>
domingo, 3 de julho de 2022 - 14:03 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura lança Programa de Arborização Urbana no bairro Volta Grande

Prefeitura lança Programa de Arborização Urbana no bairro Volta Grande

Matéria publicada em 7 de fevereiro de 2020, 12:09 horas

 


Ação faz parte do programa Orgulho de Volta

Samuca aproveitou a ocasião para demonstrar carinho pela população
(Foto: Gabriel Borges/Felipe Carvalho)

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda, em mais uma ação do programa “Orgulho de Volta”, lançou na manhã desta sexta-feira, o “Programa de Arborização Urbana”, em parceria com a CSN, no bairro Volta Grande. O objetivo é fazer do município uma cidade verde, e para marcar o início do plantio, a Praça Fernando Gomes de Oliveira recebeu mudas de cássia rosa, aroeira, ipê branco e amarelo.

O programa vai abranger bairros como Aterrado, Santo Agostinho e a Rodovia dos Metalúrgicos, com mais de oito mil mudas de mais 50 espécies nativas da Mata Atlântica disponíveis para plantio.

O prefeito Samuca Silva iniciou o discurso agradecendo a parceria da CSN na reestruturação do Zoológico Municipal, e em breve, na reforma da sede da Fazenda do Ingá.

– Essa é uma cerimônia marcante para o meio ambiente. Já plantamos mais de cinco mil árvores no município e, a
partir de hoje, serão mais oito mil; vamos implantar um jardim botânico na Ilha São João, com lazer próximo à natureza; em breve, vamos entregar o zoo totalmente reformado; e Volta Redonda ainda vai ganhar um parque natural municipal, de um milhão de metros quadrados, na entrada da cidade, uma contrapartida pelo acesso a um
empreendimento imobiliário – falou Samuca.

Samuca anunciou outros investimentos para o bairro Volta Grande, como a reforma da Praça Roberto Pinto Soares, na próxima segunda-feira (10), e as reformas na quadra poliesportiva e a praça, que recebeu o plantio nesta sexta-feira, em 30 dias.

O prefeito também revelou que a obra no Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lúcia Silveira Brava,antigo Branca de Neve, está em fase de conclusão.

O gerente-geral de Meio Ambiente da CSN, Claudio Graffunder, afirmou que a empresa está feliz em ser parceira da prefeitura no projeto de arborização do município.

– Este é apenas um dos muitos projetos que estamos trabalhando junto com o município na área ambiental. O plantio de milhares de mudas na cidade vai trazer ganhos para o paisagismo urbano e principalmente para o meio ambiente – disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, classificou o lançamento do Programa de Arborização Urbana como momento histórico para Volta Redonda.

– Estamos trazendo de volta a biodiversidade para a cidade. Vamos mudar o cenário do município, que abrigava apenas dez espécies de árvores exóticas em todo território, substituindo por mais de 50 espécies nativas da Mata Atlântica, promovendo alimentação da fauna e formando um corredor de interligação com áreas de florestas, já preservadas no município – afirmou.

Maurício explicou sobre a execução correta do plantio e manutenção das mudas também são preocupações.

– Utilizamos, por exemplo, o protetor de caule para evitar que a planta seja ‘machucada’ no momento da poda no entorno do caule, favorecendo o crescimento sadio da planta, contou Maurício, lembrando que antes de determinar as espécies a serem plantadas é feita uma análise no local para escolher as mais adequadas ao ambiente.

Após a cerimônia oficial de lançamento do Programa de Arborização Urbana, o prefeito Samuca, Maurício Ruiz e os alunos do 7º e 8º da Escola Municipal Espírito Santo, vizinha à praça, que acompanharam o evento, partiram para a parte prática. Com a ajuda da equipe de plantio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), eles plantaram as espécies pelo gramado da praça.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document