segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 - 22:52 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura de VR estuda lei contra carros com som alto

Prefeitura de VR estuda lei contra carros com som alto

Matéria publicada em 14 de setembro de 2015, 21:00 horas

 


Em Campinas, legislação que entrou em vigor no dia 22 de janeiro já rendeu 256 apreensões

Volta Redonda –  Representantes da Prefeitura de Volta Redonda estiveram em Campinas (SP), na última semana para conhecerem, analisarem e tirarem as dúvidas sobre a ‘Lei do Pancadão’, como é conhecida na cidade a lei que proíbe o excesso de volume de som nos veículos. Desde que a lei entrou em vigor, no dia 22 de janeiro deste ano, 256 veículos foram recolhidos ao Depósito Público, sendo que seis já foram leiloados.

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, afirma que o problema não é exclusivo da cidade.

— Recebemos inúmeras denúncias toda semana, mas sabemos que este não é um problema só de Volta Redonda. Tentamos diversas soluções, como verificar todos os itens do veículo e inclusive indo à 93ª DP por perturbação do trabalho e do sossego, com GMs assumindo os registros de ocorrência. Mas, mesmo assim, as denúncias não pararam e o abuso continua acontecendo. Ficamos sabendo que essa lei de Campinas vem rendendo resultados positivos e queremos adaptá-la para Volta Redonda, sendo que ela foi embasada no Código de Posturas — explicou o major Luiz Henrique.

Essa reunião contou ainda com o aval da Câmara Municipal, pois o presidente da Casa, vereador Paulo Conrado (PSD), foi convidado pelo comandante da Guarda Municipal para participar da reunião no município paulista. Compromissos o impediram de ir, mas o presidente da Câmara informou que existe um projeto de lei do vereador Washington Granato sobre o assunto. “O nosso objetivo é justamente contribuir com informações para que a lei seja aplicável e satisfatória para Volta Redonda”, salientou o major.

A intenção da prefeitura é envolver todos os setores na elaboração de uma legislação eficaz para o município. Luiz Henrqiue diz que o trabalho envolve a Guarda Municipal, as secretarias municipais de Fazenda e de Meio Ambiente, a Suser (Superintendência dos Serviços Rodoviários) e, principalmente, o poder Legislativo, que tem fundamental importância para a conclusão da lei.

— Tenho certeza que o vereador Granato, autor do pré-projeto, não medirá esforços para que haja o envolvimento de todos os setores, tanto na elaboração quanto na aprovação da lei — ressaltou o comandante.

A reunião teve ainda a participação de representantes da prefeitura de Limeira, cidade próxima a Campinas, que foram lá para tirar todas as dúvidas, uma vez que elaboraram uma lei para o município, baseando-se na de Campinas, que é uma das pioneiras no assunto em nível nacional. “O objetivo dessa lei é retirar de circulação principalmente os veículos que usam o som acima do suportável e não respeitam o cidadão próximo, já que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é fragilizado na questão do som alto, pois a previsão é apenas a retenção do veículo até a solução do problema, além da multa, o que não inibe o condutor de aumentar o som, após a retirada do guarda municipal do local”, explicou o major.

Ainda de acordo com ele, será agendada uma reunião em breve, envolvendo as associações de moradores para que os seus presidentes possam opinar sobre o projeto, já que representam todos os bairros de Volta Redonda.

“Precisamos do envolvimento das associações, pois elas são a voz dos moradores que se sentem incomodados com o som automotivo abusivo e os que poderão nos apontar quais os locais onde ocorrem esses barulhos”, afirmou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

61 comentários

  1. Aprovado ! Em breve motos com escapamento parecendo um berrante infernal tbm poderia entrar na lista.

  2. Som alto dos carros em frente a Boate Black Jack no Aterrado.
    Som alto da Boate, que não tem isolamento acústico, o que existe é uma telha de amianto de quinta categoria, que não suporta as Bandas ao Vivo, de TERÇA A DOMINGO.
    Som alto das pessoas gritando na rua em frente a Boate durante a madrugada.
    Socorro!!!! QUEREMOS DORMIR!!!!!!!!

  3. Isso ai é a cultura funk que a rede bobo quer enfiar na sua goela abaixo. Tem uns dizendo que vai desempregar que instala som.
    hahaha
    Os datilógrafos não perderam o emprego por causa do computador.

  4. Ta bom, querem proibir o nosso som auto motivo, que agente paga um imposto absurdo pra poder ter o som, porque esse pais de merda só sabe roubar de trabalhadores, ate ai tudo bem, nada de mais pra população ! Mais é sobre essas igrejas que ficam gritando igual uns retardados é não deixam nós dormimos ? construíram uma igreja na frente da minha casa, já pedi para poder diminuir o volume, mais parece que aumentaram mais, é sobre isso ? não iram tomar providencias ? #CarroBaixo é #SomAlto não é crime, apenas precisamos de um local adequado para podermos colocar nossos som!

    • Paga imposto de que? Compra tudo em Paris …cida do norte na feira de muambas do paraguai e acha que ta pagando imposto?
      Tem que acabar com essa zoeira mesmo esse pessoal acha que o ouvido dos outros é pinico.

    • Paga imposto de que? Compra tudo em Paris …cida do norte na feira de muambas do paraguai e acha que ta pagando imposto?

    • aii irmao nem vai ver quanto fica pra montar um som , e outra Volta redonda tinha que ter um lugar soo pra galera se reunir , nn teria mais esse problema , soo que querem punir , apreender os veiculos para depois leiloalos e levantar mais dinheiro pra merda desses bandidos da camara , tudo tem solução so que querem bater de frente, querem usar a força pra acaba com as coisas que curtimos , muitos que tem som auto no carro , trata o carro como um filho , gasta uma grana pra deixa o carro perfeito aos olhos dele , e estao querendo acabar com isso , voce sabia que o valor de um ipva no EUA custa $60 quando no Brasil o do mesmo veiculo cuta R$1000 ?

  5. Já passou da hora do poder público tomar alguma atitude. Espero também que haja fiscalização por parte da Secretaria de Meio Ambiente em se tratando da quantidade de decibéis permitidos, pois nos finais de semana, os abusos são recorrentes e não há fiscalização. Tal fiscalização deveria valer, inclusive, para igrejas e qualquer um que não respeitasse a lei.

  6. Demorou pra acabar com esse abuso e desrespeito aos cidadãos…. Quer ouvir música no último volume? Coloca seus fones de ouvido e aumenta o som !

  7. Pode informar que saiu a nota e deram ZERO pra ela.

  8. po nada a ve ,isso palhaçada .tem gente q gosta de som alto ue ,é so cada um fica na sua .. sem incomodar ninguem,pha estragando alegria dos outros sf

    • Que alegria é essa rapaz, vc chega em casa ás 2 da madruga cansado de tanto trabalhar, querendo dormir e o seu filho com 4 meses de idade chorando pq o cara gosta de musica alta com o carro atravessado no meio da calçada, alegria besta essa.

  9. Na rua aonde eu moro passam de madrugada com o som nas alturas que os alarmes dos carro chegam á disparar, eles não tem respeito por ninguém, fora o som que é de um péssimo mal gosto.

  10. Acredito que tem haver uma regulamentação desses carros, pois a ordem deve ser mantida. Numa cidade não pode prevalecer o desejo de alguns, mas sim o bem estar de todos. Parabéns ao Comandante da Guarda.

  11. Acho que em uma cidade como a nossa a prefeitura deveria se preocupar com coisas mais importantes, do que um carro que passa com som alto na rua.
    Criar lei contra esses policiais corruptos ninguem cria né ? Ninguém fiscaliza!
    A rua da minha casa toda esburacada ninguém cria lei pra não permitir isso !
    Fala sério, pra mim é falta do que fazer!

    • Atrapalhar a paz e sossego dos outros que é falta do que fazer minha querida. Quem é trabalhador não fica a madrugada toda atrapalhando o descanso dos outros !

  12. Moro no Casa de Pedra, e tem um vizinho que não respeita os idosos e doentes da rua.

  13. Concordo plenamente! A cidade de Campinas está de parabéns pelo ato inteligente para proteger os direito dos cidadão de bem; essa defesa contra os sem noção que andam de madrugada com o som altissimo achando que está em uma cidade fantasma tem que ser preso e ter seu veiculo apreendido, levando uma pesada multa para se conscientizar do seu ato de burro e egoista… essa medida não é PALHAÇADA não pois, é um absurdo uma pessoa andar com um carro com o som altissimo, principalmente de madrugada; é desumano ver um idiota passando proximo a um hospital com o SOM altissimo e mesmo assim vai dizer que é palhaçada? as autorideades tem que pegar pesado contra essas pessoas que andam com o carro equipado com um pesado equipamento de som também acho que os carros de som que andam fazendo propaganda andando a 20km por horas causando uma poluição sonora e causando também engarrafamento tem que ser exterminado também muitos abusam e se acham no direito de causar engarrafamentos entre outras coisas… TEM QUE EXTERMINAR ESSAS VITROLAS AMBULANTES SIM !!

  14. LEMBRAMOS QUE ISSO TAMBEM DEVE VALER PARA OS POLITICOS QUE PASSAM COM CARRO DE SOM A TODA ALTURA NA EPOCA DE ELEIÇÃO.

  15. PASSOU DA HORA DE FAZER ISSO. É UM ABSURDO O QUE ESTES CARAS FAZEM. ALEM DE MUSICAS COM LETRAS PORNOGRAFICAS. TEM E QUE APREENDER OS CARROS. PEGAR O MOTORISTA COLOCAR NUMA SALA FECHADA COM O SOM A TODA ALTURA POR 24 HORAS. QUERO VER SE VAI GOSTAR. O SOM E TAO ALTO QUE ATE DEISPARA OS ALARMES DOS CARROS QUE ESTAO MARADOS. COMEÇEM JA ISSO. APROVEM, JA ISSO O MAIS RAPIDO POSSIVEL. FIM DO SOM ALTO.

  16. SÓ QUERIA SABER EM QUE ISSO AJUDARIA A CIDADE?NOSSA CIDADE TEM VÁRIAS LOJAS DESTINAAS A SOM AUTOMOTIVO E PREPARAÇÃO DE VEICULOS.NO MEIO DESSA CRISE E NOSSOS POLITICOS PREOCUPADOS COM SOM ALTO,ISSO VAI GERAR MAIS DESEMPREGO,GENTE VAMOS DEIXAR DE SERMOS TOLOS,SOM ALTO E CARRO REBAIXADO NAO É CRIME,VAMOS EXIGIR LEIS QUE FAVORESSAM A SAÚDE E EDUCAÇÃO QUE SAO MUITO MAIS IMPORTANTES….

    • As lojas de som automotivo não vão fechar, porque os carros continuarão a ter som! O que será proibido são os carros com som abusivo! Desrespeitar as pessoas andando com som alto durante a madrugada é crime, sim! Engraçado que os que fazem isso se incomodam com o som alto de uma igreja! Mas esquece que o som do seu carro também incomoda as pessoas! Educação neles! Pelo fim do som automotivo abusivo!

    • Saude e educação meu caro. começam tendo respeito com os outros. Ninguém é obrigado a ouvir o som horroroso em volume absurdo, principalmente no horário em que a maioria das pessoas que trabalham o dia inteiro querem dormir e ter seu merecido descanso.

  17. Só que em SP quem tem som automotivo tem um local aonde podem ir escutar seu som queru ver se em VR eles vão disponibilizar esse espaço pq falar q vai apreender e fácil pq aqui em VR eles não podem ver um carro rebaixado que eles param enquanto isso vários carros irregulares andam em VR sem problema algum

  18. Enquanto isso em Barra Mansa, os carros continuam estacionado em fila dupla em diversos locais, carros com som abusivo continuam circulando, igrejas e bares continuam abusando do som alto e outras posturas não reprimidas pela prefeitura. Em barra mansa, poucas coisas funcionam corretamente, entre elas, a inércia do prefeito, o trem para parar o trânsito e o envio dos carnês de iptu.

  19. É até apoiável essa lei mais se a prefeitura não disponibilizar um lugar distante que possa ligar sem encheção de saco é covardia se quer fazer tem que fazer igual por que os dados da só mostram o lucro de quem prende e as lojas que vendem e os eletricistas que fazem bico instalando os carpinteiros que fazem as caixas…
    Tem que aproveitar pegar o ponto da vila e deixar igual os de Limeira aqui o povo também anda de ônibus vai lá e olha acidade inteira não só o que lhes convém pra depois copiar, agente tem muito que aprender com eles não é só isso , quando Volta Redonda começou a caminhar la já existia a 140 anos

  20. Todo projeto de lei e válido para uma sociedade , desde de que o faça com bom censo, o som automotivo nas ruas as vezes incomoda . Por que não convocar os amantes de carros com som ou rebaixado para uma plenária na câmara dos vereadores , por que não ouvir os amantes de carros com som , o que os vivem essa cultura tbem querem ser ouvidos , querem colaborar , querem a coisa certa , vamos partir a princípio pela educação , não pela truculência , não pela covardia . A espaço para todos na nossa cidade , dei um espaço afastado do grande centro com supervisão dos órgãos de segurança para que não vire bagunça e depois faça a lei e puna a que não a cumpri .

  21. Pq em vez de criar leis aprender carros … Não cria um local específico pra essa galera que tem esse rob curtir seu carro de som na cidade longe de onde possa encomodar alguém ai sim não esta na quele local ai som prende o carro…

  22. Sabe o que é mais engraçado, que até um ano atrás o sr granato estava perfeitamente procurando apoio aos seujeitos que ele esta querendo prejudicar, o legal e que ninguem reclama quando tem show na ilha, ninguem reclama do barulho da csn, ninguem reclama dos viciados em crack e em outras drogas na praça japão, ninguem reclama de muita coisa da cidade, que aos olhos de alguns são invisiveis essas situações, esse major da guarda municipal e um fanfarrão, aos cidadãos de bem se preparem, pois quando esses guardas municipais estiverem andando armados, seus egos irao decolara, e irao fazer uma sequencia de merda nessa cidade, pois sem armas ja se acham os poderosos. sinceramente tenho pena do rumo que volta redonda esta tomando, do esquecimento e omissão de fatos do senhor granato pois mais uma vez lembrando sua campanha no ano de 2014 teve apoio incondicional dos meninos do carro rebaixado e som automotivo, parabens aos senhores e viva o crime, pois para proibir o som e facil, agora para proibir as crianças de entrar na vida do crime e dificil! viva volta redonda com o povo, desonestidade e incompetencia!

  23. Só acho que esse major da guarda municipal de VR deveria se preocupar mais com os assaltos da vila sta Cecília, com o trafico de drogas da cidade, com os estupros nos bairros mais retirados do centro e também colocar a cara dele na reta e ir pra rua ao invés de ficar se escondendo atrás de uma imagem que é a guarda municipal de volta redonda! Ficar em uma sala com ar condicionado é mole quero ver ir pra rua sr. Major, Tenho pena de todos os guardas municipais que hoje são mal vistos por muitos graças a você. Quero ver meter essa marra no rio de janeiro!

  24. Q a lei Seja justa ! Agora vamos ver o Bon senso das autoridades… e antes da lei já faz o investimento de aparelhos para medir o som e fazer as coisas certas se não vai ser mais uma forma da polícia abusar do poder… e muito fácil cortar pela raiz !!!! Encara e fiscaliza 24h pq a gente paga pra isso !!!!!

  25. Quero saber se os carros de propagandas políticas vão entrar nessa lei ai

  26. Socoooorro Majoooor!

    O major pediu para apontar, vou começar então pela Rua Fernando Tedesco em frente ao N°550 no Bairro São Lucas, um corsa prata perturba, enlouquece e revolta toda a vizinhança com um ruído terrível, pois este é o conceito para som indesejável, as janelas e portas das residências tremem com o ruído emitido pelo equipamento de som. Vai tomar alguma providência Major? Pois, ligar para o CIOSP e nada é a mesma coisa, estamos cansados de tantos aborrecimentos!

    • Boa…vc falar do ciosp. Moro no bairro Aero Clube e toda sexta feira vem um bando de vagabundo fazer barulho enfrente ao clube, não só com som alto, mas fazendo cavalinho de pau. Ligar pro Ciosp chega ser ridiculo. o prefeito deveria ter consciência que essa porcaria não serve pra nada.eles nem se dão ao trabalho de atender qdo reconhecem o número que já ligou varias vezes.espero que essa lei realmente funcione e favoreça as pessoas que esperam que a lei do silêncio seja respeitada.

  27. Palhaçada? Palhaçada é você sair na rua e ser obrigado a ouvir palavrões e porcaria contidos nas letras das músicas oriundas dos sons com volume abusivo nos carros. Tudo isso sem a mínima censura e vocês sabem do que estou falando. Na rua transitam crianças e pessoas que não precisam ficar ouvindo palavras de sacanagem e de baixo calão o dia todo por causa de alguns “motoristas” e “cidadãos” que ficam impondo músicas infames nos ouvidos do povo.

    Tem que apreender o carro mesmo. É incrível como o povo quer ser respeitado mas não move um dedo pra respeitar o próximo.

  28. Até que enfim uma notícia boa!
    Chega destas carniças na rua, não aguentamos mais essa barulheira. Bota um fone de ouvido!
    Próxima meta são as motos com (ou sem escapamentos) barulho nos canos de descarga.

  29. Que o Município de Volta Redonda consiga implantar essa lei e que sirva de exemplo para os municípios vizinhos. É preciso acabar com essa falta de respeito ao cidadão. É realmente uma perturbação do sossego!!!

  30. Deveria ser lei nacional e não apenas municipal. O som alto nos carros é uma tremenda falta de respeito ao cidadão. É realmente uma perturbação do sossego. Não respeitam hospitais, escolas, idosos, pessoas que estão em seus lares querendo assistir uma televisão e não conseguem,… Volta Redonda está de parabéns e que sirva de exemplo para outros municípios.

  31. quero ver proibir carro de propaganda politica

  32. Parabéns.
    carro não é boate.Lei aprovada por mim.Este vereador já tem meu Voto na próxima eleição.Ninguém aguenta mais constrangimento e baixaria.

    PARABENS PARABÉNS PARABÉNS

  33. Parabéns.
    carro não é boate.Lei aprovada por mim.Este vereador já tem meu Voto na próxima eleição.Ninguém aguenta mais constrangimento e baixaria.

    PARABENS PARABÉNS PARABÉNS

  34. PALHAÇADA: è termos que ouvir este som altíssimo e geralmente com músicas de péssima qualidade.

  35. olha façam um analise sobre a questão pq existem muitos pais de família que depende de trabalhar em lojas de som .se acabar com no som alto automotivos ficaram muitos pais de família desempregados o que não e bom para a
    cidade . e só multar o carro que estiver com o som ligado apos a 22; 00 ate as 10; 00 da manha o problema e fácil de ser resolvido basta querer . vamos colocar a guarda municipal para verificar apos as 22 ;00 e fácil

    • Concordo com vc

    • Na verdade temos é que respeitar a LEI DO SOSSEGO ,ela vale para qualquer hora do dia .Alem disso a maioria das musicas são horríveis e pornográficas,apoio tem que recolher os carros e tb pedir que os moradores abaixem o som.

  36. Isto mesmo Granato fica mexendo com quem não deve e depois vem pedir votos para nós , pensa na quantidade de eleitores que vai perder.

  37. Código de Trânsito Brasileiro – Artigo 228 – Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES:Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:Infração – grave;Penalidamulta;Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.Além da infração de trânsito do artigo 228, a utilização de som alto nos veículos também configura contravenção penal do artigo 42, inciso III, do Decreto-lei nº 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais): “Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”.

  38. Já existe lei que limita a altura do som o que falta é fiscalização. Não adiante ter lei só no papel no nosso país falta é fiscalizar.

  39. O INDIVIDUO ACIMA, ESCREVEU “PALHAÇADA” SOBRE A MATÉRIA EM QUESTÃO. TENHO CERTEZA QUE NINGUÉM ENTENDEU OU ENTENDERÁ O QUE O MESMO ESTÁ QUERENDO DIZER..CASO ESTEJA A FAVOR DA PROIBIÇÃO DE SONS ALTOS EM VEÍCULO, ACEITE MEUS PARABÉNS. CASO CONTRÁRIO, MEUS PÊSAMES.

  40. Com tanta coisa pra se preocupar nessa cidade como saúde , seguranca , transito . . . vai se preocupar logo com som altomotivo ? Kkk francamente e muita falta do que fazer !

  41. Numa cidade com tantos trabalhadores do zero hora até os carros de som legalizados tinham que ser mais fiscalizados, não só no horário e nos decibéis, quando circulando e principalmente quando parados em sinais e engarrafamentos. Isso já é de competência do governo municipal.

  42. Só uma palavra para isso: PALHAÇADA

    • Só uma palavra para seu comentário: MEDÍOCRE

    • Palhaçada pra VC que deve andar “mandado” feito um idiota q acha q todos na rua devem ouvir oq VC ta ouvindo dentro do seu carro…
      A lei tinha q prever botar fogo nesses carros …porém com os malditos dos motorista mal educados dentro

    • Total apoio para esta nova Lei Municipal

      Depois do carro apreendido leva motorista para aula de educação durante 12 meses

      Parabéns Major

      comerciantes do Bairro Aterrado

    • E SIM ESTE SOM MUITO ALTO E UMA PALHAÇADA SEU MARCIOM GOMES.

    • Com certeza vc (Marcio Gomes) deve ser um daqueles que tem um equipamento de som no carro que vale mais que o próprio carro ! O problema é que ninguém é obrigado a ouvir a musica dos outros, tem q saber respeitar, tomara que essa lei seja aprovada e entre em vigor o mais rápido possível ! Parabéns aos envolvidos pelo projeto !
      Chega de barulho e baderna !!

    • Bacana como uns falam em respeito e não respeitam quem gosta de som automotivo c VC não gosta blz tmb acho errado pessoa q fica com som alto até de madrugada na rua e tal mais e aí aonde a gente pode ir pra por som falam q vão recolher o carro mais pra isso vão ter q disponibilizar um local para que os adoradores de som possa se reunir

Untitled Document