio e serviços da cidade e, indiretamente, retornará ao município…

JRicardo 11 de janeiro de 2017, 14:58h - 14:58

Caro Al Fatah, uma premissa esta falha no seu comentário, você esta partindo da premissa que todos que irão utilizar, ” gratuitamente “, os ônibus, irão gastar o dinheiro que economizaram da passagem, no comércio, o que certamente não é provável, a grande maioria vai é ficar passeando de ônibus na cidade, afinal, será “ grátis”. Agora, uma coisa é certa, faça mesma conta que você sugere, que você verá o quanto de dinheiro vai sair do contribuinte, pois a prefeitura terá que pagar as passagens aos empresários das empresas de ônibus, que serão os maiores beneficiados com esse absurdo.

Oswaldo 11 de janeiro de 2017, 21:11h - 21:11

Custo zero?
O prefeito acabou de reclamar que a prefeitura está quebrada e quer absorver esse custo?
Aí, o contribuinte que não precisa de ônibus é obrigado a pagar por ele.
Essa medida vai onerar a todos, inclusive os que trafegam de bicicleta, em nome de um assistencialismo de várzea.
Se os ônibus já andam lotados, vão lotar ainda mais, com o aumento da demanda devido à redução do custo.
Agora me digam: Onde no mundo algo que é de graça presta?

Rogério 11 de janeiro de 2017, 09:25h - 09:25

Muito blá blá blá….Papo reto ficou no palanque

Will 11 de janeiro de 2017, 09:09h - 09:09

Enquanto não Mudar o Sistema de Transporte Público de VR vai ser Assim.Linhas Insuficientes que não atende direito a População,Fora Esse Monopólio das mesmas Empresas a Mais de 40 anos cadê a Licitação? E Esses Ônibus da Tarifa Zero serão da PMVR ou das Empresas?

themer007 11 de janeiro de 2017, 08:40h - 08:40

O negócio é estimular a mudança de alguma forma, ferro nesse sanguessugas do transporte!!!

pagador de impostos 11 de janeiro de 2017, 07:56h - 07:56

Não existe almoço grátis. Tarifa zero é conversa pra boi dormir. Sempre haverá uma conta a ser paga. Adivinha por quem ?
As pessoas diminuirão o uso de seu carro quando o transporte público for eficiente, ou seja, confortável (isso inclui ar condicionado), pontual e com itinerários inteligentes e racionais.

Sérgio Luiz 11 de janeiro de 2017, 07:49h - 07:49

Estou gostando de ver este prefeito se mobilizando querendo governar com o povo, não é democracia, estão, é o povo que governa, “Democracia: é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos”. É isso que este cidadão está tentando fazer;
gente que tinha alvará três , quatro …..anos engavetado na era “NETO” , vá à prefeitura e procura o prefeito você vai encontrá-lo andando para cima e para baixo fácil de vê-lo; ele têm liberado vários alvarás. Ou melhor, dando ordem aos seus secretariados para analisar e resolver rápido. Bom dia a todos!

roberto 11 de janeiro de 2017, 07:31h - 07:31

uma dica sr prefeito eleito Samuca
ao lado da rodoviária há um terreno enorme
veja bem a rodovia esta ao lado
quem mora no roma e vai pro retiro tem que desce e pegar outro onibus
e diversos bairros
porque nao colocar uma linha com ponto parindo dali da rodoviara indo a escritorio central volta pega aterrado retiro acude volta pela voldac e aterrado terminando escirtorio central pense nisso

Meu nome é Zé Pequeno! 11 de janeiro de 2017, 04:55h - 04:55

Os bairros atendidos pela linha “Circular 15” é outra luta que têm que ser revista porque ninguém merece ficar mais de 30min aguardando o coletivo.

FranciscoJFLacerda 10 de janeiro de 2017, 21:50h - 21:50

Fazer os motoristas deixarem os carros em casa pra utilizar estes ônibus aí com esta qualidade e com este atendimento? Faça me um favor!

jota 10 de janeiro de 2017, 20:47h - 20:47

alguem conhece o sistema TRANSCOL?
em Vila Velha, ESPIRITO SANTO funciona… que tal copiar?

Morador Sta Cruz 10 de janeiro de 2017, 19:52h - 19:52

PASSEI TRABALHAR TODOS OS DIAS DE CARRO POR CAUSA DA LUTA QUE É VOLTAR PARA CASA DE ÔNIBUS.
Em Santa Cruz o transporte funciona muito bem no início da manhã. Vários horários seguidos (5-10 minutos) dentro do horário com o despachante fazendo seu trabalho. Todos conseguem embarcar, seja em pé ou sentado. Claro que nenhum serviço é perfeito e as vezes há pequeno atrasos, mas nada que atrapalhe.
MAS no FINAL DO DIA NÃO FUNCIONA. Quem precisa embarcar nos bairros Aterrado, Niterói e Voldac ficam até 1 hora no ponto, pois a super lotação faz com que os motoristas nem pare.
Um transporte ideal seria climatizado, em horários e quantidades suficientes.
O Preço baixo estimula as pessoas deixarem o carro em casa sim. É um grande passo, porém ineficiente sem as observações acima.
VAMOS RELATAR A REALIDADE DE SEU BAIRRO.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:32h - 18:32

Tarifa Zero é sempre positivo, logicamente que custeado com valores recebidos nos parkímetros por exemplo, mas será em vão se não CONECTAR MODAIS. Um plano cicloviário TEM que andar em conjunto, para complementação da rota, afinal será apenas mais 1 linha. Se esta nova linha NÃO TIRAR O CIDADÃO de casa, de nada adiantará… ninguém vai pagar para ir a área comercial, circular de graça e pagar novamente para voltar para casa. Existe um diagnóstico feito, aos trancos e barrancos no PlanMob. A Massa Crítica pesquisou quase 5 mil cidadãos para concluir os maiores problemas, nada disto está sendo levado em consideração. AUDIÊNCIAS PÚBLICAS necessitam ser feitas para aprovação deste projeto, assim como O CONSELHO DE TRANSPORTES também precisa ser formalizado para controle social do gasto! Falta MUITA COISA ser arrumada antes de implantar tal Tarifa Zero. Vamos aguardar os próximos passos.

Ambrosio 10 de janeiro de 2017, 18:09h - 18:09

O Samuca que me perdoe, mas tarifa zero não existe aqui nem na China. É um projeto que começa sabendo que não vai vingar.
Existem outras formas de melhorar a mobilidade urbana, com projetos modernos e parceria com a iniciativa privada, menos as empresas de ônibus, obviamente, essas são sanguessugas da população.

Que tal nova licitação?

FORMIGAO 10 de janeiro de 2017, 17:13h - 17:13

No Brasil tem cidades que nao cobram passagens Porto real e uma delas mas acho que uma licitaçao seria otimo nunca houve sempre as mesmas empresas monopolio

Quem te disse isso... 11 de janeiro de 2017, 15:49h - 15:49

Ei, sai do formigueiro criatura, “DE GRACINHA” já era, a empresa levou um cano da prefeitura e a população esta a pé faz tempo.

Fabiano 10 de janeiro de 2017, 17:07h - 17:07

Nem os donos das empresas andam de ônibus, isso que é acreditar no seu trabalho.kkkkkkkk

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:12h - 18:12

Perfeito. Bem por aí!

capivara 11 de janeiro de 2017, 01:58h - 01:58

kkk bem verdade isso ai

Fernando 10 de janeiro de 2017, 17:00h - 17:00

Deveria haver participação popular neste projeto e no mínimo, qualquer cidadão deveria ter acesso a detalhes do projeto. Aguardando os próximos passos…

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:37h - 18:37

Audiências Públicas NO MÍNIMO.

Contribuinte 10 de janeiro de 2017, 16:19h - 16:19

Volta Redonda, quem pode anda de carro, por isso os congestionamentos e falta de estacionamento.
Os ônibus passam quase de hora em hora, não tem ar e vem super lotados…
Lugar para bike em ônibus?
Não tem lugar nem pra cadeira de rodas ou carrinho de bebê, sem falar quando se vem em pé na escada igual uma sardinha em lata.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:17h - 18:17

Perfeito. As maiores reclamações da população são O TEMPO de espera e lotação – 85%. Em contra partida, 65% das pessoas reclamam do custo da passagem. Não adianta fornecer o Tarifa Zero SEM EXPLICAR os custos da tarifa paga. Mas esta pesquisa pelo visto vai ser ignorada assim como todo o trabalho realizado no PlanMob até o momento.

leitora 10 de janeiro de 2017, 16:13h - 16:13

infelizmente essa estrategia pode n ser legal…pois vivemos uma nova economia…quem compra nem na rua sai…
compra tudo pela internet… quem compra hoje em dia é adolescente, jovens e adultos jovens…e alguém vê jovens em lojas? o horário comercial tb é outra coisa ultrapassada… idoso já n paga passagem…e o que vai acontecer é um povo q n tem nada pra fazer e nem dinheiro pra gastar, passear de ônibus o dia todo….

Mauricio Rocha 10 de janeiro de 2017, 15:57h - 15:57

Populismo puro.Abra licitação para novas empresas e ponto final.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:19h - 18:19

PERFEITO. Novas licitações para NOVOS TRECHOS. Diminuição de tempo de espera e consequentemente diminuição da lotação. Ar condicionado e trajetos rápidos. Este é o ponto!

Querosene 10 de janeiro de 2017, 15:35h - 15:35

Esse modal de transporte não funciona mais !!! Tem que colocar BRT, busão articulado com energia renovável, seja híbrido ou 100% elétrico, VR já é muito poluída, criar um corredor de verdade invés dessa gambiarra que foi feita no governo anterior da rua 16 até rua Gustavo Lira, existem muitas propostas modernas que podemos nos basear.

Saulo da Prefeitura 10 de janeiro de 2017, 15:34h - 15:34

Andar nesses ônibus sujo e sem ar condicionado; tô fora! Vou de carro mesmo. É uma vergonha essa frota de ônibus na cidade e no Estado do Rio; como pode até hoje, em pleno século XXI ainda existir ônibus e carros em geral, sendo fabricados sem ar condicionado: país de terceiro mundo!

JRicardo 10 de janeiro de 2017, 15:32h - 15:32

Gratuito, como assim? Claro que não é gratuito, será pago com nossos impostos. Para o empresário dos empresas de ônibus vai ser ótimo, afinal, receberão um valor mensal, ônibus cheio, transportanto passageiros ou não. Quem vai pagar é o povo, que vai financiar essa vergonha. Samuca, você vai fazer um circo maior que o do Neto, tá de brincadeira.

Igor 10 de janeiro de 2017, 15:15h - 15:15

E INCRIVEL COMO O POVO ACREDITA EM MILAGRE , OLHA O SAMUCA TA ME LEMBRANDO COLLOR DE MELLO.

GENTE ACORDA NINQUEM FAZ MILAGRE, SAMUCA TA CHEIO DE BOAS INTENÇOES SO QUE NA PRATICA E OUTRA COISA.
EMPRESA DE ONIBUS OS CARAS NAO JOGAM PARA PERDER , ELE TERIA QUE ABRIR UMA LICITAÇAO , ESTIPULA UM VALOR VIAVEL E VAMOS VER NO QUE VAI DAR.

fonseca 10 de janeiro de 2017, 14:59h - 14:59

Não entendo mais nada, outro dia anunciando que o município esta todo endividado, que não sobra nada e mal dá para pagar as contas e agora essa, não sou contra mas gostaria de entender para não ficar com cara de otário, como fiquei. O Samuca tinha que entender e explicar porque não foi inaugurada até agora a Rodovia do Contorno,,,e o que falta…seria a maior bola dentro para a mobilidade, mas voltamos a passagem gratuita, o discurso foi de gestão moderna, com foco nos resultados, equipe profissional mas até agora nada de papo reto, só bla, bla, bla

Luis Augusto 10 de janeiro de 2017, 17:39h - 17:39

Concordo com seu comentário. Verdadeiro discurso populista esse de tarifa zero.

SUSER 10 de janeiro de 2017, 14:57h - 14:57

Alô, pessoal. Vamos aproveitar esta MARÉ BOA, do nosso prefeito eleito, e vamos congestionar a linha da SUSER, para cobrar melhor fiscalização no transporte público. É grande o número de reclamações sobre a falta de manutenção dos ônibus da viação Sul Fluminense, por exemplo, o que pode acarretar acidentes como os do ano passado, quando a barra de direção de um coletivo quebrou, e por sorte não houve mortos ( mas, houve uma vítima ferida com gravidade, a quem a direção da empresa não deu a mínima).
Não vamos esperar por mais acidentes graves. Vamos fazer nossa parte.

SUSER- Av. dos Trabalhadores, n° 333 – Centro – Volta Redonda – RJ
CEP 27255-125 Tel (24) 3343-7060
Email [email protected]

capivara 11 de janeiro de 2017, 02:01h - 02:01

um senhor morreu tempo depois do acidente

Cicle 10 de janeiro de 2017, 14:13h - 14:13

É importante considerar nesse transporte gratuito um espaço no coletivo para o usuário embarcar com sua bicicleta assim os ciclistas poderiam complementar os deslocamentos. Os coletivos de Londres permitem bicicletas dobráveis. O metro do Rio permite o embarque de bicicleta no ultimo vagão.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:21h - 18:21

Perfeito. Vamos ver se irão lembrar da mobilidade ativa.

Melinho Aterrado 10 de janeiro de 2017, 14:03h - 14:03

Esse prefeito é meu herói!

Nota 10 pro Samuquinha!!!!

LOCUTOR 10 de janeiro de 2017, 13:52h - 13:52

E quem mora na periferia como fica? Essa ideia é pra levar os moradores para os grandes centros comerciais e o comércio dos bairros periféricos como fica são dois pesos e duas medidas.

Al Fatah 10 de janeiro de 2017, 14:46h - 14:46

Nem Cristo agradou a todos. Samuca tbm não deve pretender tanto…

INCRÉDULO 10 de janeiro de 2017, 13:50h - 13:50

O nome disso, é demagogia!
Ele sabe que é impossível, e o povão acredita!

Jagunço 10 de janeiro de 2017, 13:47h - 13:47

Apoio o uso de automóveis, o transporte público em todas as cidades da região e uma porcaria há anos e ninguém vai mudar isso. Os empresários são gananciosos e o poder público incompetente. Portanto sr cidadão, use seu carro, e mais rápido e confortável.

Falo mesmo 10 de janeiro de 2017, 13:40h - 13:40

Gente caia na real…. política é igual a novela ” Malhação ” só muda os personagens, mas a estorinha é a mesma.

SOS FAPS 10 de janeiro de 2017, 13:32h - 13:32

Senhor Prefeito. Sabemos que assumiu agora e está com um monte de problemas deixados pelo NETO. Entretanto pedimos ver com carinho a situação dos servidores que tem direito a tendimento médico e hospitalar pelo FAPS e estão impedidos de serem atendidos, pois o prefeito NETO não pagou as clínicas, hospitais, laboratórios prestadores de serviços. Estamos sem atendimento nenhum. estou com um pedido de ecodoppler, fui ao FAPS hoje e me mandaram de volta dizendo que não tem convênio atendendo.

Alguém morrendo de calor 10 de janeiro de 2017, 13:28h - 13:28

Prioridade de verão.
Ar condicionado nos ônibus.
Nesse calor parece uma sauna.

Audiência pública já!!! 10 de janeiro de 2017, 13:20h - 13:20

Tarifa comercial zero? Será que alguém ainda acredita em almoço grátis? O samuca estava na semana passada contingenciando o orçamento e falando em 800 milhões de dívida. De onde virá os recursos para esse projeto?
Como será feito o controle do número de passageiros que utilizará esse transporte? Vamos pagar o número de passageiros que a empresa de ônibus informar? Esse tipo de projeto não deu certo em lugar nenhum e é uma porta aberta para a corrupção. Um projeto como esse deveria ser discutido em audiências públicas. Esse não é o governo do dialogo? O contribuinte precisa opinar sobre uma questão como essa.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:23h - 18:23

Estamos aguardando as audiências públicas! PERFEITO.

Alexandre 10 de janeiro de 2017, 12:51h - 12:51

Já vi isso em algum lugar…

Perguntar não ofende 10 de janeiro de 2017, 12:38h - 12:38

O principio de um Plano de Mobilidade Urbana é a Cidade para as Pessoas, onde os transportes Não Motorizados tem Prioridades pois opções de modais não motorizados, que promovem ganhos ambientais, econômicos, sociais e de saúde aos usuários e à cidade. E os transportes coletivos sobre os individuais. Cadê O Plano Cicloviário. Assumiu o Compromisso e daí?

José da Silva 10 de janeiro de 2017, 13:27h - 13:27

Para com esse papo de plano cicloviário. A maioria das pessoas têm de se deslocar grandes distâncias e usuários de bicicletas sofrem com intempéries mais do que qualquer outro transporte. O transporte para uma cidade com área tão reduzida e razoavelmente concentrada como VR é o ônibus, porém com essas nossas atuais empresas vai continuar sendo uma enganação qualquer tentativa de melhoria. Com uma passagem que custa 60% daquela que se paga em municípios de área maior, vai continuar tendo menos usuário a cada dia.

Aida 10 de janeiro de 2017, 18:25h - 18:25

Perfeito. Estamos aguardando a inclusão na agenda do Plano Cicloviário. Se José da Silva quer continuar no carro dele … problema dele. Vai de cada um. A questão é DAR ESPAÇO A TODOS OS MODAIS, isto sim é democracia.

LUZIA CHAGAS SILVEIRA 10 de janeiro de 2017, 12:29h - 12:29

Até que enfim um governo vai tentar resolver o problema dos engarrafamentos via transporte público. Se houver ônibus à vontade para andarmos, não pegaremos o carro, praticamente não precisaremos dele no dia a dia. Moro no Jardim Vila Rica, onde tem ônibus regularmente para a Vila, para onde mais vou. Utilizo o ônibus, onde ando sem pagar diretamente, pois sou idosa. Utilizo a carteirinha. Na maioria das vezes, saio, resolvo meus problemas e não tiro meu carro da garagem. Mesmo que seja criado um imposto, tarifa, sem lá o quê, para fazer face a despesa coberta pela prefeitura, vale à pena, pois o trânsito melhora e, também, a qualidade do ar. Mas terá que ter ônibus para servir condignamente aos usuários.

Alguém morrendo de calor 10 de janeiro de 2017, 13:42h - 13:42

Ar condicionado, por favor…

Oliveira 10 de janeiro de 2017, 12:19h - 12:19

Nao emtendo o porquê de nao utilizarem o terminal da rodoviária para parada central de ônibus. Absurdo vc pegar um ônibus no retiro e ir até a Ponte Alta e pagar o mesmo de quem vai da Amaral Peixoto pra Vila. Centralizem tudo ali na rodoviária com bilhete único para qualquer lugar… e olha que este projeto ja existe hemmm.

Jagunço 10 de janeiro de 2017, 12:01h - 12:01

Samuca que tal vc começar a fazer com que certas comunidades da cidade que tem água, luz, esgoto… Passem a pagar o IPTU. Se vc não sabe vou te dizer que no são Carlos, na favela da vila são Geraldo na Divinéia e etc não se paga IPTU, isso não é justo com quem paga. Ou então vc cria o IPTU zero…

José da Silva 10 de janeiro de 2017, 13:28h - 13:28

Currais eleitorais. Têm acesso a escola, creche, posto de saúde e mais o que for “de graça”. Nunca vão pagar ou vão transferir seus votos pro primeiro malandro que prometer rever a decisão.

Contribuinte 10 de janeiro de 2017, 13:44h - 13:44

Apoiado , concordo.

Perguntar não ofende 10 de janeiro de 2017, 11:55h - 11:55

Dará certo sim, se eliminar o volume de ônibus circulando em duplicidade, em niterói, aterrado, vila , amaral peixoto.

Alfredo 10 de janeiro de 2017, 11:53h - 11:53

Isto é populismo. Igual à promessa do Zoinho/Garotinho de ônibus a R$ 1. Não existe passagem de graça, ou a prefeitura irá pagar às empresas de ônibus com dinheiro de nossos impostos ou a passagem irá subir para compensar as gratuidades, como já ocorre hoje. Que tal permitir outras viações em VR ? Desta forma, elas disputariam o mercado e baixariam o preço das passagens.

Taxista ½ Roda 10 de janeiro de 2017, 12:28h - 12:28

Alfredo, temos vários postos de gasolina na cidade e não baixam o preço do combustível…

Leitor 10 de janeiro de 2017, 13:06h - 13:06

Taxista 1/2 roda… Temos apenas 3 postos de combustível em VR.

José da Silva 10 de janeiro de 2017, 13:37h - 13:37

Temos vários postos não. Há muito tempo o controle pra se abrir postos de combustível pela prefeitura acaba emperrando a vinda de novas empresas. Sem contar que os postos da cidade estão nas mãos de 6 pessoas.

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