Projeto de qualificação forma 150 alunos de Barra Mansa e Volta Redonda

by Paulo Moreira

Foto: Divulgação
Formatura reuniu alunos, Mamede, Marcelo Cabeleireiro e o deputado Sóstenes Cavalcante, entre outras autoridades

Sul Fluminense – Cerca de 150 alunos, entre jovens e adultos dos polos de Barra Mansa e Volta Redonda-RJ, participaram no último fim de semana da formatura do Projeto Ellos Qualificação, que visa a preparação gratuita de alunos para a inserção no mercado de trabalho. O projeto é garantido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, em parceria com o Centro de Pesquisa e de Ações Sociais e Culturais  e com o Ministério da Educação e Governo Federal, e a entrega dos certificados foi realizada na sede da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, em Barra Mansa.

Estiveram presentes no evento o vereador Jefferson Mamede, que viabilizou a implantação dos polos, o pastor vice-presidente da Assembléia de Deus Ministério Madureira, Rildo Ferreira, o deputado estadual Marcelo Borges, o Marcelo Cabeleireiro e o ex-vereador de Volta Redonda, Fernando Martins, atual coordenador do Banco da Cidadania do município.

De acordo com Mamede, foi com imensa satisfação que ele acompanhou a formatura dos alunos, uma vez que o foco do seu mandato tem sido a proteção à família, ao desenvolvimento social e econômico da população barra-mansenses.

— Fico muito feliz de ter participado da articulação, junto ao deputado Sóstenes, para trazer esses três cursos de formação profissional, que tem qualificado pessoas e preparado trabalhadores para o mercado que está crescendo em Barra Mansa. Acredito que esses cursos têm contribuído muito para o desenvolvimento pessoal e também para a geração de oportunidades de todos que têm passado pelos polos. Sou grato ao deputado Sóstenes e a todos que têm contribuído com esse projeto — salientou Mamede.

Conforme destacou o deputado Sóstenes Cavalcante, o Ellos é uma prioridade em seu mandato.

— Por isso, destinei recursos de emenda parlamentar para que esse sonho, que trago desde o primeiro mandato, seja realizado e concretizado. Isso trará sentido ao nosso trabalho e o sentimento de missão cumprida — afirmou o deputado, ao ressaltar que o projeto visa preparar 5,7 mil alunos de baixa renda para se tornarem competitivos no mercado de trabalho.

“A educação é uma das bandeiras do meu mandato. Sabemos que são inúmeros os desafios que jovens e adultos enfrentam para se inserir no mercado de trabalho, que é tão competitivo. A falta de acesso à educação e qualificação profissional são fatores relevantes para o crescimento do desemprego”, defendeu o parlamentar, ao acrescentar que, além da  qualificação profissional, essa iniciativa também inclui projetos na área de esportes.

 

Cursos diversificados

 

O projeto oferece turmas para o curso de assistente administrativo, estética, Introdução à música, gestor de mídias sociais e cuidador de idosos.  De acordo com  a coordenadora de Qualificação, Thalyta Gracindo, os alunos formados recentemente cumpriram 72 horas de curso, no período de quase três meses, e o retorno de todos têm sido muito positivo.

“Esses são cursos de introdução e que oferecem a oportunidade do aluno, em pouco tempo, se identificar com alguma profissão, o que talvez não ocorra em um curso técnico que tem duração de dois anos. O resultado tem sido tão bom que temos alunos que foram inseridos no mercado de trabalho antes mesmo de finalizar o curso”, destacou Thalyta, ao agradecer ao vereador Jefferson Mamede e ao prefeito Rodrigo Drable por terem aberto as portas para o projeto em Barra Mansa.

Conforme destaca a coordenadora geral do projeto Ellos, Eleusa Matos, ao todo são 48 polos de qualificação em  todo o estado do Rio, beneficiando um total de 1,4 mil pessoas.  Ela explica que todas as aulas são ministradas por uma equipe pedagogicamente preparada  e que, além das aulas específicas, o curso também oferece uma sala de leitura para os alunos que têm a oportunidade de acesso a mais de 110 livros por turma.

“Esse é um projeto que, de fato, tem feito a diferença na vida dos jovens e adultos que buscam uma qualificação.  É uma sensação indescritível participar desse momento de formatura, e ver que que eles finalizaram mais essa etapa e que estão preparados para buscar uma oportunidade. Eles se qualificaram em uma área escolhida e ainda tiveram acesso à leitura, que hoje é primordial para quem busca uma inteligência emocional e um bom trabalho em equipe”, pontuou a coordenadora.

Aluno do curso de cuidador de idosos, o formando Roger Cley Rodrigues dos Santos , de 34 anos, já garantiu uma vaga de trabalho nessa área. De acordo com ele, o curso o fez ter uma visão diferente sobre a importância de se direcionar cuidados especiais com os idosos,  embora ainda sejam poucos  os profissionais qualificados para exercer essa função. “Eu me encontrei nesse curso e estou muito feliz pelas técnicas que aprendi para cuidar, com  profissionalismo, de pessoas idosas. Eu já tinha um emprego, durante o dia, e agora com um curso consegui outro, que é cuidar de um idoso”, finalizou o formando.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996