Representatividade da mulher na política é tema de eventos do projeto ‘Brasil Certo’

by Paulo Moreira

Foto: Divulgação
Projeto ‘Brasil Certo’ falou sobre mulheres na política

Sul Fluminense – O projeto “Brasil Certo: Mulheres mudando o Brasil” realizou esta semana três encontros em cidades do Sul Fluminense. Na quinta-feira, dia 24, o evento aconteceu em Volta Redonda. E nesta sexta-feira, dia 25, em Barra Mansa e Quatis. Objetivo é compartilhar histórias de mulheres inspiradoras, incentivar a participação do público feminino na política e construir soluções práticas coletivamente.

Durante os dois dias, mais de 200 pessoas conheceram de perto as iniciativas do projeto, coordenado na região pelo deputado federal Delegado Antonio Furtado. Os encontros foram marcados pela mobilização das mulheres. Elas puderam trocar experiências e, sobretudo, reconhecer a importância do engajamento feminino no progresso e desenvolvimento político do país.

O parlamentar classificou o projeto como uma incrível oportunidade para que as mulheres possam se conectar e iniciar, juntas, uma jornada de mudança e defesa da representatividade feminina na política.

Volta Redonda

– As mulheres são fortes, capacitadas e criativas. Realizam seus sonhos com coragem, enfrentando muitos desafios. São elas que colaboram todos os dias para a construção de um futuro melhor. Os obstáculos existem sim, mas a perseverança delas é maior – destacou o deputado.

“Lugar de mulher é onde ela quiser”. Foi assim que a psicóloga e palestrante Cláudia Bonfim iniciou a sua fala no evento realizado em Volta Redonda.

– Quando ocupamos os espaços na sociedade, nos tornamos protagonistas da nossa história. A verdadeira mudança acontece quando reconhecemos que podemos fazer a diferença em qualquer lugar, inclusive na política. Contribuir efetivamente com propostas e boas ideias é uma forma de exercer cidadania – disse.

Compuseram a mesa: Antonio Furtado, deputado federal e delegado; Sediene Maia dos Santos, vice-prefeita de Pinheiral; Luiz Henrique Ferreira (Jiló), vice-prefeito de Mendes; Rose Vilela, secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda; Maria Augusta Ferreira (Guta), secretária de Saúde de Rio Claro; Larissa Garcêz, coordenadora da Juventude de Volta Redonda; Drª Juliana Almeida Alves, delegada titular da DEAM de Volta Redonda; Wilma Barbosa da Costa, guarda municipal de Volta Redonda; Flávio Vieira, representando o presidente estadual do União Brasil, Waguinho; Lucas Coutinho, representando Maria Elizabeth, do União Brasil Mulher.

Barra Mansa

O prefeito da cidade, Rodrigo Drable, prestigiou o evento. Ele, que também apoia o projeto “Brasil Certo” na região, afirmou que a iniciativa é fundamental para o crescimento da participação feminina na política.

Rayane Braga é uma das quatro mulheres que representam a população barra-mansense como vereadora, de um total de 19 parlamentares. Ela afirmou que a proporção, embora ainda pequena, revela um marco histórico na cidade.

– Agradeço às mulheres que vieram antes de mim e abriram espaço para que hoje eu possa atuar no legislativo. Foram exemplos de garra e força. Espero que esse projeto inspire mais mulheres a participarem da política – ressaltou.

– Compuseram a mesa: Antonio Furtado, deputado federal e delegado; Rodrigo Drable, prefeito de Barra Mansa; Drª Tatiana Queiroz, delegada e secretária de estado de Assistência à Vítima; Luiz Furlani, presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa; Rayane Braga, vereadora de Barra Mansa; Drº Vinícius Coutinho, delegado titular da 90º DP; Dumara Rocha, oficial de cartório da Polícia Civil; Ruth Coutinho, ex-vice-prefeita; Regina Dornas, diretora do Colégio Baldomero Barbará e presidente do Conselho Comunitário de Segurança; Maria Cristina, presidente do DC Mulher; Jaci Cambraia, representante da APAE-BM; Flávio Vieira, representando o presidente estadual do União Brasil, Waguinho; Lucas Coutinho, representando Maria Elizabeth, do União Brasil Mulher.

Quatis

A última parada do projeto na região foi em Quatis. Aluísio d’Elias, prefeito da cidade, também fez questão de participar do evento. Ele afirmou que iniciativas como o “Brasil Certo”, voltadas para incentivar a inserção do público feminino na política, são fundamentais e contam com o seu apoio.

Já o vereador em Resende, Paulinho do Futsal, ressaltou que a ampliação da participação feminina no ambiente político é importante para garantir a diversidade de ideias e de pontos de vista.

– Acredito muito na sensibilidade das mulheres, na capacidade que elas têm de analisar um problema e buscar solução – disse.

Ao final, o deputado federal Delegado Antonio Furtado agradeceu a todos os participantes e definiu o projeto como um marco no Estado do Rio.

– Sabemos que há muito a ser mudado na politica e a empatia nas mulheres, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é muito importante para uma política mais ética e responsável. Meu partido e eu acreditamos e defendemos as mulheres. Juntos, nesse projeto histórico, homens e mulheres, seremos capazes de criar um Brasil com mais oportunidades e justiça social – concluiu o deputado.

– Compuseram a mesa: Antonio Furtado, deputado federal e delegado; Aluísio d’Elias, prefeito de Quatis; Ivone Barbosa Bento, secretária de Educação de Quatis; Cláudia Monteiro, secretária de Saúde de Quatis; Caroline Lopes, secretária de Sustentabilidade e Ambiente de Quatis; Wandriane Moura, Controladora Geral de Quatis; Paulinho do Futsal, vereador de Resende; Flávio Vieira, representando o presidente estadual do União Brasil, Waguinho; Lucas Coutinho, representando Maria Elizabeth, do União Brasil Mulher.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996