quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura de Volta Redonda promove ação no Dia Internacional do Consumidor

Prefeitura de Volta Redonda promove ação no Dia Internacional do Consumidor

Matéria publicada em 15 de março de 2019, 22:09 horas

 


Funcionária do Procon orienta consumidora em frente à Prefeitura de Volta Redonda
(Fotos: Gabriel Borges – Secom/VR)

Volta Redonda – O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Volta Redonda, promoveu uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, nesta sexta-feira, dia 15. O ato foi em frente à prefeitura, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado e foram entregues panfletos explicativos com dicas de consumo consciente e esclarecimento de dúvidas para as pessoas que passavam pelo local. Além de fortalecer no consumidor o entendimento de que é necessário que ele reclame para que possa fazer valer seus direitos.
O coordenador do Procon-Vr, Alexandre Masse, disse que estão realizando essa ação devido a data comemorativa deste dia. “Buscamos despertar na população sobre os direitos e as necessidades do consumidor. Além das necessidades de proteção e defesa dos consumidores, da conscientização e respeito que as empresas têm que ter para melhorar a qualidade das relações de consumo”, apontou.
O assessor Jurídico do Procon-VR, Dario Aragão Neto, completou que eles estão aproveitando para inaugurar uma agenda positiva do Procon com ações que vão ocorrer durante todo o ano. “Nessa nova reestruturação que estamos tendo, iremos trabalhar muito com prevenção e educação do consumidor, além da fiscalização que já é trabalhada”, afirmou.
Hoje, se comemora o dia internacional do consumidor. No dia 15 de março de 1962, foi a data em que o presidente John Kennedy, fez um discurso, e pela primeira vez mencionou a importância e defesa do direito do consumidor, devido a ampliação do mercado de consumo.
“Todos nos consumidores somos vulneráveis. É importante essa ação para as pessoas, assim como eu, entenderem que é necessário reclamar e fortalecer cada vez mais essas reclamações”, contou o Advogado, Fabio Cerqueira.
Alexandre afirmou ainda que os empresários também precisam ter a consciência de que não se pode praticar abusos, dos mais diversos, como vem acontecendo. “Defesa do consumidor é levar cidadania para a população. A gente quer fazer varias outras ações, tudo que possa aproximar o Procon da população”, contou.
Através de um pedido do Prefeito Samuca Silva, o Procon-Vr vem passando por uma reestruturação, desde o ano passado, através de ações de prevenção e educação. “Qualquer problema O Procon protege, ampara e defende os direitos do consumidor. Buscando soluções pré-processuais que envolvam as relações de consumo.  Promove a cidadania por meio da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, auxiliando de forma preventiva os consumidores e levando a conscientização e educação com o intuito de melhorar a qualidade das relações de consumo”, finalizou Samuca.
A sede do Procon-Vr fica na Avenida Paulo de Frontin, nº349, Aterrado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    E a quem reclamar dos serviços prometidos pelo prefeito e não entregues, no caso do Orçamento Participativo de 2017 para ser executado em 2018?

    Para serem executadas as obras foram pagas ANTECIPADAMENTE com os meus altíssimos impostos e nada entregue. E olhe que as obras do Orçamento Participativo de 2017 para ser executado em 2018 foram aprovadas pelos 21 vereadores, ou seja, está legalmente autorizada a execução.

    Podemos reclamar com os 21 vereadores que têm por obrigação (eles ganham altos subsídios para isso) fiscalizar o executivo? Ou com os eleitores dos 21 vereadores?

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

    Uma vez no posto, eles atropelam até a própria Lei Orçamentária que assinam.

Untitled Document