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Prefeitura de Volta Redonda cria grupo de estudo para implantar ‘Tarifa Comercial Zero’

Matéria publicada em 10 de janeiro de 2017, 11:49 horas

 


Representantes das empresas de ônibus e o prefeito Samuca Silva determinam a criação de um grupo de trabalho para discutir projeto (foto: Gabriel Borges - PMVR)

Representantes das empresas de ônibus e o prefeito Samuca Silva determinam a criação de um grupo de trabalho para discutir projeto (foto: Gabriel Borges – PMVR)

Volta Redonda – Em reunião com representantes das empresas de ônibus na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Samuca Silva determinou a criação de um grupo de trabalho para iniciar a elaboração do projeto ‘Tarifa Comercial Zero’. A equipe, que começará a trabalhar ainda esse mês, terá representantes das empresas de ônibus; da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET); da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) e do Gabinete do Prefeito.

– Não vejo outra solução para a melhoria da mobilidade urbana de Volta Redonda que não seja o transporte de passageiro a custo zero. O objetivo é criar uma linha que percorra os bairros Retiro, Aterrado, Vila Santa Cecília e a Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Todos ganham. As empresas de ônibus terão mais passageiros utilizando o transporte coletivo; o trânsito fluirá melhor com menos engarrafamento; comércio recebe mais clientes e o meio ambiente agradece -disse Samuca Silva.

Para o presidente da Suser, Wellington da Silva, a cidade está passando por momento único, o da mudança. Temos a oportunidade de fazer diferente. Pensar na mobilidade urbana e não apenas no transporte. Quando a cidade desenvolve, as empresas também crescem. Sempre estarei aberto para o diálogo, uma marca do novo governo“, comentou o presidente da autarquia.

O secretário de Desenvolvimento, Joselito Magalhães, concordou e complementou: “Nós, do serviço público municipal, seremos um intermediário entre a população e as empresas de ônibus. Não tenho dúvidas também que a Tarifa Comercial Zero será um grande incentivo para o comércio nas regiões centrais de Volta Redonda”.

O presidente do Sindpass (Sindicato Patronal das Empresas de Ônibus), Paulo Afonso, sugeriu que o primeiro passo para a implementação da Tarifa Zero Comercial é uma pesquisa de Origem e Destino dos passageiros da cidade. Hoje, segundo o sindicato, mais de 2,3 milhões de passageiros são atendidos pelas empresas de ônibus por mês.

Parece muito. Há pouco tempo esse número chegava a cinco milhões por mês. Temos que criar uma cultura para as pessoas deixarem o carro em casa e utilizarem o transporte coletivo. Infelizmente, há uma cultura de demérito para quem utiliza o transporte coletivo”, afirmou Paulo Afonso, salientando que hoje a velocidade média dos ônibus é de 13 km/h, enquanto anos atrás essa média estava na marca dos 20 km/h.

Além de Paulo Afonso, do Sindpass, participaram do encontro os representantes das seguintes viações: Sul Fluminense; Elite; Pinheiral e Cidade do Aço.


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71 comentários

  1. Passou da hora de termos (ou voltar a termos) o transporte sobre trilho.
    A região possui (ou possuía) infra pra isto. Somente este tipo de transporte iria resolver a situação para todo sul do estado. No entanto, esta proposta nunca aparece. Porque?

  2. sr prefeito Samuca
    fui motorista de ônibus por varios anos
    dessas empresas em volta redonda
    linha caieras ceramica uniao
    santo agostinho
    agua limpa
    don bosco
    vila americana
    casa de perdra
    cajueiro
    monte castelo
    jardim ponte alta
    dutra
    jardin redentor
    nova primavera
    enfim todas linhas de volta redonda e algumas que interliga volta redonda a barra mansa
    sinceramente prefeito Samuca
    somente licitação para novas empresas
    ao inves de 4 colocar no mínimo 8 ae sim teríamos transportes
    porque 4 empresas nao da concorrência o preço é o mesmo
    e passageiro quer onibus na hora e nao gosta de esperar
    suser cobra das empresas horairos horairos que passageiros xinga o motorista e cobrador
    a emrpresa cobra do motorista horario
    por exmplo roma I A cajueiro 50 minuto chega na maral peixoto leva 15 a vintae minutos pra atravesar a amaral peixoto e ae como e que o povo quer cobrar do motorista
    e empresa e suser como será que onmibus em asa

  3. O mala prefeito caloteiro e o que nao falta so disse que funciona o govrnador do rio e caloteiro e ai politico corrupto tem aos milhares

  4. Sebastião Barnabé Filho

    Estive em Curitiba e posso falar que é um dos melhores sistemas de transporte coletivo do Brasil e foi espelhado em Sistemas de Transportes da Europa e EUA. O sistema conta com ônibus duplos unificados ou seja um ônibus leva até 80 passageiros e todos com Ar condicionado. As plataformas (Ponto de ônibus) de acesso possuem acionamento para deficientes e abrigam até 40 pessoas, sendo todas protegidas contra Sol e Chuva e dotadas de Ar-Condicionado. Você paga uma única passagem e desce na plataforma para pegar o Itinerário que quiser, desde que fique aguardando o próximo ônibus dentro da plataforma. Em resumo, com uma única passagem você chega ao seu destino. Aqui por exemplo se quer ir do Açude ao Belvedere tem que pagar 2 passagens, fora o tempo de espera que é enorme.

  5. As empresas estão sentindo a evasão de passageiros….
    Sempre as mesmas….sem investimentos
    Passagens absurdas…
    Em Volta Redonda somente 1 carro com ar
    É um absurdo
    O Samuca está certo….coloque uma linha pública que passe pela Vila….Aterrado….Niterói….radial Leste….Jardim Amália….Centro…com certeza fará q diminua o fluxo de carros pelo Centro e arredores…

  6. Curitiba é considerada modelo em gestão e implementação de soluções em transporte coletivo. Ponto… Tem uma das maiores frotas de automóveis per capita do Brasil, com congestionamentos absurdos…

    Com base nesse fato irrefutável, nem se fosse de graça, com ar condicionado, frigobar e wi-fi esse povo abandonaria o carro particular. O problema não é só a qualidade do transporte, mas também a mentalidade da população…

    • Exatamente! Tenho um vizinho que vai de carro na academia que fica a 100 metros da casa dele, no mesmo quarteirão. Um outro que vai de carro no trabalho todos os dias que fica a menos de 200 metros da sua casa. Nenhum ônibus vai resolver essa situação.

      O pessoal pede ônibus e ciclovias para os outros, na esperança de desafogar o trânsito para eles…

  7. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Tem que voltar o trem regional , Assim vai agradar à região toda . Uma linha de Barra mansa à Angra outra linha Barra do Piraí à Itatiaia . O resto é demagogia e conversar para boi dormir .Os políticos não fazem nada em benefício do povo. Cadê , Cadê, Cadê O TREM REGIONAL.

  8. Adivinhem de onde vai sair o dinheiro para pagar essa tarifa zero. Mais uma vez do trabalhador. Esse sistema só serve para encher o bolso dos empresários e gerar mais impostos ao contribuinte. Essa história que vai melhorar o comércio, é conversa fiada, se o cara não tem dinheiro para a passagem de ônibus, como terá para gastar no comércio? Tudo papo furado.

    • Multiplique 3,30 por 44, levando-se em conta que muita gente usa ônibus no itinerário proposto todos os dias, considerando só segunda à sexta… Fez as contas? É um bom dinheiro que vai ser injetado no comércio e serviços da cidade e, indiretamente, retornará ao município…

    • Caro Al Fatah, uma premissa esta falha no seu comentário, você esta partindo da premissa que todos que irão utilizar, ” gratuitamente “, os ônibus, irão gastar o dinheiro que economizaram da passagem, no comércio, o que certamente não é provável, a grande maioria vai é ficar passeando de ônibus na cidade, afinal, será “ grátis”. Agora, uma coisa é certa, faça mesma conta que você sugere, que você verá o quanto de dinheiro vai sair do contribuinte, pois a prefeitura terá que pagar as passagens aos empresários das empresas de ônibus, que serão os maiores beneficiados com esse absurdo.

    • Custo zero?
      O prefeito acabou de reclamar que a prefeitura está quebrada e quer absorver esse custo?
      Aí, o contribuinte que não precisa de ônibus é obrigado a pagar por ele.
      Essa medida vai onerar a todos, inclusive os que trafegam de bicicleta, em nome de um assistencialismo de várzea.
      Se os ônibus já andam lotados, vão lotar ainda mais, com o aumento da demanda devido à redução do custo.
      Agora me digam: Onde no mundo algo que é de graça presta?

  9. Muito blá blá blá….Papo reto ficou no palanque

  10. Enquanto não Mudar o Sistema de Transporte Público de VR vai ser Assim.Linhas Insuficientes que não atende direito a População,Fora Esse Monopólio das mesmas Empresas a Mais de 40 anos cadê a Licitação? E Esses Ônibus da Tarifa Zero serão da PMVR ou das Empresas?

  11. O negócio é estimular a mudança de alguma forma, ferro nesse sanguessugas do transporte!!!

  12. pagador de impostos

    Não existe almoço grátis. Tarifa zero é conversa pra boi dormir. Sempre haverá uma conta a ser paga. Adivinha por quem ?
    As pessoas diminuirão o uso de seu carro quando o transporte público for eficiente, ou seja, confortável (isso inclui ar condicionado), pontual e com itinerários inteligentes e racionais.

  13. Estou gostando de ver este prefeito se mobilizando querendo governar com o povo, não é democracia, estão, é o povo que governa, “Democracia: é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos”. É isso que este cidadão está tentando fazer;
    gente que tinha alvará três , quatro …..anos engavetado na era “NETO” , vá à prefeitura e procura o prefeito você vai encontrá-lo andando para cima e para baixo fácil de vê-lo; ele têm liberado vários alvarás. Ou melhor, dando ordem aos seus secretariados para analisar e resolver rápido. Bom dia a todos!

  14. uma dica sr prefeito eleito Samuca
    ao lado da rodoviária há um terreno enorme
    veja bem a rodovia esta ao lado
    quem mora no roma e vai pro retiro tem que desce e pegar outro onibus
    e diversos bairros
    porque nao colocar uma linha com ponto parindo dali da rodoviara indo a escritorio central volta pega aterrado retiro acude volta pela voldac e aterrado terminando escirtorio central pense nisso

  15. Meu nome é Zé Pequeno!

    Os bairros atendidos pela linha “Circular 15” é outra luta que têm que ser revista porque ninguém merece ficar mais de 30min aguardando o coletivo.

  16. Fazer os motoristas deixarem os carros em casa pra utilizar estes ônibus aí com esta qualidade e com este atendimento? Faça me um favor!

  17. alguem conhece o sistema TRANSCOL?
    em Vila Velha, ESPIRITO SANTO funciona… que tal copiar?

  18. PASSEI TRABALHAR TODOS OS DIAS DE CARRO POR CAUSA DA LUTA QUE É VOLTAR PARA CASA DE ÔNIBUS.
    Em Santa Cruz o transporte funciona muito bem no início da manhã. Vários horários seguidos (5-10 minutos) dentro do horário com o despachante fazendo seu trabalho. Todos conseguem embarcar, seja em pé ou sentado. Claro que nenhum serviço é perfeito e as vezes há pequeno atrasos, mas nada que atrapalhe.
    MAS no FINAL DO DIA NÃO FUNCIONA. Quem precisa embarcar nos bairros Aterrado, Niterói e Voldac ficam até 1 hora no ponto, pois a super lotação faz com que os motoristas nem pare.
    Um transporte ideal seria climatizado, em horários e quantidades suficientes.
    O Preço baixo estimula as pessoas deixarem o carro em casa sim. É um grande passo, porém ineficiente sem as observações acima.
    VAMOS RELATAR A REALIDADE DE SEU BAIRRO.

  19. Tarifa Zero é sempre positivo, logicamente que custeado com valores recebidos nos parkímetros por exemplo, mas será em vão se não CONECTAR MODAIS. Um plano cicloviário TEM que andar em conjunto, para complementação da rota, afinal será apenas mais 1 linha. Se esta nova linha NÃO TIRAR O CIDADÃO de casa, de nada adiantará… ninguém vai pagar para ir a área comercial, circular de graça e pagar novamente para voltar para casa. Existe um diagnóstico feito, aos trancos e barrancos no PlanMob. A Massa Crítica pesquisou quase 5 mil cidadãos para concluir os maiores problemas, nada disto está sendo levado em consideração. AUDIÊNCIAS PÚBLICAS necessitam ser feitas para aprovação deste projeto, assim como O CONSELHO DE TRANSPORTES também precisa ser formalizado para controle social do gasto! Falta MUITA COISA ser arrumada antes de implantar tal Tarifa Zero. Vamos aguardar os próximos passos.

  20. O Samuca que me perdoe, mas tarifa zero não existe aqui nem na China. É um projeto que começa sabendo que não vai vingar.
    Existem outras formas de melhorar a mobilidade urbana, com projetos modernos e parceria com a iniciativa privada, menos as empresas de ônibus, obviamente, essas são sanguessugas da população.

    Que tal nova licitação?

  21. No Brasil tem cidades que nao cobram passagens Porto real e uma delas mas acho que uma licitaçao seria otimo nunca houve sempre as mesmas empresas monopolio

    • Quem te disse isso...

      Ei, sai do formigueiro criatura, “DE GRACINHA” já era, a empresa levou um cano da prefeitura e a população esta a pé faz tempo.

  22. Nem os donos das empresas andam de ônibus, isso que é acreditar no seu trabalho.kkkkkkkk

  23. Deveria haver participação popular neste projeto e no mínimo, qualquer cidadão deveria ter acesso a detalhes do projeto. Aguardando os próximos passos…

  24. Volta Redonda, quem pode anda de carro, por isso os congestionamentos e falta de estacionamento.
    Os ônibus passam quase de hora em hora, não tem ar e vem super lotados…
    Lugar para bike em ônibus?
    Não tem lugar nem pra cadeira de rodas ou carrinho de bebê, sem falar quando se vem em pé na escada igual uma sardinha em lata.

    • Perfeito. As maiores reclamações da população são O TEMPO de espera e lotação – 85%. Em contra partida, 65% das pessoas reclamam do custo da passagem. Não adianta fornecer o Tarifa Zero SEM EXPLICAR os custos da tarifa paga. Mas esta pesquisa pelo visto vai ser ignorada assim como todo o trabalho realizado no PlanMob até o momento.

  25. infelizmente essa estrategia pode n ser legal…pois vivemos uma nova economia…quem compra nem na rua sai…
    compra tudo pela internet… quem compra hoje em dia é adolescente, jovens e adultos jovens…e alguém vê jovens em lojas? o horário comercial tb é outra coisa ultrapassada… idoso já n paga passagem…e o que vai acontecer é um povo q n tem nada pra fazer e nem dinheiro pra gastar, passear de ônibus o dia todo….

  26. Populismo puro.Abra licitação para novas empresas e ponto final.

    • PERFEITO. Novas licitações para NOVOS TRECHOS. Diminuição de tempo de espera e consequentemente diminuição da lotação. Ar condicionado e trajetos rápidos. Este é o ponto!

  27. Esse modal de transporte não funciona mais !!! Tem que colocar BRT, busão articulado com energia renovável, seja híbrido ou 100% elétrico, VR já é muito poluída, criar um corredor de verdade invés dessa gambiarra que foi feita no governo anterior da rua 16 até rua Gustavo Lira, existem muitas propostas modernas que podemos nos basear.

  28. Saulo da Prefeitura

    Andar nesses ônibus sujo e sem ar condicionado; tô fora! Vou de carro mesmo. É uma vergonha essa frota de ônibus na cidade e no Estado do Rio; como pode até hoje, em pleno século XXI ainda existir ônibus e carros em geral, sendo fabricados sem ar condicionado: país de terceiro mundo!

  29. Gratuito, como assim? Claro que não é gratuito, será pago com nossos impostos. Para o empresário dos empresas de ônibus vai ser ótimo, afinal, receberão um valor mensal, ônibus cheio, transportanto passageiros ou não. Quem vai pagar é o povo, que vai financiar essa vergonha. Samuca, você vai fazer um circo maior que o do Neto, tá de brincadeira.

  30. E INCRIVEL COMO O POVO ACREDITA EM MILAGRE , OLHA O SAMUCA TA ME LEMBRANDO COLLOR DE MELLO.

    GENTE ACORDA NINQUEM FAZ MILAGRE, SAMUCA TA CHEIO DE BOAS INTENÇOES SO QUE NA PRATICA E OUTRA COISA.
    EMPRESA DE ONIBUS OS CARAS NAO JOGAM PARA PERDER , ELE TERIA QUE ABRIR UMA LICITAÇAO , ESTIPULA UM VALOR VIAVEL E VAMOS VER NO QUE VAI DAR.

  31. Não entendo mais nada, outro dia anunciando que o município esta todo endividado, que não sobra nada e mal dá para pagar as contas e agora essa, não sou contra mas gostaria de entender para não ficar com cara de otário, como fiquei. O Samuca tinha que entender e explicar porque não foi inaugurada até agora a Rodovia do Contorno,,,e o que falta…seria a maior bola dentro para a mobilidade, mas voltamos a passagem gratuita, o discurso foi de gestão moderna, com foco nos resultados, equipe profissional mas até agora nada de papo reto, só bla, bla, bla

  32. Alô, pessoal. Vamos aproveitar esta MARÉ BOA, do nosso prefeito eleito, e vamos congestionar a linha da SUSER, para cobrar melhor fiscalização no transporte público. É grande o número de reclamações sobre a falta de manutenção dos ônibus da viação Sul Fluminense, por exemplo, o que pode acarretar acidentes como os do ano passado, quando a barra de direção de um coletivo quebrou, e por sorte não houve mortos ( mas, houve uma vítima ferida com gravidade, a quem a direção da empresa não deu a mínima).
    Não vamos esperar por mais acidentes graves. Vamos fazer nossa parte.

    SUSER- Av. dos Trabalhadores, n° 333 – Centro – Volta Redonda – RJ
    CEP 27255-125 Tel (24) 3343-7060
    Email [email protected]

  33. É importante considerar nesse transporte gratuito um espaço no coletivo para o usuário embarcar com sua bicicleta assim os ciclistas poderiam complementar os deslocamentos. Os coletivos de Londres permitem bicicletas dobráveis. O metro do Rio permite o embarque de bicicleta no ultimo vagão.

  34. Esse prefeito é meu herói!

    Nota 10 pro Samuquinha!!!!

  35. E quem mora na periferia como fica? Essa ideia é pra levar os moradores para os grandes centros comerciais e o comércio dos bairros periféricos como fica são dois pesos e duas medidas.

  36. O nome disso, é demagogia!
    Ele sabe que é impossível, e o povão acredita!

  37. Apoio o uso de automóveis, o transporte público em todas as cidades da região e uma porcaria há anos e ninguém vai mudar isso. Os empresários são gananciosos e o poder público incompetente. Portanto sr cidadão, use seu carro, e mais rápido e confortável.

  38. Gente caia na real…. política é igual a novela ” Malhação ” só muda os personagens, mas a estorinha é a mesma.

  39. Senhor Prefeito. Sabemos que assumiu agora e está com um monte de problemas deixados pelo NETO. Entretanto pedimos ver com carinho a situação dos servidores que tem direito a tendimento médico e hospitalar pelo FAPS e estão impedidos de serem atendidos, pois o prefeito NETO não pagou as clínicas, hospitais, laboratórios prestadores de serviços. Estamos sem atendimento nenhum. estou com um pedido de ecodoppler, fui ao FAPS hoje e me mandaram de volta dizendo que não tem convênio atendendo.

  40. Alguém morrendo de calor

    Prioridade de verão.
    Ar condicionado nos ônibus.
    Nesse calor parece uma sauna.

  41. Audiência pública já!!!

    Tarifa comercial zero? Será que alguém ainda acredita em almoço grátis? O samuca estava na semana passada contingenciando o orçamento e falando em 800 milhões de dívida. De onde virá os recursos para esse projeto?
    Como será feito o controle do número de passageiros que utilizará esse transporte? Vamos pagar o número de passageiros que a empresa de ônibus informar? Esse tipo de projeto não deu certo em lugar nenhum e é uma porta aberta para a corrupção. Um projeto como esse deveria ser discutido em audiências públicas. Esse não é o governo do dialogo? O contribuinte precisa opinar sobre uma questão como essa.

  42. Já vi isso em algum lugar…

  43. Perguntar não ofende

    O principio de um Plano de Mobilidade Urbana é a Cidade para as Pessoas, onde os transportes Não Motorizados tem Prioridades pois opções de modais não motorizados, que promovem ganhos ambientais, econômicos, sociais e de saúde aos usuários e à cidade. E os transportes coletivos sobre os individuais. Cadê O Plano Cicloviário. Assumiu o Compromisso e daí?

    • Para com esse papo de plano cicloviário. A maioria das pessoas têm de se deslocar grandes distâncias e usuários de bicicletas sofrem com intempéries mais do que qualquer outro transporte. O transporte para uma cidade com área tão reduzida e razoavelmente concentrada como VR é o ônibus, porém com essas nossas atuais empresas vai continuar sendo uma enganação qualquer tentativa de melhoria. Com uma passagem que custa 60% daquela que se paga em municípios de área maior, vai continuar tendo menos usuário a cada dia.

    • Perfeito. Estamos aguardando a inclusão na agenda do Plano Cicloviário. Se José da Silva quer continuar no carro dele … problema dele. Vai de cada um. A questão é DAR ESPAÇO A TODOS OS MODAIS, isto sim é democracia.

  44. LUZIA CHAGAS SILVEIRA

    Até que enfim um governo vai tentar resolver o problema dos engarrafamentos via transporte público. Se houver ônibus à vontade para andarmos, não pegaremos o carro, praticamente não precisaremos dele no dia a dia. Moro no Jardim Vila Rica, onde tem ônibus regularmente para a Vila, para onde mais vou. Utilizo o ônibus, onde ando sem pagar diretamente, pois sou idosa. Utilizo a carteirinha. Na maioria das vezes, saio, resolvo meus problemas e não tiro meu carro da garagem. Mesmo que seja criado um imposto, tarifa, sem lá o quê, para fazer face a despesa coberta pela prefeitura, vale à pena, pois o trânsito melhora e, também, a qualidade do ar. Mas terá que ter ônibus para servir condignamente aos usuários.

  45. Nao emtendo o porquê de nao utilizarem o terminal da rodoviária para parada central de ônibus. Absurdo vc pegar um ônibus no retiro e ir até a Ponte Alta e pagar o mesmo de quem vai da Amaral Peixoto pra Vila. Centralizem tudo ali na rodoviária com bilhete único para qualquer lugar… e olha que este projeto ja existe hemmm.

  46. Samuca que tal vc começar a fazer com que certas comunidades da cidade que tem água, luz, esgoto… Passem a pagar o IPTU. Se vc não sabe vou te dizer que no são Carlos, na favela da vila são Geraldo na Divinéia e etc não se paga IPTU, isso não é justo com quem paga. Ou então vc cria o IPTU zero…

    • Currais eleitorais. Têm acesso a escola, creche, posto de saúde e mais o que for “de graça”. Nunca vão pagar ou vão transferir seus votos pro primeiro malandro que prometer rever a decisão.

    • Apoiado , concordo.

  47. Perguntar não ofende

    Dará certo sim, se eliminar o volume de ônibus circulando em duplicidade, em niterói, aterrado, vila , amaral peixoto.

  48. Isto é populismo. Igual à promessa do Zoinho/Garotinho de ônibus a R$ 1. Não existe passagem de graça, ou a prefeitura irá pagar às empresas de ônibus com dinheiro de nossos impostos ou a passagem irá subir para compensar as gratuidades, como já ocorre hoje. Que tal permitir outras viações em VR ? Desta forma, elas disputariam o mercado e baixariam o preço das passagens.

    • Alfredo, temos vários postos de gasolina na cidade e não baixam o preço do combustível…

    • Taxista 1/2 roda… Temos apenas 3 postos de combustível em VR.

    • Temos vários postos não. Há muito tempo o controle pra se abrir postos de combustível pela prefeitura acaba emperrando a vinda de novas empresas. Sem contar que os postos da cidade estão nas mãos de 6 pessoas.

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