;
segunda-feira, 30 de novembro de 2020 - 02:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Presidente do Clube Palmares comenta sobre combate ao racismo em live promovida por Cida Diogo

Presidente do Clube Palmares comenta sobre combate ao racismo em live promovida por Cida Diogo

Matéria publicada em 21 de novembro de 2020, 16:46 horas

 


Volta Redonda – O presidente do Clube Palmares de Volta Redonda, Edson Daniel João, conhecido popularmente como Mister, participou de uma live com Cida Diogo, na última sexta-feira (20), com o tema “Vidas negras importam”, na data que marca o assassinato do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695. O objetivo do bate papo foi abordar a necessidade de ações para enfrentar o racismo.

Os negros são maioria na sociedade, no entanto, o Brasil se mostra um país ainda racista. Durante a conversa, foram analisados dados comparativos sobre desigualdade entre brancos e negros. Mister falou sobre dificuldades que enfrenta no Clube Palmares e Cida lembrou que foi autora da lei que instituiu o feriado estadual, enquanto deputada, projeto sancionado pela também petista Benedita da Silva, governadora do Rio de Janeiro à época.

– O clube é na verdade é uma trincheira de luta há muitos anos em defesa da comunidade negra, da cultura negra, em Volta Redonda – sintetizou Cida Diogo, ressaltando a necessidade do espaço e criticou a fala do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que não existe racismo no Brasil. E citou o caso de João Alberto, negro assassinado no Carrefour, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, como exemplo da realidade racista.

Clube Palmares

O Clube Palmares foi fundado em 1965 e tem sua sede na Rua Paris, no bairro Jardim Europa, e de acordo com o presidente, o local representa a base do movimento negro na cidade e de resistência até hoje. Ele contou sobre ter uma parcela de moradores que tentam tirar o clube do bairro e já foi movida ação para transformar o local em praça. Mas Mister ressaltou que a sede é uma propriedade regularizada, e foi instalada antes da expansão residencial.

– Estamos lutando e vamos continuar, porque a contribuição de Palmares para a sociedade é muito grande. O nosso quilombo está numa área nobre, mas estamos preparados para reagir. Quando nós chegamos lá, era morro, não tinha nada. Nossa primeira estaca foi um barraco e nós começamos a trabalhar. O povoado que não existia – observou o presidente, que salientou também sobre o clube ser Ponto de Cultura Dará Palmares, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2016.

Cida Diogo demonstrou apoio ao presidente e reforçou que defender o direito de estar ali é “exigir respeito à comunidade negra da cidade”. E completou: “Palmares pra mim é como uma casa, um espaço de todo mundo. De quem quer de fato contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária, mais fraterna. Aquele espaço está e sempre esteve aberto”.

A petista falou também sobre o Memorial Zumbi, situado na Vila Santa Cecília. Ela defende a potencialização de suas ações e a descentralização das atividades para chegar a diversos bairros de Volta Redonda.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    foi algemado por um segurança de farmácia no aterrado, e como estava sendo filmado, soltou o rapaz por falta de provas. A população deve usar seus celulares como arma contra os racistas. Seja policial ou segurança. Chega de racismo e intolerância contra negros e pobres! Vamos usar os CELULARES!

  2. Avatar

    A verdadeira libertação do povo negro se dará com uma educação de qualidade que permita um trabalho digno!
    No entanto, nós vimos que nos últimos 12 anos a nossa educação pública ficou estagnada, pois sempre ficamos nos últimos lugares no teste internacional do PISA, que mede o nível educacional de um país!
    Por que ficamos nos últimos lugares?!
    Porque nossos governantes não se importaram em melhorar o ensino público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document