Reforma do PMDB proíbe empresa de doar para mais de um partido

by Diário do Vale

Brasília
O relator da reforma política na Câmara, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), classificou como “inovadora” a proposta do seu partido de restringir as doações de empresas, fazendo com que elas escolham apenas um partido para financiar na época das eleições. O deputado concordou com praticamente todas as propostas anunciadas pelo PMDB nesta semana.
Castro afirma que o financiamento privado proposto pelo PMDB vincula as preferências das empresas a determinados partidos. “Ele quer vincular a ideologia de determinada empresa com um determinado partido político. Então se a empresa está doando para aquele partido é porque a empresa comunga das ideias daquele partido. Se ela comunga das ideias daquele partido, ela não pode comungar das ideias do partido adversário”, explica.
Para o 1º vice-presidente da comissão da reforma política, deputado Rubens Otoni (PT-GO), é preciso discutir melhor a questão do financiamento das campanhas. “Nós queremos ouvir as propostas para chegarmos a um ponto comum onde todos percebam que possam ceder, às vezes, na sua proposta; mas chegarmos a um entendimento que, diminuindo a influência do poder econômico nas nossas campanhas, nós estaremos fortalecendo os partidos políticos, fortalecendo a visão programática, de projetos… E fazendo então com que os representantes tenham maior compromisso com a sociedade.”
Sistema eleitoral e reeleição
O PMDB também propõe a troca do sistema proporcional pelo sistema majoritário nas eleições para o Legislativo, o chamado “distritão”. Ou seja, em vez de as vagas serem distribuídas para os partidos ou coligações de acordo com suas votações; simplesmente os nomes mais votados teriam as vagas do estado.
O partido ainda quer o fim da reeleição com mandatos de 5 anos para todos os cargos, exceto senadores que teriam 10 anos. Os prefeitos eleitos em 2016 teriam um mandato excepcional de 6 anos para que as eleições passem a ser coincidentes a partir de 2022.
O deputado Marcelo Castro concorda também com a proposta de cláusula de desempenho que restringe o funcionamento parlamentar aos partidos que obtiverem um mínimo de votos para a Câmara dos Deputados. Mas fala em 3% dos votos, enquanto o PMDB propôs 5%.
O relator da reforma política afirmou que vai convidar os presidentes de partidos para colocarem as suas sugestões de mudanças na comissão.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996