domingo, 18 de abril de 2021 - 14:23 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Renan Cury defende funcionamento de academias de ginástica durante pandemia

Renan Cury defende funcionamento de academias de ginástica durante pandemia

Matéria publicada em 7 de abril de 2021, 12:03 horas

 


Parlamentar afirma que atividades físicas são imprescindíveis para aumentar imunidade

Volta Redonda – O vereador Renan Cury defendeu a importância da educação física, durante a pandemia da Covid-19. Ao falar sobre o tempo em que as academias ficaram fechadas – no ano passado, por cinco meses – o parlamentar considerou como, “suicídio”, uma nova interrupção dos atendimentos prestados pelo setor. O receio do parlamentar se deve a uma possível onde de demissões afetando profissionais da área.

“Apenas algumas academias que tinham um pouco mais de estrutura conseguiram resistir durante a paralisação do ano passado. Para a grande maioria, um novo fechamento seria um desastre total”, pontuou.

O vereador ressaltou ainda que, os profissionais do setor tem um papel fundamental na recuperação de pacientes com diversas doenças, como obesidade, osteoporose e hipertensão, sem contar as enfermidades cardíacas. “Isso são algumas, mas existem diversas outras, como a própria ansiedade, diabetes e distúrbios do sono”, disse, acrescentando que o setor é mais que essencial para a recuperação de pessoas que tiveram movimentos afetados pela própria Covid-19. O parlamentar afirma, inclusive, que já discutiu o assunto com o prefeito Antônio Francisco Neto.

Ministro da Cidadania 

O ministro da Cidadania, João Roma, a exemplo do vereador de Volta Redonda, também saiu em defesa das atividades físicas para a saúde e o desenvolvimento do sistema imunológico do indivíduo.Respondendo a uma pergunta da deputada Flávia Morais (PDT-GO) sobre a situação das academias de ginástica, que vêm fechando as portas por não conseguirem se manter no cenário de pandemia, João Roma afirmou que há algumas perspectivas.

“Nós temos expectativa de um pacote do Ministério da Economia, assim como no ano passado ocorreu, para dar um certo alívio econômico, tanto na questão da flexibilização do emprego quanto em novos financiamentos, linhas de crédito para algumas atividades específicas.”

Ailton Mendes, presidente da Associação Brasileira de Academias, cobrou uma lei clara que trate da essencialidade das academias. Segundo ele, são mais de 30 mil academias no país, e mais de 700 mil profissionais — entre educadores e parte administrativa. Mendes citou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que colocam o Brasil como o quinto país mais sedentário do mundo, o que ele considerou uma segunda pandemia, já que a atividade física pode combater doenças não transmissíveis como pressão alta e diabetes — que, além de tudo, também agravam o quadro da própria Covid.

Segundo Ailton Mendes, quando se determina o fechamento de academias e se coloca meio milhão de profissionais de braços cruzados, se retira um exército de pessoas que poderiam estar auxiliando no enfrentamento da pandemia. “Nós somos o único país do mundo que tem um profissional da saúde que ensina atividade física, que é o profissional da educação física. A atividade física sofreu uma visão equivocada de que era só lazer, entretenimento, mas não, ela é um pólo gerador de saúde, ela gera vida, ela salva vida”, concluiu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar
    Felippe Gottsching

    Resta saber quais parentes ou padrinhos tem academia. Se procurar direitinho, acha.

    E foram eleger isso pra câmara.

    É o fim do mundo mesmo.

  2. Avatar

    Não adianta lutar contra a ciência ….Lockdow é inevitável e quem luta contra será cobrado no futuro . Lockdow já !!!!

  3. Avatar

    As máscaras que usamos não são 100% , precisamos que todos usem para aumento de proteção.

    Mas muitos tiram as máscaras aumentando o risco daquele que está de mascara.

    Ninguém exige o uso da máscara.

    Fica assim, usa quem quer e salve-se quem puder!!!!!

  4. Avatar

    Os professores de educação física foram todos vacinados, mesmo os de 20 aninhos.

    Alunos não.
    O problema é que alunos abaixam as máscaras ou até mesmo tiram.

    Tentei voltar e desisti.

    Hoje impera uma lei do silencio que vc não pode pedir o uso da máscara.

    Usar mascara não é uma decisão pessoal, que está sem mascara coloca o outro em risco.

  5. Avatar

    O vereador novato parece estar querendo “mostrar serviço”, mas alguém tem que avisá-lo que neste momento sua atitude é um desserviço a saúde pública já que todo o setor sanitário se encontra em colapso.

    • Avatar
      Mudar Depende de nós

      Verdade. Quer fazer média com seus seguidores, já está em campanha para deputado. É desse jeito que são nossos políticos. Tinha que acabar com essa fara de político com mandado ser candidato sem abrir mão do cargo.

    • Avatar
      Mudar Depende de nós

      * Farra.

  6. Avatar

    Muito bem Paulo. Pq o interesse desses vereadores são individuais e não coletivos, isso reflete na alta taxa de mortalidade é de contaminados pelo covid em VR.

  7. Avatar

    Compreendo a preocupação, mas nenhum vereador fala do atraso da vacinação para os idosos de Volta Redonda, comparando com muitas outras cidades. Se tem mais idosos, tem que exigir mais doses. E a Câmara Municipal também tem obrigação de “por a boca no mundo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document