Resende – O prefeito José Rechuan começou a fazer anteontem um balanço sobre as obras e serviços realizados durante os seus dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016). Até dezembro, o prefeito vai divulgar as ações principais em cada um dos setores essenciais à eficiência do serviço público e ao dia a dia do cidadão. O primeiro setor destacado pelo prefeito foi a rede de saúde.
– A nossa administração vai encerrar o seu trabalho com a consciência tranquila de que muito foi feito nos últimos oito anos pelo nosso município. Existe da nossa parte a convicção de que, dentro do que foi possível, avançamos muitos a partir de janeiro de 2009 – disse o prefeito, acrescentando que, até o mês passado, 380 mil consultas com médicos especialistas e aproximadamente 74 mil pacientes atendidos pelo Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio) tinham sido registrados pela secretaria de Saúde.
Rechuan destacou a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região da Grande Alegria, a ampliação do Hospital de Emergência, a construção do Hospital da Criança e do ambulatório da Mulher, além da reabertura do pronto-socorro da Santa Casa entre as realizações mais importantes. No caso do Hospital de Emergência e do Hospital da Criança, as melhorias ocorridas aumentaram o número de atendimentos para mais de 142 mil.
Já os números relacionados à UPA da Grande Alegria, cuja inauguração aconteceu em outubro de 2011, os atendimentos chegaram recentemente a 474 mil (pacientes atendidos) e mais de um milhão (procedimentos realizados). No caso do ambulatório da mulher, que funciona ao lado do terminal rodoviário dos ônibus intermunicipais, na Rua Pintor Nunes de Paula (Centro), a unidade já atendeu mais de 40 mil pacientes, desde quando foi inaugurada, no primeiro mandato de Rechuan.
Para o prefeito, a aquisição do tomógrafo hoje em funcionamento no Hospital de Emergência “diminuiu os transtornos enfrentados pela população no sentido de realizar este exame e representou uma economia de custos para a prefeitura, uma vez que a realização de tomografias computadorizadas era contratada junto à rede particular”. Até setembro do ano passado, mais de dois mil exames tinham sido feitos através deste equipamento.
Ganhador do “Prêmio Prefeito Amigo da Criança”, Rechuan lembrou ainda que a queda da taxa de mortalidade infantil em 40,41 por cento em seis anos “contribuiu de forma direta na conquista desta honraria”.
A ampliação do número das unidades do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); a criação da “Fábrica de Óculos”; a criação da Unidade de Pronto Atendimento do Paraíso; a construção da Clínica da Família (Jardim da Aliança) e da Academia da Saúde (Jardim Primavera); a reestruturação do Programa Saúde Mental, incluindo a implantação de novos serviços, foram outras ações ressaltadas pelo prefeito no balanço sobre os investimentos na área da saúde pública.