Prefeitura decreta intervenção na diretoria da Santa Casa de Barra do Piraí

by Paulo Moreira
Esteves: ‘O nosso intuito é lutar em defesa de pessoas que necessitam ser atendidas no hospital’ (Foto: PMBP)

Esteves: ‘O nosso intuito é lutar em defesa de pessoas que necessitam ser atendidas no hospital’
(Foto: PMBP)

Barra do Piraí – O prefeito Mario Esteves (PRB) assinou, na manhã desta segunda-feira, 20, o decreto que determina intervenção na Casa de Caridade Santa Rita de Cássia, popularmente conhecida como Santa Casa. De acordo com o chefe do Executivo, a medida foi tomada em virtude da situação crítica do hospital, que, mesmo depois de receber R$ 400 mil em repasse do governo, não quitou salários atrasados de médicos e funcionários. Os trabalhadores ameaçam fazer um pedido de demissão coletiva, caso nenhuma medida seja tomada no sentido de solucionar o problema. Com a intervenção, a prefeitura pretende pagar os funcionários o mais breve possível.
Segundo o procurador geral do município, Marcelo Macedo Dias, o decreto do Executivo tem força de lei. “O único caminho legal que a diretoria da Santa Casa terá para tentar reverter o quadro é a Justiça. No entanto, acreditamos que os órgãos fiscalizadores e tribunais tenham total ciência do cenário conturbado que cerca o hospital, sobretudo no aspecto financeiro, uma vez que, mesmo recebendo recursos públicos e privados, não consegue estabelecer um equilíbrio no caixa da instituição. É uma situação que se agrava, ano após ano, e que, infelizmente, requer uma atitude drástica como essa para, enfim, ter um desfecho positivo para a população”, avalia o advogado.
Já o prefeito faz questão de frisar que não existe nenhuma tentativa de “falar mais alto” do que a diretoria que administra, hoje, a Santa Casa. “O nosso intuito não é brigar com A ou B, mas, sim, lutar em defesa daquelas milhares de pessoas que necessitam, diariamente, ser atendidas no hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não queremos criar traumas e esperamos que os gestores da unidade tenham sensibilidade para compreender que, neste momento, o melhor para Barra do Piraí, para os pacientes e até para a Santa Casa é a intervenção do Executivo. Fui eleito para priorizar os interesses dos barrenses e é isso que estou fazendo”, explica.
Mario Esteves destaca que, tão logo o interventor escolhido assuma os rumos do hospital, a primeira atitude será colocar os salários de médicos e demais funcionários em dia. “É preciso fazer com a Santa Casa o mesmo que estamos fazendo na prefeitura: gestão, com a correta aplicação dos recursos públicos. O ralo de desperdício de dinheiro tem que ser fechado, de uma vez por todas. A prioridade é pagar os salários atrasados e garantir a prestação de serviços aos usuários do SUS. Repito: não se tratar de comprar briga com ninguém, não é isso que queremos. No entanto, faremos o que for preciso para salvar a Santa Casa”, garante o prefeito.
O decreto do Executivo prevê o afastamento de toda a diretoria que administra a Santa Casa, atualmente, e a nomeação de uma comissão interventora, que irá gerir a instituição, sendo um braço do poder público municipal dentro da unidade. É a primeira vez que um documento com esse teor é assinado em Barra do Piraí, no que tange ao hospital. Ainda na manhã desta segunda, todos os vereadores se reuniram com o prefeito, no gabinete, para serem comunicados a respeito da decisão.

You may also like

2 comments

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 22 de fevereiro de 2017, 00:28h - 00:28

Mário Esteves , À santa casa é particular já que houve repasse do governo . Mário Esteves faça o melhor para Barra do Piraí . Porque não cria o hospital municipal . Barra do Piraí Quase 200 anos de existência .Nem um hospital público. Vergonha , vergonha, vergonha !….

VAI VENDO 21 de fevereiro de 2017, 22:41h - 22:41

É isso aí! Não se trata de um hospital privatizado, mas é como fosse.

No passado privatizaram e agora recebemos de volta uma empresa totalmente sucateada e com mais dívidas.

Eu só conheço uma empresa privatizada que ainda está bem das pernas que é a EMBRAER. Todas as outras estão devendo mais do que antes da privatização.

Será que a Cedae será diferente. Será que deixaremos os “olhos grandes” tomarem o SAAE-VR?? O que tem a dizer os samukets????

Colocar empresa pública na mão de quem NÃO CONHECE a Administração Pública e NÃO ENTENDE de Gestão Pública dá nisso.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996