sexta-feira, 15 de outubro de 2021 - 21:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura vai apurar se Uber tem escritório em Volta Redonda

Prefeitura vai apurar se Uber tem escritório em Volta Redonda

Matéria publicada em 31 de março de 2017, 21:08 horas

 


Ações de fiscalização sobre os motoristas e carros filiados ao aplicativo ainda depende de regulamentação, segundo assessoria

Comum: Polêmica entre Uber e taxistas ocorre em outras cidades e se repete em Volta Redonda (Foto: reprodução Internet)

Comum: Polêmica entre Uber e taxistas ocorre em outras cidades e se repete em Volta Redonda
(Foto: Reprodução Internet)

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda vai verificar uma informação recebida pelo DIÁRIO DO VALE de que a empresa Uber estaria operando um escritório na cidade, sem a documentação necessária. Segundo nota emitida pela assessoria de imprensa da prefeitura, “isso é um procedimento normal da fiscalização, pois qualquer empresa tem que ter alvará para funcionar no município”.

O DIÁRIO DO VALE também recebeu  informações de que há veículos ligados ao aplicativo fazendo ponto em determinados locais da cidade. No entanto, também segundo nota da prefeitura, a Suser e a Guarda Municipal estão impossibilitadas, por enquanto, de aplicar punições contra os veículos utilizados pelo aplicativo.

Motivo: a lei municipal que proíbe a utilização desses sistemas não prevê punições. Segundo a nota, a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal uma consulta visando regulamentar a lei para que, em breve, a Guarda Municipal e a Suser possam atuar na fiscalização para o cumprimento da legislação municipal.

 

Uber chegou em março

 

A empresa Uber anunciou em 10 de março que está operando em Volta Redonda e convidou motoristas para se cadastrarem no site do aplicativo. Usuários já reportavam veículos e motoristas do aplicativo em ação na tarde do mesmo dia, ao mesmo tempo em que a Prefeitura de Volta Redonda informava, em nota oficial, que considera serviços de transporte como esse ilegal.

A base para a posição do poder público é a lei municipal 5.167, de 2015, de autoria do ex-vereador Maurício Baptista, que proíbe a utilização de aplicativos (EasyTaxi, 99Taxi, Wappa, Uber) como transporte renumerado de passageiros. Segundo a nota, a legislação considera que, em Volta Redonda, essa forma de transporte é clandestina, ficando o infrator sujeito a multa e demais medidas administrativas.

Em comunicado à imprensa, a Uber informou que “pretende ser parte da cidade, oferecendo à população uma alternativa acessível, moderna e eficiente”.

O fato de a empresa não estar cadastrada no município impede que o imposto gerado pela prestação de serviço – o ISS – seja recolhido.

 

Taxistas rejeitam o serviço

 

Os taxistas da cidade criticaram a chegada da empresa e apontam “competição desleal”. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Volta Redonda, Clóvis Barboza da Silveira, declarou ao DIÁRIO DO VALE em 18 de março que a Uber não tem amparo legal para operar em Volta Redonda. Disse ainda que não há critérios claros para escolha dos motoristas e veículos.

– A lei diz que transporte de passageiro deve ser exercido por táxi e ônibus. Desse modo, qualquer outro meio é clandestino. Sou a favor da legalidade e eles são ilegais. Hoje nós temos em mãos a lei municipal e vamos aguardar o que a prefeitura irá fazer – opina Clóvis.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Aí DV e autoridades dessa cidade pelo que li na opinião das pessoas todos são unanimes na chegada do UBER. Vão remar contra mare tentando barrar o novo concorrente, vcs políticos vivem dizendo que vale é a opinião do povo, mostre isso agora e deixe o UBER chegar e ai vence quem prestar o melhor serviço.

  2. a verdade nua e crua !

    Pow galera , voces nao entendem que a maioria dos vereadores de volta redonda incluindo o próprio Maurico Batista , tem ponto de taxis nao so ele mais familiares deles , por isto o motivo da votação pra proibir o uber poque ja existe a lei , mas nao pode ser aplicada , por qual motivo esta lei esta desta forma ??? e agora querem mudar ?

  3. DV não está sendo imparcial na matéria. Só existe a opinião dos taxistas??? E a população não é ouvida pra saber o que ela pensa??? Com matérias assim o jornal vai Cada vez mais perdendo a credibilidade com o público. Os comentários dos leitores dizem tudo.

  4. É… taxi ta caro pra ca*****! A corrida da ponte alta pra Sao lucas fica em torno de 19 reais. Peguei um Uber do Sao Luiz a Ponte Alta e paguei os mesmos 19 reais. Tem alguem querendo ganhar em cima do passageiro não acham? Eu ando de Uber e recomendo. A tropa de onibus de VR é pessima. O Serviço de taxi tbm. Deixe o Uber e melhore os demais. Tem mercado para todos.

  5. O DIARIO EMPRESA UBER NÃO! ELES NÃO SÃO REGITRADOS,POIS NÃO PODEM SER NOTICIADOS COMO EMPRESA.

  6. O UBER taí o UBER chegou prá alegrar a família e também ao senhor. Sou a favor do UBER.

  7. Acabem com os táxis e liberem as vagas de estacionamento na Amaral Peixoto!

  8. Pagador de impostos

    Quantos motoristas de taxi já não fizeram “corridas” para outras cidades, usando o seu carro de passeio, e não o taxi ? Eles mesmos já haviam “criado” o serviço do UBER há muito tempo. Que venha o UBER!

  9. Liberdade de emprego

    É tanta hipocrisia, que eu estava esperando um uber, e o taxista me ofereceu levar pro destino pagando o mesmo preço que calculei no aplicativo, e no caminho ele disse que também trabalhava como uber quando não estava com o táxi pois pagava mais…

  10. Pessoal isto é modernidade, caiam na real. TEM QUE LIBERAR O UBER SIM. Se precisar mudar a lei que se mude.
    Chega deste monopólio de cooperativas em VR explorando os motoristas. Muitos mal humorados, carros ruins (principalmente na rodoviária é um caos, à noite nem se fala).
    Samuca, você está mudando o jeito de ser em Volta Redonda. Não fique preso ao passado.
    Muda Brasil. Muda VOLTA REDONDA

  11. Pagador de impostos

    Quando no período das festas de fim de ano, é instituída a bandeira 2, acho que em todas as corridas, isso também não seria competição desleal ?

  12. Pagador de impostos

    Me parece (a confirmar pelos outros leitores) que os taxistas tem um belo desconto de impostos no valor de compra de novos carros. Isso também não seria competição desleal ? Que venha o UBER.

    • a Alguns que tem agencia de carros , compram com desconto passados 3 anos tiram outro 0km e vendo o outro com preço normal de revenda , sendo que o mesmo foi adquerido com desconto .

  13. Não adianta espernear, o UBER chegou. Sugiro aos taxistas de VR, a adotarem o mesmo procedimento de diversas cidades do País. Acabem com a bandeira DOIS, sejam mais educados, e parem de tentar passar o passageiro para trás. Ganhem os passageiros. A concorrência chegou, e quem não se adaptar MORRE.

  14. “O pessoal da datilografia” também querem que seja proibido os computadores para eles voltarem com suas máquinas de escrever kkkk

  15. O pessoal da datilografia também querem que seja proibido os computadores para eles voltarem com suas máquinas de escrever kkkk

  16. Kkkkk pra prefeitura…
    É a tendência mundial
    Concorrência existe para todos
    Basta ter preço qualidade e atendimento
    Os taxistas sempre ficaram com a faca e o queijo na mão…
    Acordem…façam diferente
    Busque conquistar…manter e fidelizar os clientes
    Q estão cansados e saturados deste monopólio.

  17. Tomara que tenha, não adianta lutar contra.. isso é uma tendência mundial, a tecnologia está ai e com ela coisas mudarão, resta a nós nos adequar a ela, nesse caso esta sendo com os taxis. Sou totalmente a Favor do Uber !

    • Então… é isso aí! A sociedade é dinâmica e nossa capacidade de adaptação deve ser alimentada todos os dias; vamos nos reinventar e seguir competitivos!

  18. Fiquem de olho nesta votação na câmara, vamos estar lá em peso para precionar os vereadores HÁ FAVOR DO UBER, CHEGA DESSE MONOPÓLIO DOS TÁXIS EM VR.

  19. Sou favor UBER, assim melhora serviços prestado pelas empresas de ônibus e cooperativa de TAXI. Gostaria de saber, porque GM, não multa motorista de ^nibus falando no celular, quando estão dirigindo?

  20. A prefeitura tem que se preocupar é com esse pó dá CSN que aumentou muito nesses dias,e a guarda tem que ficar preocupada é com esse trânsito horrível que na hora do pico você não ver nenhum guarda ficar preocupada com Huber é brincadeira

Untitled Document