segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rodrigo Drable recebe alunos do projeto Câmara Jovem

Rodrigo Drable recebe alunos do projeto Câmara Jovem

Matéria publicada em 23 de outubro de 2018, 00:39 horas

 


Vereadores jovens apresentaram as indicações e o projeto de lei de autoria deles criando o Fundo Municipal da Juventude

Prefeito conversa com vereadores jovens sobre Fundo Municipal da Juventude
(Foto: Paulo Dimas – PMBM)

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (MDB), recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 22, o vereador Wellington Pires, acompanhando de alunos de escolas municipais do projeto Câmara Jovem, denominados vereadores jovens, e o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv), representado pelo presidente Maicon Fagundes. O objetivo do encontro foi apresentar ao chefe do Executivo as indicações e o projeto de lei criado pelos vereadores jovens, além de uma proposta de criação do Fundo Municipal da Juventude. Participaram também diretoras de escolas municipais.

Os vereadores jovens entregaram simbolicamente ao prefeito as indicações de obras e serviços no município, além do projeto de lei indicado pela estudante Letícia Ferreira, de 15 anos, aluna do Colégio Municipal Doutor Elvino Alves Ferreira, na Vila Ursulino. A proposta trata da criação do projeto “Humanize-se” nas escolas da Rede. Ele seria realizado semestralmente por cada unidade escolar e supervisionado pelo órgão competente do Poder Executivo.

— Meu projeto tem o objetivo de promover debates com o intuito de despertar nos alunos o senso crítico, incentivar o respeito ao próximo, discutir questões sociais, culturais e econômicos, entre outros assuntos de interesse da sociedade — explicou a vereadora jovem. No Câmara Jovem, dos 19 estudantes, 13 são mulheres, uma situação que não é vista nas atuais Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, onde a maioria é sempre de homens.

Rodrigo se lembrou de uma reunião em que se encontrou com o aluno Marco Aurélio, hoje vereador jovem. Na época, ele pediu ao prefeito a abertura da sala de informática do Ciep Municipal 483 Ada Bogato, no Paraíso de Cima. Segundo ele, a iniciativa do estudante chamou sua atenção.

— Enquanto criança, ele teria outros pedidos, mas ele preferiu solicitar algo que fosse fazer a diferença na vida dele e dos colegas. Conseguimos abrir o laboratório de informática e estamos agora realizando uma reforma na escola — disse Rodrigo.

Ele destacou ainda o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi o melhor em 11 anos. As séries iniciais atingiram o patamar de 5,5, enquanto os anos finais ficaram com a média de 4,3. “Isso demonstra a mudança de atitude de diretores e professores compromissados com uma educação de qualidade”, completou. Drable elencou as dificuldades enfrentadas ao longo desses quase dois anos de governo e enfatizou a importância da implantação das escolas em tempo integral durante a conversa. O prefeito parabenizou os alunos integrantes do projeto e sugeriu que no próximo ano cada escola tenha um vereador jovem representante.

O vereador Wellington Pires agradeceu a atenção do prefeito com o projeto Câmara Jovem, ressaltando que esse encontro faz parte da penúltima etapa e foi de extrema importância para o aprendizado dos alunos.

— É nesse momento que os alunos podem ter ciência dos desafios enfrentados pelo prefeito e conhecer o que está sendo feito para melhorar. O projeto também focou em explicar a funcionalidade do vereador, quais os deveres do legislativo, como funcionam as indicações e projetos de lei — detalhou, ressaltando que as indicações e o projeto de lei serão enviados via ofício para o Executivo, com o objetivo que, se aprovadas, sejam, encaminhadas através de Mensagem do prefeito.

Outra questão debatida na reunião foi a indicação nº 669/2018 que trata da criação do Fundo Municipal da Juventude, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos jovens barramansenses. O presidente do Conjuv, Maicon Fagundes, salientou que o Fundo será mais um instrumento de colaboração entre a comunidade e o poder público.

— O fundo terá a capacidade de captar recursos para a execução de projetos voltados à juventude do município, propiciando uma ferramenta de colaboração com a prefeitura, possibilitando também que a comunidade apresente propostas para o uso dos recursos — declarou.

O prefeito Rodrigo Drable analisou o projeto e indicou algumas alterações, de modo que não prejudique o orçamento do município e institua novas formas de receitas para que o Fundo seja eficiente e economicamente viável.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Moramos em um país democrático ele foi eleito pelo voto popular, apesar de não ter votado nele eu tenho fireito de cidadão de cobrar. Ele representa todos que residem em bm ele não representa somente aqueles que votaram nele e os puxa saco. Então vamos deixar esses projetos que não valem de nada para resolver o que realmente interessa.

  2. Eta prefeitinho ruim, tbm esperar ok veio da escolinha daquele que ta preso la no cú do judas. Um tal de Cunha, cidade feia sem perspectiva , sem empregos e um prefeito que até agora não fez nada. Que triste sena de quem vive nessa cidade.

  3. Rsrs. Barra mansa tem os políticos que o povo merece. Esse tipo de projeto não traz nenhum tipo de benefício para população, só serve para reportagem de jornal. Quero saber quantos empregos foram gerados em barra mansa na gestão do atual prefeito.

  4. Parabéns prefeito, é de conversas que estamos precisando realmente. Enquanto o prefeito da cidade vizinha inaugura um mega empreendimento gerador de milhares de empregos, nós temos conversas. Quando será a próxima? Estou ansioso pra ver minha cidade continuar na mesma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document