Prefeitura de Volta Redonda vai reforçar prioridade à Saúde em 2019

by Paulo Moreira

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda vai reforçar, em 2019, o foco na saúde. O objetivo, desta vez, é humanizar o atendimento. A informação foi dada pelo prefeito Samuca Silva: “Nossa prioridade é saúde e sempre foi. Aumentamos os recursos nessa área em 2017 e 2018. 2019 será o ano da saúde, qualidade no atendimento e diminuição da fila de espera que encontramos. Se 2017 e 2018 foram de alocação de recursos e estruturação, 2019 será da humanização”, disse ele.
Samuca se referiu aos diferentes momentos da saúde durante sua gestão: em 2017, depois de se inteirar da real situação das finanças da prefeitura, o governo conseguiu equacionar e renegociar débitos, abrindo caminho para a retomada de investimentos. Mesmo assim, já naquele ano, houve mais investimentos em saúde.
O aumento da despesa efetivada com a saúde em Volta Redonda foi de 12,6%, com o volume de verba passando de R$ 230,8 milhões em 2016 para R$ 259,8 milhões em 2017. Isso fez com que o anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), concluísse que Volta Redonda foi uma das três cidades que mais ampliaram seus investimentos em 2017, junto com Guarulhos (SP) e São João do Meriti (RJ).
No fim de 2017, a prefeitura já apresentava uma medida de impacto: a inauguração do Hospital do Idoso. No mesmo ano, a população ganhou a Clínica Odontológica Concentrada (COC) no Santa Cruz e a nova UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Padre Josimo. Durante 2018, houve a aquisição do Hospital Santa Margarida, a abertura da Clínica de Hemodiálise e da UBSF do bairro São Sebastião, além da inauguração da Unidade Descentralizada de Fisioterapia, no bairro Água Limpa. Com isso, a estrutura do setor foi reforçada.
– Para 2019, a meta é usar essa nova estrutura de maneira a acolher melhor as pessoas. Com pequenas mudanças de comportamento, o cidadão vai se sentir bem atendido – disse Samuca.

IPPU de Volta Redonda elabora metas para o ano de 2019

 

A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano se reuniu na manhã dessa segunda-feira, dia 14, para elaborar as metas a serem seguidas neste ano de 2019. Segundo o Presidente do IPPU, Marcio Lins, essas metas foram traçadas por cada diretoria e durante a reunião as ideias foram compiladas e serão apresentadas para o prefeito.
Marcio Lins explicou que dentro desse plano estão a nova revisão do termino da legislação urbanística, o projeto do estacionamento vertical, na Vila Santa Cecília, que deve ser entregue até o mês de fevereiro, além de projetos das demais secretarias.
“Esse é um ano que o prefeito está focado, além de outros assuntos, nas realizações da cidade, melhorando toda a infraestrutura. Traçamos essas metas e objetivo para termos um ano eficiente”, explicou Marcio.
Estiveram presentes, o chefe de gabinete, a assessoria jurídica, os departamentos de projetos, planejamento urbano, informações e o de controle urbanístico.
O secretário destacou ainda que, o importante dessa reunião é buscar uma melhoria continua, onde o aconselhamento do prefeito Samuca Silva é entregar para a população uma cidade cada vez melhor.
“Dentro dessa reunião, cada um trouxe suas propostas onde definimos cada área com as metas a serem desenvolvidas Estamos fazendo um trabalho de analisar os projetos do ano anterior, seja os pontos positivos e negativos para, a partir dessa semana, traçar as metas a serem superadas, em relação ao ano anterior”, completou.
O próximo passo é passar essas metas para a Secretaria de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) para validar e incluir no sistema de gestão da prefeitura, em uma atuação harmônica e consoante.
Para o prefeito Samuca Silva, o nosso objetivo é buscar melhorias para a população. “O que já vínhamos fazendo, iremos revisar e traçar novas metas e novos desafios. Além de criar um controle de clima organizacional que será avaliado. Uma forma inovadora e que vai estipular prazos para a o início dessas novas metodologias. O IPPU planeja a cidade de forma sistemática, através de projetos elaborados com uma visão de futuro do crescimento urbano, procurando aperfeiçoar a utilização de recursos municipais”, concluiu o prefeito.

 

Procon Volta Redonda passa por reestruturação

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 14, o coordenador do Procon-VR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda), Alexandre Masse de Deus; e o assessor Jurídico, Dario Aragão Neto, para discutir a reestruturação do órgão. Também estavam na reunião o procurador Geral do Município, Augusto Nogueira, e a subsecretária de Administração, Priscila Cunha.
A formalização do convênio com a Fundação Procon-RJ para ampliar as atividades do Procon-VR foi a primeira pauta do encontro. De acordo com o coordenador Alexandre Masse, o trabalho conjunto com as esferas estadual e federal é primordial. “O convênio também garante amparo na área de informática e sistemas”, falou.
O assessor Jurídico do Procon-VR, Dario Aragão Neto, falou que o próximo passo é a implantação de um conselho com representantes do Poder Público Municipal, como a Vigilância Sanitária, e membros de entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Aciap (Associação Comercial e Agropastoril) e outras. “A criação do conselho dá respaldo e credibilidade às ações do órgão”, acredita.
Para o prefeito Samuca Silva, cuidar do direito do consumidor é um compromisso de sua gestão. E a garantia de atendimento ágil e eficiente passa por essa reestruturação. “Além de mudanças administrativas, o Procon de Volta Redonda vai ganhar nova sede. A expectativa é que a população conheça o novo Procon até março de 2019”, afirmou.
Ele ressaltou a importância da atuação do órgão no município. “A fiscalização periódica aos postos de combustível, por exemplo, teve um resultado inédito para Volta Redonda. Queda no preço da gasolina”, comemorou o prefeito Samuca.
Mesmo passando por mudanças, a equipe do Procon-VR, formada por cinco atendentes, além do coordenador e do assessor jurídico, já preparou uma agenda anual de atividades. Na programação estão incluídas ações de orientação e prevenção. Temas como consumo consciente, compras online, dicas e orientações sobre os direitos do consumidor serão tratados. Além disso, está mantido o trabalho de fiscalização, principalmente, nos postos de combustível do município.

You may also like

2 comments

Povo 15 de janeiro de 2019, 12:50h - 12:50

Infelizmente é muito dificil de acreditar nas coisas que vem desse prefeito. Ele é péssimo.

Indignada 15 de janeiro de 2019, 00:38h - 00:38

Tudo bem, mas, senhor prefeito, e a segurança pública em Volta Redonda? Estamos tendo notícias, todos os dias, de episódios de violência ao cidadão de bem. Roubo de carros, invasão de casas, assassinatos. Estas tristes notícias não eram estampadas nos jornais com tanta frequência. Senhor prefeito, dentro das possibilidades do poder público municipal lhe peço que aja no sentido de combater sem trégua as ações de criminosos nesta cidade.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996