Rodrigo Furtado propõe participação da Câmara em ação do MPF contra CSN e Harsco

by Paulo Moreira

Apoio: Câmara Municipal pode atuar no processo do MPF contra a CSN
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – O vereador Rodrigo Furtado (PTC) solicitou, na última sessão plenária, que a Câmara Municipal ingresse como amicus curiae (amigo da corte) na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal contra a CSN e a Harsco Metals. O processo visa apurar os impactos e os riscos da armazenagem irregular de pilhas de escória que chegam a alcançar 20 metros de altura, alocadas em um pátio no bairro Brasilândia.

Rodrigo explicou que na função de “amigo da corte”, a Câmara poderá participar efetivamente da ação, fornecendo esclarecimentos e colaborando com informações e dados relevantes.

– A intenção é incrementar e pluralizar o debate, contribuindo diretamente na solução de problemas de repercussão e impacto social. Estamos trabalhando muito e tenho certeza que podemos ajudar nessa questão. Nossa participação será positiva – esclareceu.

Como presidente da Comissão, criada pela Câmara para apurar a questão, Rodrigo afirmou que a colaboração da população é importante e externamente salutar para a discussão do tema.

– Conto com a participação de todos, principalmente dos moradores de bairros próximos, como Volta Grande, São Luís, Caieira, entre outros. Todas as informações fornecidas ao nosso grupo de trabalho são relevantes para que possamos solucionar o problema e apresentar resultados efetivos à população – frisou.

O parlamentar ainda adiantou que protocolizará uma emenda à resolução que instalou a Comissão. O objetivo, segundo ele, é ampliar o nível de trabalho, permitindo que o grupo também apure, caso seja necessário, outros tipos de poluição gerados pela CSN e pela Harsco Metals.

– Em outras oportunidades já ressaltei a relevância da CSN para a nossa cidade. Isso é inegável e muito importante. Mas, não podemos deixar de nos preocupar em incentivar o desenvolvimento amparado na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente. Precisarmos nos manter atentos. É agora que vamos desenhar o futuro das próximas gerações – concluiu.

You may also like

6 comments

bla bla bla 7 de agosto de 2018, 08:58h - 08:58

O nobre vereador deveria inclusive conseguir recursos federais para treinarmos e transformarmos todos os cidadãos de VR em chacareiros, com hortas maravilhosas,,, esses caras em vez de ajudar a empresa a resolver o problema “dela” e “da cidade”, aparecem de vez em quando falando bobagem……pobre povo do RJ e de VR….fico imaginaod essa cidade sem a CSN, o cemitério de emprega e a quantidade de favelas e terras invadidas

verdade 7 de agosto de 2018, 11:35h - 11:35

Ajudar a empresa revolver o problema dela ? Foi isso que li ?
Quer dizer agora que uma empresa contamina a atmosfera, solo, aguas subterraneas, rio, destroi a saude publica de 250 mil habitantes e o poder publico ainda tem que ajudar o empreendedor ?
Quer dizer agora que em nome do emprego, em nome do progresso vale tudo ?
Entao vamos instalar uma carvoaria, uma fabrica de sardinha, uma usina nuclear e vamos destruir a Cicuta.
Esse tipo de pensamento é tipico daquele candidato tonto a presidencia da republica que ja disse que vai acabar com o ministerio do meio ambiente pois “atravanca” o desenvolvimento nacional.
O poder publico esta sendo muito frouxo com a CSN, nao esta conseguindo discutir os problemas tecnicamente, nao esta conseguindo discutir a questao da saude publica e a CSN encara os problemas ambientais com descaso e prefere empurrar tudo para justica. Mas essa postura da CSN a longo prazo representara um tremendo baque financeiro ja que os investidores nao vao aportar seus recursos em uma empresa com um passivo ambiental tao grande e o desemprego em Volta Redonda vai realmente nascer da falta de investimento da empresa em meio ambiente.

Julio Marinho Gregorio 6 de agosto de 2018, 22:02h - 22:02

Este processo tinha que ser também contra Prefeitura de Volta Redonda,Governo Estadual do Rio de Janeiro,Caixa Econômica,CSN,SINDICATO, E OUTROS.

Wanuil 6 de agosto de 2018, 21:45h - 21:45

CSN , Gata safada ,Anda comprando alguns advogado da região . MPF devia obrigar essa gata abrir o hospital da CSN para população em troca das multas. Não é fechar empresa , fazer reabrir o hospital para população em troca dessa poluição….

Só acho 6 de agosto de 2018, 21:00h - 21:00

Se eu fosse o presidente da csn mudaria de volta Redonda, povo chato ,age como se a empresa fosse um empecilho pra cidade!Babaca nunca faz nada ai vem com uma dessa!

Racional 7 de agosto de 2018, 11:50h - 11:50

Sua ignorância é sem tamanho. Em vossa imaginação, se fosse Benajmin (nunca será) mudaria a companhia de lugar. Em seu delírio de Atlas você carregaria a UPV sobre os ombros? Regularmente vemos desaforados repetindo esse “argumento”. Além de fisicamente impossível (kkk) esquecem que a UPV foi estrategicamente implantada onde esta locada: entre RJ-SP, banhada pelo Paraíba e guarnecida por uma malha ferroviária que lhe abastece e distribui seus produtos (executada com capital nacional). Ou seja, a CSN apesar de empresa privada é também patrimônio local, e deve ser administrada com o mínimo de responsabilidade sócio-ambiental perante as várias gerações de Volta-redondenses que entregaram suas vidas a empresa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996