quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 10:08 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Reunião discute anexação da Califórnia

Reunião discute anexação da Califórnia

Matéria publicada em 26 de setembro de 2015, 09:30 horas

 


Encontro pode resultar em acordo sobre lei que alterou limites entre Volta Redonda e Barra do Piraí

Preparação: América Tereza incluiu emendas na LDO para que prefeitura possa realizar obras no distrito da Califórnia

Preparação: América Tereza incluiu emendas na LDO para que prefeitura possa realizar obras no distrito da Califórnia

Volta Redonda – O deputado estadual Edson Albertassi, o prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida e a vereadora de Volta Redonda América Tereza (todos do PMDB) se reunirão na próxima quinta-feira com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) para tratar da anexação do distrito da Califórnia a Volta Redonda. A expectativa é que, nessa reunião, saia um acordo sobre o assunto, já que nem o governo estadual nem a Prefeitura de Barra do Piraí questionaram na Justiça, até o momento, a lei de Albertassi que mudou os limites entre Volta Redonda e Barra do Piraí, transferindo o distrito para a primeira cidade.

A lei, que foi sancionada em maio está atualmente em vigor, pois foi sancionada em maio, depois que a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) derrubou veto de Pezão à iniciativa.

Pela lei, que determina prazo de seis meses após a publicação (ocorrida no dia 20 de maio de 2015) para sua entrada em vigor, os bairros Boa Vista da Barra, Santa Teresinha, Cerâmica União, Recanto Feliz I e II, Morada do Vale, Califórnia, Bairro de Fátima, Estrela de Fátima, São Luís da Barra e São Francisco serão desmembrados de Barra do Piraí e anexados a Volta Redonda, sem, no entanto, criar um novo município.

O texto aprovado não prevê a realização de plebiscito e segue o parecer da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, onde foi aprovado com conclusão por substitutivo. Albertassi explica que a Comissão estava aguardando definição sobre o projeto de lei federal que regulamenta a criação, desmembramento e anexação de municípios. A proposta aprovada no Congresso daria embasamento ao projeto e facilitaria a realização de plebiscito, mas foi vetada. Por isso foi necessário alterar o texto.

As informações para a definição dos novos limites dos municípios de Volta Redonda e Barra do Piraí, incluindo o Complexo da Califórnia no território voltarredondense, foram levantadas por técnicos da Ceperj (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). Atendendo solicitação do deputado Albertassi, a fundação produziu um levantamento cartográfico, junto com um Estudo de Viabilidade, no qual foram expostas viabilidade econômica, financeira, sociopolítica e geográfica.

 

LDO

 

A vereadora América Tereza (PMDB) incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Volta Redonda diversas emendas prevendo obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água, construção de quadras, creches e uma passagem subterrânea para facilitar a travessia da BR-393.

— Tenho certeza de que o distrito da Califórnia vai passar a pertencer a Volta Redonda. Então, a cidade tem que estar preparada. Os seis meses de prazo para a transição terminam no dia 20 de novembro e até agora não há notícia de questionamento judicial da anexação — afirma Tereza.

Ela afirmou que as emendas que propôs se originaram de visitas que fez ao distrito e de consultas feitas à população.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

50 comentários

  1. Esses tais de Al Fatah e ÊTA POVINHO devem ser 2 pessoas tão insignificantes, que devem estar longe de serem o que parecem, tal como serem donos de alguma coisa, de morar bem, de terem colocados filhos para estudar. Cuidem do restinho da vida de vcs, prováveis aposentados da CSN com tempo para lerem tudo aqui, ou pelo menos comprem a edição escrita do DV para ajudar a empresa ! Vocês estão muito a tôa ou estão “ganhando” muito bem para ficarem fazendo politicagem por aqui !

  2. CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

    Eu tenho participado deste site do DV e uma figura me chama a atenção e me cdausa espécie.
    É o ETA POVINHO.
    O cara é um tremendo exarcerbado, procura sempre confutar. Efaz isso com um discurso anômalo e retrógado.
    Tenta se passar por uma pessoa culta e austera, mas na verdade, se nos apresenta como uma pessoa nescia, necente, caturrenta, improficiente, decumbente e acima de tudo caricata.
    Cara acorde, você precisa desarcerbar-se e sair da chafurda que vives.

    • Carlos Augusto dos Santos, além de parabéns, muitos coraçõezinhos pra você.

    • Tô longe de ser gay, mas será um prazer te conhecer ! Parabéns pelas palavras sobre o catarrento ! Te pago um churrasco e algumas cervejas, pois sou trabalhador e sabe como é, a crise me pegou….kkkkk

  3. ja que meu comentário foi “moderado” vou apenas pedir que se cumpra a lei esse acordo e imconsttitucional e com interreses politicos se não fossem do mesmo partido isto nem estaria em discursão (vr canditato ganha os votos ) (BP o canditato elimina concorrentes de outros partidos que são fortes na região) esse e o acordo ,srrsrs

  4. cidadão voltaredondense

    A redação deste jornal deveria ser mais criteriosa ao moderar os comentários impertinentes, sem nexo e que não tem nada a ver com o assunto em questão. Os comentaristas indesejáveis e chatos que se enxerguem.

    • Tipo você? Só pode fazer comentários quem você desejar? Só pode escrever o que você quer ler? Você também está se achando o rei da cocada preta?

  5. É horrível ler os comentários que se publicam há cada manchete politica desse jornal. Principalmente por ter que ler esse tal de all fatah e um tal que comenta como eta povinho.Esse por sinal so´por se esconder atras dessa forma de se apresentar deve ser um mineiro provinciano das antigas como os mesmos que ajudaram a enforcar Tiradentes e hoje se vangloriam da existência dele no passado. O cara é prepotente e vive pregando que 95 mil eleitores de volta Redonda são corruptos. Como uma pessoa dessa tem coragem de se expressar a favor de plebiscito, consultas ao povo se ele mesmo não respeita a vontade das urnas?

    • futurista, é isso aí simples assim, não preciso escrever mais nada, tiro meu chapéu pra você.

    • ÊTA POVINHO desprovido de discernimento

      Como se chama eleitor que reelege prefeito que não cumpre o que promete (“Regularizar o PCCS até 31/01/13”, Inaugurar a Rodovia do Contorno de dinheiro desde 2008 a cada campanha eleitoral, etc, etc) e não cumpre a lei contra nepotismo nomeando o próprio irmão como secretário, além de não respeitar o art. 37 da Constituição do MEU BRasil? Esses eleitores são honestos com eles mesmos e com o pais onde residem?

      Como tratar esses eleitores?

    • Êta povinho, beba um copo de água com açúcar e senta pois é preciso saber que você não é Deus, não é o dono do mundo, sei que sofrerá muito ao descobrir, mas alguém mentiu pra você, é um golpe duro, desculpa mas alguém tinha que mostrar a verdade, agora corre pega seu travesseirinho faz mi mi mi e vai dormir quem sabe quando você acordar o choque já passou.

    • êta povinho, de ingênuos, mal informados, medrosos, e com baixa alto estima, eles não sabem que não precisam se vender e que podem ter suas próprias decisões e direitos, etc, etc, etc. Você pode mostrar tudo isso com educação e sem arrogância.

    • CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

      É ISSO AÍ FUTURISTA. ACREDITO QUE O ETA POVINHO TINHA UMA BOQUINHA GARANTIDA CASO O NETO SAÍSSE DO GOVERNO. POR ISSO TAMANHA BABAQUICE DELE.

  6. Acho estranho como os que se opõem se manifestam. Falam do distrito Califórnia como sendo um problema único e puro de Barra. Anexação é uma forma de organizar as coisas. Pois o problema maior é de VR, é o povo de VR que tomou o espaço de Barra. Não somos nós que temos o direito de dizer que não queremos, é Barra que tem que dizer que ja passou da hora de Volta Redonda resolver o problema. VR não se planejou como devia e a expansão regional aconteceu de forma inconveniente.

  7. Kkkkk, Volta Redonda não está dando nem conta de si mesmo, é só olhar …
    Estão pintando as ruas cheias de buraco, não tem saúde, não tem empregos, não tem diversão pra população e etc…
    Ainda quer anexar mais bairros, kkkkk, isso deve ser só pra pegar o IPTU do povo.

  8. Água tratada, energia elétrica e linha telefônica são pagas pelos usuários, inclusive essas duas últimas são de empresas particulares e usam a a base de transmissão do município que acharem melhor. Se esse argumento de que o fornecimento é de V. Redonda é válido, muitos bairros de Barra Mansa têm o mesmo direito de anexação. Outro detalhe: a falida PMVR vai ter que investir muito para normalizar os serviços e a conservação da Califórnia, inclusive na reposição dos citados funcionários que vão sair porque são de B. do Piraí. E falta o Ministério Público se manifestar a respeito dessa anexação.

  9. Olha o êta povinho aí, como sempre tentando aproveitar a situação para fazer lavagem cerebral nos moradores de Volta Redonda para se eleger ou o seu candidato, você é tão óbvio que chega a ser cômico. ÔÔÔÔÔÔ DÓÓÓÓ.

    • Cara lila, eu adoro Vc, sabia? Vc é inteligente mas cega em matéria política ou faz de boba. Eu não acredito que tenha cargo comissionada, seja assessora ou uma das mais de 1500 RPA em VR, como tantos que aparecem aqui, esses sim, fazem a cabeça do POVINHO.

      Seu único defeito é insinuar situações que não compactuo, como: aproveitar da situação, fazer lavagem cerebral e defender a minha candidatura e o meu candidato. Quem está fazendo tudo isso é a A.T. Vc não enxerga? Se eu quisesse aparecer colocaria o meu nome completo juntamente com foto para o POVINHO que tem preguiça de ler.

      Mas se alertar o POVINHO e chamar a atenção dos 95 mil eleitores que são corruptos por reelegerem corruptos for isso tudo que falou de mim, então sou assim só para Vc tá? Não espalhe.

    • Êta povinho, obrigada por me amar tando, parece que somos fogo e água e te garanto que nunca fui, não sou e nunca pertenceria a algum partido, primeiro não vejo nenhum político em nenhum, ser político é bem diferente do que vejo na administração do país, estados, municípios, etc. Concordo em muitas coisas com você mas acho que sua arrogância e falta de delicadeza pesa muito, talvez os corruptos tomaram conta porque quem tem conhecimento não tem sabedoria para ensinar, continue escrevendo ou explicando que aquele é bom e o outro é ruim usando sua inteligência e conhecimento mas com sabedoria, nós o povo estamos acordando e temos sede de informação, quem sabe você vai fazer a diferença, acredite que eu sou apenas um grão de areia latina americana sem dinheiro no bolso e tenho o direito de não gostar de coisas que vejo e leio, não queira impor suas idéias, vai com calma, nos dê o direito de assimilar ou não.

    • Estimada lila, (perceba que mudei a forma de tratamento) eu cansei de pedir para terem atenção ao votarem, (isso antes de 2012). Percebendo que muitos assessores, cargos comissionados e RPAs de politiqueiros entram aqui para fazer a cabeça do POVINHO decidi ser mais enérgico ao chamar atenção deles.

      Descobri então que são muitos e que passam de 95 mil em VR. Como queres que trate esses eleitores corruptos que elege/reelegem corruptos? Ser arrogante não faz o meu estilo, mas sou enérgico ao taxá-los de ÊTA POVINHO para talvez acordá-los para perceberem que estão sendo enganados pelos politiqueiros e seus assessores.

      Ah, eu acertei quando disse que Vc é cega na política, pois não sabe a diferença entre político e politiqueiro.

    • Èta povinho você não entendeu nada? Eu povinha como você se referiu a mim e o povinho como você continua se referindo aos moradores de Volta Redonda não somos cachorrinhos para obedecer você e nem corruptos, talvez eu seja cega sim pois não consigo enxergar nenhum político no Brasil desculpa mas só vejo mercenários. Por favor leia outra vez meus comentários e tente entender. Ensine nós povinho a entender política e o ensinaremos a ter algumas gotas de humildade e deixar a arrogância de lado, isso faz mal pro coração. Quem escreve o que quer lê o que não quer. Seja feliz e enxergue além de você.

  10. Quem mora na Califórnia foi para lá sabendo dos problemas que a localidade apresenta. Quem já nasceu lá não pode reclamar de viver pior, pois nunca esteve melhor. O fato é que aquela área sempre foi de Barra do Piraí, mesmo antes de existirem habitações, então não é justo que o povo queira mudar de suserano só porque um é mais rico que o outro!…

    Se querem VR, que se mudem para VR! Se querem um bairro melhor, que cobrem de seu atual prefeito e vereadores! Se ainda assim quiserem a anexação, que decidam nas urnas, não no gabinete!… Uma pessoa pode querer morar na casa de outrem, mas esse tem que ser consultado se quer recebe-la, e nesse caso nem Neto, nem América Tereza e nem Albertassi possuem procuração para falar em nome da população de VR…

    • Gostei dessa!

      Então o POVINHO do Califo que gosta de sombra e água fresca e não cobra daqueles que reelegeram vão invadir o meu quintal que cuido com carinho? Eles são uns folgados, isso sim.

      Sai fora do meu quintal invasores!

    • E o que você, quem tanto critica está fazendo ainda em Volta Redonda?

    • O ÊTA POVINHO dá quase tudo pelo Zóinho dele, digo, o zoinho dele enxerga quase tudo !!

  11. Os cidadãos desses bairros pagam as suas contas, os serviços de água, energia e telefonia são todos de Volta Redonda, então nada mais justos para todos que se pague tbm o IPTU.

    • Por que Vcs não cobram do deputado Albertassi e outros que reelegeram projetos para o Complexo Califo? Se faltam isso aí, é porque Vcs não cobram nada deles. Só querem sombra e água fresca.

      Em VR já temos 95 mil eleitores corruptos que defendem os corruptos; não queremos mais.

    • pagam porque querem em vr, poderiam pagar em barra do pirai ou ai mesmo, quanto aos serviços vr não da de graça e não são de vr,…ela apenas presta serviços e ou estão instalados em vr, porque Vr não tem telefonia, energia propria eles apenas estão instalados em vr,…conhece a periferia leste de Bm fazem a mesma coisa, tenta anexar parte de bm pra ver ja tentaram com santa Rita e bm reagiu com um processo em cima de vr com uma fase que simples ” se VR não sabe onde termina suas fronteiras BM sabe onde começa as dela”. que barra do pirai aprenda a se defender 6 meses e eles estão sentados na cadeira do conforto.

  12. Gostaria de saber o que acontecerá com os funcionários públicos que trabalham nessa região anexada. Médicos, enfermeiros, coletores, dentistas, professores entre outros profissionais.

    • Permanecem na Prefeitura de Barra do Piraí, afinal são servidores daquele município. Quer que desenhe?

    • Simples! Serão remanejados para outros locais dentro do município de Barra do Piraí…

    • Continuarão servidores de BP. A questão é boa reflexão para a administração pública da cidade, pois perderão arrecadação, logo poderá superar o teto de gastos com funcionários, assim poderá haver demissões ou o prefeito ser responsabilizado.

      Se o prefeito de BP não entrar na justiça contra essa anexação alegando isso, vai demonstrar incompetência administrativa.

  13. Uma lei que fere totalmente a constituição. Para haver a anexação deve haver um plebiscito em ambos os municípios, isso não é feito apenas pela vontade de 2, 3 ou 4 políticos querendo ganhar votos. Necessita-se de um estudo de impacto. Califórnia irá pertencer a VR, mas de onde virá o dinheiro para suprir aquela região com serviços públicos de qualidade? Apenas do IPTU dos moradores de lá?

  14. Sinceramente não acho que num plebiscito a população de VR vá aprovar essa idéia de anexação . Estarão anexando problemas para Volta Redonda e nada de positivo para nossa Cidade. Esses oportunistas de plantão TEREZA e ALBERTASSI buscam dividendos políticos e não estão interessados nas consequências dessa anexação…. Chega de enganação….

  15. Essa tal anexação deverá se estender até a próxima eleição para prefeito e, claro, deverá render muitos votos!Alguém duvida?

  16. ÊTA POVINHO autoritário e corrupto

    A lei é inconstitucional, pois a população de VR não foi ouvida. Isso é coisa de autoritários que não cumprem as leis.

    Tudo a ver, né?! Tal prefeito de VR, tal Albertassi , tal A.T.

    E tem eleitor corrupto que aceita e engole. Depois…depois jogam a culpa no POVO, nos POLÍTICOS e no MEU BRasil. Fácil jogar a culpa nos outros.

    Já imaginaram se um deputado de Barra do Piraí resolve fazer o mesmo contra VR e anexar à BP além do compelxo Califo, toda a área leste da cidade do aço? ??? Eu vou adorar porque parte do POVINHO, dos 95 mil eleitores corruptos deixará VR.

    • Repense a sua vidinha antes de chamar alguém de corrupto. Dê uma relembrada em quem você votou nas últimas eleições. Se o eleitor é o reflexo dos seus representantes, você certamente é um excremento.

  17. Pobre “californianos”, logo agora que a PMVR está falida, desde antes da crise. Os cofres estão vazios e vai ter que tirar de uma lado para cuidar do outro. E estão sendo usados para eleição do ano que vem. Será que os eleitores de V. Redonda vão esquecer a imposição que o deputado fez sem a consulta nas urnas?

  18. Como já coloquei aqui por várias vezes a Califórnia é de Volta Redonda ha muito tempo. Só falta a concretização de fato.

  19. Já começou a corrida eleitoral à prefeitura da Dilma Tereza

  20. Não concordo como a anexação está sendo imposta aos moradores de VR, não cabe a um deputado estadual decidir, caberia aos moradores de ambos os municípios. Albertassi vai ganhar os votos do complexo Califórnia e perder os de VR.

    • Entende quando falo que somos apenas um detalhe? Simplesmente ignorados? Cruz credooooooooo.

    • Eu avisei para não votarem nos coligados ao PT, defensores das bandeiras vermelhas.

    • É por muitos pensarem igual a você que tudo que é público se torna burocrático demais ou melhor emperrado demais.Nos elegemos nossos representantes justamente pra nos representar nessas decisões e fazerem as coisas andarem. Casa onde todos querem mandar ao mesmo tempo nada acontece, ou melhor só acontecem conflitos. Então grite dentro da sua casa e deixe nossos politicos trabalharem.

  21. Texto extremamente confuso, sem coesão e encadeamento lógico de idéias… Não foi explicado o motivo do acordo, já que a Califórnia automaticamente se anexará a VR em novembro, caso não haja recursos até lá… A lei não está em vigor, pois se estivesse, a Califórnia já pertenceria desde maio a VR. Após decorrido sem contestação o prazo para recurso, aí sim será à vera…

  22. cidadão voltaredondense

    Tomara que saia do papel e se torne realidade. É o desejo de muitos moradores.

Untitled Document