sábado, 4 de dezembro de 2021 - 01:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rodrigo Furtado conversa sobre Agência de Desenvolvimento Econômico em Volta Redonda

Rodrigo Furtado conversa sobre Agência de Desenvolvimento Econômico em Volta Redonda

Matéria publicada em 26 de outubro de 2021, 16:58 horas

 


Vereador esteve na capital do Estado do Rio na manhã desta quarta e conversou sobre o assunto com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Foto: Assessoria de Imprensa
Rodrigo Furtado conversa com o secretário Vinicius Farah e com Luiz Cláudio Almeida Magalhães, diretor do DRM-RJ

Volta Redonda – O vereador Rodrigo Furtado se reuniu na manhã desta terça (26), durante o Fórum do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio (DRM-RJ), com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, que prometeu ao parlamentar que o município receberá uma das 13 Agências de Desenvolvimento Econômico (ADE)  que serão implantadas no Estado do Rio.

Rodrigo afirmou que o projeto, que ele considera inovador, promete desburocratizar a vida dos novos empreendedores.

— A ideia é implementar uma Agência de Desenvolvimento Econômico em Volta Redonda. E como o próprio nome já sugere, o objetivo principal  dela é estimular geração de emprego e renda a fim de fortalecer as bases econômicas de Volta Redonda. O mais interessante é que essa agência carrega em seu bojo os pilares essenciais da responsabilidade socioambiental e as boas práticas de governança — explicou o vereador.

O vereador disse que a ADE vai funcionar como uma espécie de “Poupa Tempo” para o empreendedor: ele terá, no mesmo local, tudo o que é necessário para formalizar a abertura de sua empresa no que diz respeito ao go verno estadual.

— Após implementada essa agência, os empreendedores ganharão tempo e agilidade na hora de abrir sua empresa ou emitir documentos — completou.

 

Polo Metalmecânico

 

Rodrigo Furtado também conversou com Farah sobre a implementação do Polo Metalmecânico, que vai trazer para o município empresas de beneficiamento do aço produzido pela CSN. O vereador pediu incentivos estaduais a essas empresas.

— Passei para ele as demandas do município nesse aspecto e ele se mostrou muito receptivo – disse Furtado.

 

Nova Estação de Tratamento de Água

 

O vereador também conversou com o secretário sobre a liberação de verbas para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e mais algumas Estações de Tratamento de Esgotos em Volta Redonda. A resposta foi positiva e Furtado acredita que no próximo ano deverá haver novidades nesse sentido.

— Meu objetivo agora, depois de uma conversa promissora com o secretário de desenvolvimento econômico é conseguir verba para a construção de uma nova unidade de tratamento de águas para Volta Redonda e estabelecer regras e viabilizar o uso de energia limpa na cidade. Desta forma poderemos garantir recursos extras para Volta Redonda através do ICMS Verde — avisou o vereador.

 

Energia sustentável

 

Os dois políticos combinaram, entre outros projetos relacionados à geração de renda, um simpósio sobre desenvolvimento sustentável em Volta Redonda.

— Há muito tempo nossa cidade não é mais apenas a cidade do aço. Temos que olhar para frente, para o futuro, mas de forma responsável e sustentável. A economia verde é o novo capitalismo. Não se progride destruindo o meio ambiente. E em Volta Redonda infelizmente ainda não percebemos essa cultura de forma generalizada — disse o vereador.

Furtado acrescentou que Farah quer possibilitar novos investimentos sustentáveis. Uma das ideias é incentivar a produção de energia limpa e sustentável nos novos bairros que estão surgindo na cidade.

O secretário e o vereador também falaram sobre um simpósio para identificar formalmente as demandas e os principais entraves que impedem ou atrasam o crescimento sustentável na cidade.

 

Start-ups

 

Furtado também conseguiu de Farah o compromisso de apoiar o “hub” de start-ups que ele propôs na cidade e a prefeitura está trabalhando para implantar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document