Rodrigo Drable fecha comércio e templos em Barra Mansa

by Paulo Moreira

Prefeito apela para que população se mantenha atenta no enfrentamento ao novo coronavírus

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable,  anunciou no início da noite desta sexta (20) que vai fechar todo o comércio da cidade –  com algumas exceções, listadas adiante – e os templos de todas as religiões. Drable afirmou que lamenta ter de tomar essa medida, mas que o faz porque percebeu que as pessoas não estão levando suficientemente a sério a ameaça do novo coronavírus (Covid-19).

As exceções à ordem de fechamento são supermercados, postos de gasolina (as lojas de conveniência ficarão fechadas, exceto no caso de delivery), clínicas médicas, farmácias e drogarias e empresas que fornecem alimentação por sistema de entregas.

Todos os shoppings e galerias da cidade, o comércio de rua e as feiras livres estarão suspensas, a partir de domingo. Os templos de qualquer credo ficam fechados já a partir de sábado (21).  O comércio fecha a partir de domingo (22).

Os estabelecimentos que abrirem devem garantir a disponibilidade dos insumos determinados pelo Ministério da saúde, como álcool em gel ou máscaras, para manter a higienização de empregados e clientes.

Deverá também ser mantida a distância mínima de 1,5 metro entre clientes e entre clientes e empregados do estabelecimento.

Ainda segundo Drable disse pela manhã em outra live, o ideal é que os bancos fechem.
– Estamos buscando junto a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e ao governo o fechamento dos bancos, porque a preocupação hoje da população é pagar as contas. Com essa iniciativa teremos novos prazos para pagamento e diminuiremos ainda mais o fluxo de pessoas nas ruas.
Pela manhã, Drable pontuou novas medidas em diversos segmentos da cidade, com a finalidade de minimizar os impactos no município e ainda garantir a segurança das pessoas.

Saúde

A farmácia municipal funcionará de 7h as 13h. Os Idosos não deverão buscar medicamentos e poderão ser representados por pessoas com menos de 60 anos, munidos de RG, cartão do SUS e receita médica. Idosos que não tem familiares, a entrega será domiciliar.
Os pacientes com DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis), possuem baixa imunidade e fazem parte da faixa de risco, costumam receber seus medicamentos para um mês de tratamento, agora receberão para 60 dias .
No CEM ( Centro de Especialidades Médicas), as consultas foram suspensas e somente o setor de curativos pelo angiologista será mantido. As fisioterapias também foram canceladas.
No CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial ), as reuniões, grupos e equipes também não acontecerão, como também as visitas domiciliares.
No hospital da mulher não haverá visitas e no atendimento de saúde oral, serão realizados somente atendimentos emergenciais. O Centro do Idoso está fechado temporariamente.
As UBS ( Unidades Básicas de Saúde), Sirenes e PSFs ( Programas de Saúde da Família), por determinação do Ministério da Saúde estão funcionando normalmente e o atendimento poderá ser ampliado. Os agentes de saúde continuam trabalhando por determinação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Transportes

A rodoviária de Barra Mansa está fechada para ônibus de qualquer localidade que não seja do Sul Fluminense. Veículos de outros estados não terão acesso a cidade. As linhas municipais regulares serão nos horários de 5h às 8h, 12h às 13h, 17h30 às 18h30 e os demais horários reduzidos.

Ordem pública

Está sendo realizada uma fiscalização rigorosa de ambulantes, principalmente os não cadastrados e está proibida a aglomeração de mais de quatro pessoas em áreas públicas.
O atendimento público da prefeitura e todos os prazos administrativos estarão suspensos a partir de segunda-feira (23), e somente os essenciais como coleta de lixo, SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e serviços de saúde urgência e emergência.
Ainda segundo o prefeito, juntamente com os empresários da cidade, a decisão é de suspender a emissão de carnes de IPTU de toda taxa municipal.
– Essa foi uma decisão conjunta, e será readequada quando tudo for normalizado. A cobrança de ISS para empresa do Simples Nacional terá novos prazos, aliviando assim a carga que está sobre o comércio e prestadores de serviços.

SAAE

O fornecimento de água do município está garantido e não há risco de paralisação até o momento.
Pessoas que possuem tarifa social serão isentas do pagamento de água e o prazo para os demais contribuintes será de 30 dias, havendo a possibilidade de nova análise de prazo.

 

You may also like

15 comments

Rodrigo 24 de março de 2020, 11:40h - 11:40

Bom dia a todos. Estou desesperado com as notícias de fechamento dos bancos porque recebo meu benefício de auxílio doença. Só recebo direto na boca do caixa e não tenho conta e nem cartão pra sacar no caixa eletrônico. Peço por favor que me dê uma luz sobre isso porque sem receber não consigo comprar o básico. Não saio de casa pra nada e estou respeitando 100% o isolamento. Mas preciso ir no Itaú receber. O prefeito ou alguém pode me dar uma luz sobre isso? Estou sem saber o que fazer. Obrigado desde já é Deus abençoe a todos nós.

Jose 21 de março de 2020, 19:25h - 19:25

Parabens pela atitude pois muitas vezes a o medo em desagradar o eleitorado em ano de eleiçao e um lider em casos de extrema urgencia.deve tomar decisões que mesmo.que nao agradem a maioria tenha um impacto positivo na preservação.da saúde.e segurança de todos decisoes dificeis mas pontuais. Espero esta atitude de outros liders Muitta gente nao se ligou ainda sobre a. gravidade deste virus.principalmente os.mais jovens e ainda é so começo . mas vamos se esquecer da Dengue.e de outras enfermidades causadas por virus.

Ronaldo 21 de março de 2020, 00:56h - 00:56

Infelizmente a situação é grave ! Muita gente ainda não se deu conta disto ! Parabéns Rodrigo e Samuca por decretar o fechamento do comércio , bares , etc!’
Tenho pena dos pequenos comerciantes, que vinham se arrastando para manter negócio aberto , agora sem clientes, vendas a situação ficará complicada ! Srs Políticos , funcionários de alto escalão , esperamos que vcs também ajudem o povo Brasileiro a sair desta , reduzindo seus salários ! A hora de mostrar que são Patriotas é agora ! Não deixem só o povo pagar esta conta sozinho !

RICARDO 20 de março de 2020, 22:54h - 22:54

Nao entendi a frase “TODOS OS SHOPPINGS DA CIDADE”… A matéria não é sobre Barra Mansa???????

olivrira 21 de março de 2020, 08:24h - 08:24

barra mansa tem: chopinho popular, figorelli, house ! ta na hora de conhecer barra mansa , leitor.

Leitor do Vale 20 de março de 2020, 21:49h - 21:49

Prefeito, sugiro que a vacinação à partir de segunda seja feita em local aberto para evitar aglomerações, tipo Praça

Caco Antibes 20 de março de 2020, 21:44h - 21:44

Cala boca Magda

Caco Antibes 20 de março de 2020, 21:45h - 21:45

Magda no caso é o Emir CiCUtiano

pedro 20 de março de 2020, 20:45h - 20:45

Prefeito tem que fechar as igrejas evangelicas, pois seus cultos estão cheios no ano bom

Paulo Cesar da Fonseca 21 de março de 2020, 09:46h - 09:46

Muitas lojas estão abertas. Qual será a atitude do prefeito,pois se o povo estiver conversando em grupo a polícia pode dispersar .com ordem do prefeito.E os comerciantes que estão desobedecendo está lei que atitude será tomada?

Liliane Miriam Fernandes 25 de março de 2020, 20:23h - 20:23

Alguém sabe me dizer se lotéricas estão funcionando?

Emir Cicutiano 20 de março de 2020, 19:37h - 19:37

Do que adianta Volta Redonda fechar o comércio e as outras cidades do entorno continuarem funcionando? Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí vão virar um criadouro de coronavírus… Todas as cidades do estado deveriam adotar o mesmo procedimento, pois isso gera distorções. Pessoas se infectam lá e depois vem para cá…

corona-aedis 21 de março de 2020, 10:16h - 10:16

Vc esqueceu de citar CSN que alem de poluir toda região vai continuar, um leva e trás desse vírus e outros como vc. Idiota!!!

Igor 21 de março de 2020, 10:20h - 10:20

Sabe ler não? Barra Mansa vai fechar o comércio também.

Leitor 20 de março de 2020, 19:31h - 19:31

Prefeito, tem de fechar os botecos, cheio de idosos e outros. As ruas estão cheias de quem deveria doer a consciência e se resguardar em casa, depois que pegar o vírus e ter um quadro grave vai lotar a fila do SUS e tirar a chance de quem realmente precisa. Isso é um absurdo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996