Presa política lembra como conheceu coronel Ustra, homenageado por Bolsonaro

by Diário do Vale
amelinha

Amelinha contou como era o homem admirado por Jair Bolsonaro.
(Foto: Reprodução/Facebook)

Brasília – “Eu fui espancada por ele [coronel Ustra] ainda no pátio do DOI-Codi. Ele me deu um safanão com as costas da mão, me jogando no chão, e gritando ‘sua terrorista’. E gritou de uma forma a chamar todos os demais agentes, também torturadores, a me agarrarem e me arrastarem para uma sala de tortura”.

Uma das milhares de vítimas da ditadura militar, Amelinha Teles, descreveu assim seu encontro com Carlos Alberto Brilhante Ustra, conhecido como “coronel Ustra”, o primeiro militar reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura.

Ao programa Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, Amelinha contou como era o homem admirado por Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e citado pelo parlamentar durante seu voto a favor doimpeachment de Dilma Rousseff, desta segunda-feira (17), no plenário da Câmara dos Deputados.

– Ele levar meus filhos para uma sala, onde eu me encontrava na cadeira do dragão [instrumento de tortura utilizado na ditadura militar parecido com uma cadeira em que a pessoa era colocada sentada e tinha os pulsos amarrados e sofria choques em diversas com fios elétricos atados em diversas partes do corpo] , nua, vomitada, urinada, e ele leva meus filhos para dentro da sala? O que é isto? Para mim, foi a pior tortura que eu passei. Meus filhos tinham 5 e 4 anos. Foi a pior tortura que eu passei – disse a ex-militante do PcdoB.

Quem foi Ustra

O militar lembrado pelo parlamentar foi chefe-comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo no período de 1970 a 1974. Em maio de 2013, ele compareceu à sessão da Comissão Nacional da Verdade. Apesar do habeas corpus que lhe permitia ficar em silêncio, Ustra respondeu a algumas perguntas. Na oportunidade, negou que tivesse cometido qualquer crime durante seu período no comando do Destacamento de Operações Internas paulista. As informações são da Agência Brasil.

You may also like

24 comments

Manoel, o Pintor 22 de abril de 2016, 16:58h - 16:58

Essa senhora fez o que mesmo?

Humana 20 de abril de 2016, 13:16h - 13:16

O período da ditadura foi violento, mas não deve ser usado como desculpa para que as pessoas cometam crimes hoje. Os militares maltrataram muitas pessoas, mas também mataram muitos bandidos, tinha muito terrorista e assassinos no meios dos “coitadinhos vítimas da ditadura”.

Rodriguinho 20 de abril de 2016, 10:30h - 10:30

Que falta faz estudar História! Não têm noção do que foi o Caso Parasar, o “atentado” do gasômetro, a bomba no Rio Centro. Gente que prefere mugir do que lutar contra o arbítrio. Gente apoiando o emprego da tortura… será que transmitiriam essa espécie de valor para os filhos?

Carlos Nunes 20 de abril de 2016, 10:21h - 10:21

O que essa senhora me diz disso que a Sra. Dilma está fazendo?
Deixando milhares de pais desempregados, os filhos fora da escola,
sem poder pagar suas contas, perdendo planos de saúde ou até mesmo
sem ter o que comer, o que é pior!
Também não é uma Tortura????

Andrea 20 de abril de 2016, 08:40h - 08:40

Bolsonaro = Bossal + Otário! Gostaria de saber se fosse um parente desse “Bossal” ou se fosse o próprio “Bossotário” que tivesse sido preso e torturado, tendo água quente jogada nos tímpanos, cabo de vassoura enfiado na região anal, choques elétricos dados por todo o corpo ou arrancamento de unhas com alicate, se ele iria ali no plenário do Congresso Nacional defender TORTURADOR E ASSASSINO!!! QUE VERGONHA, SENHOR BOSSOTÁRIO!

Vander Faria 20 de abril de 2016, 08:24h - 08:24

Bom dia, Bolsonaro homenageou o terror da Dilma no impeachment dela, Ustra não era torturador, ele foi um dos responsáveis por livrar o Brasil de virar uma Cuba. Os q sofreram nas mãos dos militares não eram inocentes, inclusive jornalistas q faziam parte da esquerda e ajudavam o PC do B implantar o comunismo. Ustra era um herói e graças a ele o Brasil hj não é Cuba!!!

SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR... 19 de abril de 2016, 21:01h - 21:01

GENTE ME AJUDA AI NÉ … TORTURA SEMPRE ESTEVE POR FORA…
HORRÍVEL ACHARMOS NATURAL. ASQUEROSO
NO ENTANTO IGUALMENTE HORRÍVEL FICARMOS APRISIONADOS EM NOSSAS CASAS.
UMA SITUAÇÃO NÃO JUSTIFICA A OUTRA.

MEU PAI SEMPRE FALAVA CUIDADO COM TUDO QUE VC FAZ E FALA, A DITADURA ESTA NAS ESCOLAS TAMBÉM, MAS AGENTE BRINCAVA NAS RUAS…
MESMO ASSIM ACHO ESSE BOLSONARO FÉTIDO.

Juliano Freitas 19 de abril de 2016, 20:45h - 20:45

Comentários e respostas inteligente.
Nunca fui simpático a ditadura, nem por isso fui torturado, pois havia uma relação de respeito, coisa que os comunistas e agitadores não sabem o que é.

lucia 19 de abril de 2016, 20:42h - 20:42

Tortura é a saúde do brasil, sou torturado toda vez que vou no sus esperando horas e diagnosticado com virose para qualquer problema de saúde ou esperar 6 meses para um especialista ou exame isso é tortura, pelo que vejo é que a maioria dos torturados estão é no poder hoje em dia e com muito dinheiro não ve a dilma.

Luiz de Oliveira 19 de abril de 2016, 20:21h - 20:21

Quando uma pessoa se torna terrorista, está disposta a tudo, matar ou morrer.
O outro deputado citou Marighella no voto e ninguém deu importância, como deram à citação do Bolsonaro.
O cara matava e roubava.

VAI VENDO 19 de abril de 2016, 20:08h - 20:08

Eu era moleque na época e lembro de muitos militares nas ruas em VR. Na porta da CSN então…eram muitos, prefeitura, delegacia, rodoviária, onde havia aglomerações de pessoas, etc

Meu pai e avó falavam muito deles e andavam livremente pelas ruas. Nos lembravam só para não provocá-los devido a missão deles. Qual o problema? Por que eu iria arrumar confusão?

VAI VENDO 19 de abril de 2016, 20:02h - 20:02

Eu sou contra qualquer forma de violência. Essa senhora só falou o que ela passou, mas o que ela fez para merecer isso? Justiça pra os comunistas é só na visão deles. Justiça através das leis não servem para eles.

Só dela ser do PCdoB já imagino o que ela aprontava. Quem não respeita pai e /ou mãe não respeita ninguém mais, nem guarda municipal, nem PM e muito menos as Forças Armadas.

PGG 19 de abril de 2016, 20:21h - 20:21

Muito bem dito. Apoiado.

ze brega 19 de abril de 2016, 21:50h - 21:50

quanto ela ganha de bolsa ditadura? até agora, poucos -uma minoria- recusaram receber uma grana alta por ser, pretensamente, um perseguido político.

Maniac 19 de abril de 2016, 19:02h - 19:02

O Coronel Ustra nunca me torturou… Será porque sempre trabalhei em vez de ficar aprontando por aí?

Andre 19 de abril de 2016, 18:32h - 18:32

Se não fosse por homens como o Coronel Ustra, esse país teria se transformado em uma filial de Cuba

Rodriguinho 19 de abril de 2016, 18:15h - 18:15

Muita gente foi torturada, exilada e morta na luta para que hoje as pessoas tenham a liberdade de falar o que quiser, mesmo as idéias mais abomináveis, como defender ditadura militar. Esses entulhos autoritários precisam é de livros de História.

VAI VENDO 19 de abril de 2016, 20:17h - 20:17

Rodriguinho, nos indique um livro que conta a história que inclui os comunistas? Apenas um livro?

Na biblioteca de VR e Barra Mansa não existe. Será por que?

Eu imagino que os comunistas (amigos dessa senhora) sumiu com os livros. Eu não acredito que ninguém tenha escrito algo sobre eles na época, já que infernizaram a vida brasileira desde Getúlio Vargas até o primeiro governo militar.

Outra constatação do sumiço dos livros é a falta de livros sobre GV, o homem que mudou a face deste pais. Não é possível que ninguém tbm não escreveu sobre ele.

Rodriguinho 20 de abril de 2016, 00:21h - 00:21

Você está falando sério? De onde vem essa sua imaginação fantástica de que os comunistas “sumiu” (sic) com livros? Pesquise na Saraiva ou na Estante Virtual, por exemplo; há vários livros que abordam esses anos vergonhosos. Leia as sinopses e escolha um, pelo menos. Boa leitura.

Ordem e Progresso 19 de abril de 2016, 17:46h - 17:46

O problema é que hoje todos aqueles guerrilheiros que sequestravam, torturavam e matavam viraram “pessoas de bem”, “coitadinhos”. Graças as forças armadas esses bandidos comunistas não implantaram uma ditadura comunista no Brasil.
Obrigado forças armadas por ter livrado o Brasil do câncer comunista e obrigado Congresso Nacional por livrar o Brasil dessa gangue chamada PT.
Que venha o Senado!
Tchau Querida!

ZERO 19 de abril de 2016, 16:39h - 16:39

Pra mim a ditadura ou qualquer outro regime daquela época não fez diferença porque não era mal elemento, não roubava, não matava, não sequestrava e nem peguei em armas. Hoje tenho pena dessas pessoas que se envolveram na criminalidade por uma causa que não era a democracia e sim a ditadura operaria. Agora em nome da ditadura afanam o dinheiro publico atras de indenizações. Essas pessoas é que deveriam indenizar o Pais. Me indenizar.

Sergioooo morooo 19 de abril de 2016, 16:35h - 16:35

Jornaleco esquerdazinho

Jean Uilis 19 de abril de 2016, 15:35h - 15:35

Assim como CUNHA; o coronel Ustra foi um mau necessário para que o BRASIL não caísse nas mãos dos malditos comunistas….seguidores de Che Guevara; que assassinava pessoas e fuzilava pessoas inocentes, homofóbico, mandava gays para o paredão, estuprava mulheres, foi a favor de ditaduras, deu golpe e implantou uma ditadura e hoje ainda é considerado um herói por seus seguidores e fãs que acham conhecer história…

Jandirão 19 de abril de 2016, 15:39h - 15:39

Pessoas como essa senhora que adoravam e tinha MARIGUELLA como líder….um guerrilheiro fora da lei,que foi treinado em Cuba, sequestrou, assaltou , matou e praticou o terror e hoje venerado pela esquerda, apoiado pelos bandidos que estão no governo. Realmente a ditadura foi ruim para esse tipo de pessoa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996