terça-feira, 18 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura lança oficialmente o Painel da Transparência

Prefeitura lança oficialmente o Painel da Transparência

Matéria publicada em 9 de janeiro de 2019, 22:45 horas

 


Painel da transparência vai mostrar informações sobre finanças públicas

Volta Redonda – A população de Volta Redonda vai contar com mais uma ferramenta de transparência: o Painel da Transparência, que  será inaugurado oficialmente na próxima semana. A ferramenta já está em teste desde outubro de 2018. Além de mostrar as atividades e prestar contas de todas as ações da prefeitura, o painel vai mostrar também a quantidade de arrecadação do município através de um impostômetro.

O prefeito Samuca Silva, destacou que o painel é uma das ferramentas em que o cidadão pode acompanhar também o plano de governo. “Além de mostrar toda a arrecadação do município e todas as ações realizadas com números e gráficos, que são fáceis de compreender, o cidadão vai poder acompanhar o plano de governo e as metas que já foram alcançadas”, contou.

Através do Painel da Transparência a população ainda vai poder se informar sobre onde procurar os serviços oferecidos pela administração municipal. “Tudo será muito bem detalhado no Painel da Transparência. O cidadão terá todos os indicativos e dados de onde e como os serviços de educação, saúde, vagas de emprego do Na Hora, entre outros, podem ser acionados”, contou o prefeito Samuca Silva.

O secretário de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, enfatizou que Volta Redonda se destaca na parte inovação e transparência. “O painel é mais um instrumento de transparência da prefeitura, que atinge um novo público com informações diferentes das usuais. O prefeito deu um passo inovador na forma de divulgar os dados do município, demonstrando que a prefeitura está de portas cada vez mais abertas ao cidadão, respeitando o dinheiro público e mais do que isso divulgando os resultados das políticas públicas geradas por nossos impostos”, contou.

Volta Redonda, de acordo com uma recente análise realizada pela Controladoria Geral da União, ficou em segundo lugar do estado, no ranking da Escola Brasil – Avaliação 360º, e entre as 80 cidades do país mais transparentes. Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). A avaliação contempla não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

O prefeito destacou que o resultado mostra todo o comprometimento da gestão em melhorar a máquina pública e tornar as finanças mais transparentes.

“Investimos em transparência e o resultado foi positivo. Essa avaliação contempla não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). E o painel é mais uma ferramenta que vai contar para CGU na avaliação e prestação de contas para a população de Volta Redonda”, destacou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    Excelente iniciativa, mas espero mais, quero que o prefeito Samuca trabalhe numa sala de vidro sendo filmado todas as vezes em que se reúne com um vereador, empresário, sindicalista, etc… e que essa filmagem seja transmitida para a Internet para podermos acompanhar o trabalho diário do prefeito, ou seja, a filmagem vai nos revelar todas as falas, todos os sorrisos, toda cara de preocupação do prefeito, e assim a fiscalização vai aumentar para o bem da população de Volta Redonda!

  2. Avatar

    Pessoalmente considero a medida propagandística. A maior parte da população não entende disso e não quer conhecer como funciona isso. Quem sabe interpretar os dados vai preferir acessar de seu computador pessoal (pc, notebook, tablet, smartphone, etc.), através do site da prefeitura… Enfim, um custo desnecessário…

    A verdadeira transparência acontecerá quando os entes públicos divulgarem não apenas o orçamento com receita e despesa conforme os setores, mas sim os valores gastos em cada contrato, com o teor de cada um deles, desde a compra de canetas até a obra de um grande viaduto… Isso sim seria do interesse da população e dos órgãos fiscalizadores… Do jeito que é hoje, mostram o milagre, mas não o santo…

  3. Avatar

    Excelente iniciativa.
    Quem imaginaria uma ação dessas a 10 anos atrás ? Pois é, ninguém nem sabia do que se tratava isso.

    Parabéns ao prefeito e equipe.
    Aos chorões, esperem 2020.

  4. Avatar

    Samuca, por favor, não torre mais dos meus ALTÍSSIMOS impostos com isso.

    VR não está preparada para esse projeto. Só de olhar o portal da transparência da PMVR já dá para não ver nada de transparência. E ainda querem mostrar outras ações diferente dos dados econômicos? Com o nosso povo que não sabe quanto é 10% de R$ 100,00 nem olharão para essa TV. Se funcionar por 6 meses será muito.

    Quanto a CMVR nem site a CASA DO POVO tem. E os 21 vereadores não estão nem aí para fiscalizar o executivo devido estarem nas ruas fazendo o trabalho do presidente de associação de moradores.

    • Avatar

      Vai ser chorão assim lá no gabinete do Munir hein meu jovem

    • Avatar

      comentário recheado de preconceito chamando o povo de idiota e que nao conhece aritmética
      penso que todos leitores deveriam denunciar seu perfil para que seja excluido

    • Avatar

      Não é porque vc não conhece que significa que não existe. Aí vai o site da câmara: http://www.voltaredonda.rj.leg.br/

    • Avatar

      Smilodon Tacinus

      O site existe para enganar os bobos a primeira vista. Mas não funciona. Parece que os 21 vereadores te enganaram tbm. rsrs

      No site da CMVR
      – Encontre para nós quanto é o subsídio de um dos 21 vereadores e o nível escolar exigido para ser assessor de plenário ou assessor comunitário, a escolher. Nem precisa do quantitativo deles para não se aborrecer.

      – Pedir para encontrar o saldo legislativo de novembro/2018 será demais.

      No site da PMVR
      – Encontre para nós o resultado da sindicância instituída pela PORTARIA Nº 048/2018 com três servidores com prazo de 30 dias. Essa sindicância era/é para apurar fatos ocorridos com paciente em 11/01/18 (um ano atrás) no CAIS-Aterrado. Aqui estou omitindo a data de criação da portaria para não se aborrecer logo de cara.

      – Nem vou pedir para encontrar para nós o Relatório de Gestão Fiscal do 2 Quadrimestre de 2018, cujo prazo de apresentação era 28 de setembro de 2018. Sugiro inserir o pedido na busca do site da PMVR para não se estressar.

      Essa TV ficará, como nas padarias, ligada o dia inteiro igual a TV grobo que ninguém mais vê.

      Transparência para a Gestão Pública é outra coisa.

    • Avatar

      Vc disse que NEM SITE A CÂMARA TEM. Não entendi errado não… O site está lá. Se não tem o que vc quer aí é outro papo… Vc está ficando caduco…

Untitled Document