Rosana Bergone fiscaliza unidades de saúde da região da Vila Brasília - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 03:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rosana Bergone fiscaliza unidades de saúde da região da Vila Brasília

Rosana Bergone fiscaliza unidades de saúde da região da Vila Brasília

Matéria publicada em 7 de maio de 2017, 15:47 horas

 


Cinco unidades foram visitadas pela vereadora na última semana; parlamentar encontrou problemas que serão passados ao prefeito

Volta Redonda – Com a intenção de identificar problemas e conhecer a realidade da saúde pública prestada na região da Vila Brasília, a vereadora Rosana Bergone (PRTB) visitou e fiscalizou na última semana, as cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que atendem mais de 20 mil moradores pertencentes a sete bairros daquela localidade. Segundo Rosana, a visita foi motivada após receber reclamações de usuários com relação a falta de médicos, medicamentos e deficiências nas estruturas físicas dos postos de saúde do Verde Vale, Vila Brasília, Belo Horizonte, Coqueiros e Mariana Torres. Os moradores dos bairros Fazendinha e Nova Esperança, que fazem parte da mesma região, são atendidos pelas unidades próximas.

– Preparamos um relatório com perguntas que fizemos em todas as unidades de saúde e o resultado minucioso, além de servir para nosso controle, será encaminhado ao prefeito para tomar as devidas providências – explicou a vereadora.

Na UBSF do Verde Vale, por exemplo, a vereadora foi informada de que existe a carência de um médico para “desafogar” o atendimento diário. A unidade conta somente com um clínico geral que trabalha 40 horas semanais, desde 2015 e, precisa de mais uma equipe de Programa Saúde da Família (PSF) para atender moradores do Morro do Quiabo, que é de responsabilidade desta UBSF e está descoberto. “Precisamos de mais um clínico de 20 horas para suprir a demanda”, disse a coordenadora, Tatiana Felipe da Silva, frisando que o posto presta, entre todos os serviços, mesmo com um só médico, 2.432 atendimentos por mês, em média.

Rosana ainda detectou outros problemas, como a falta de medicamentos, ar condicionado, veículo para serviços do PSF e falta de internet.

Já na Unidade de Saúde do bairro Belo Horizonte, reconstruída no final do ano passado, Rosana, que foi guiada pela gerente Tânia Lúcia de Souza, visitou os dois andares e viu inúmeros problemas estruturais no prédio. “A obra está inacabada. Há vazamentos em muitas janelas dos consultórios, banheiro interditado, falta de ar condicionado em toda a unidade, inclusive na farmácia, o que pode contribuir para invalidar os remédios, e a falta de voltagem correta de energia para ligar os equipamentos de esterilização”, enumerou a vereadora, que viu ainda outras carências.

– Os funcionários têm que se unir para comprar gás de cozinha, pó de café e água potável e, no segundo andar, falta um guarda corpo, já que as janelas são baixas e há risco de as pessoas caírem – falou Rosana, que detectou ainda que a unidade precisa de mais três Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Em contrapartida, na Unidade da Vila Brasília, Rosana já encontrou um posto mais bem estruturado. Segundo a gerente, Jussara Moreira de Oliveira, que apresentou todas as salas e consultórios para a vereadora, a unidade não tem fila de espera para consultas. “Temos 20 funcionários, entre eles, dois médicos de família, dois pediatras, um ginecologista e um clínico geral e, com isso, conseguimos atender a toda demanda. Fizemos 1756 consultas com médicos e enfermeiros em abril”, exemplificou a coordenadora, ressaltando que alguns serviços como esterilização e curativos ficam na mesma sala, mas que com uma futura ampliação, a unidade poderá ser melhor utilizada.

– Se aproveitar alguns locais vagos como na área externa e nos fundos, daria para criamos outras salas de atendimento – sugeriu a gerente.

Na quarta unidade de saúde visitada, localizada no bairro Coqueiros, o problema identificado foi a falta de mais um clínico geral e mais uma técnica de enfermagem, segundo a coordenação. “Seria primordial termos mais um médico trabalhando 20 horas semanais. Com isso, poderíamos oferecer mais consultas e desafogar a procura”, disse a gerente Adélia Aparecida Zancanella, frisando que pela manhã, a unidade fica descoberta pela falta de um clínico geral. Rosana detectou também que a internet é precária e, com isso, o serviço de marcação de consultas fica comprometido. “Embora haja estas pendências, vejo que o posto está bem gerenciado e a estrutura física, com dois andares, é muito boa”, elogiou.

De perto: Vereadora Rosana Bergone visitou e fiscalizou as Unidades Básicas de Saúde da Família que atendem mais de 20 mil moradores (Foto: Divulgação)

De perto: Vereadora Rosana Bergone visitou e fiscalizou as Unidades Básicas de Saúde da Família que atendem mais de 20 mil moradores (Foto: Divulgação)

Considerada a segunda menor unidade de saúde da cidade, a UBSF do bairro Mariana Torres, enfrenta alguns problemas de espaço, tanto que os serviços de curativos, coleta de sangue e hidratação ficam na mesma sala. “O jeito é construir um segundo andar, onde poderíamos passar o setor administrativo para lá, e embaixo, distribuiríamos melhor os serviços”, avalia o gerente André Luiz Baptista Reis. Segundo ele, a maior demanda da unidade é para cirurgias em geral. “Quanto às consultas com especialistas, marcamos pela internet, que é cedida pela escola que fica ao lado do posto, e está dentro da normalidade”, disse o coordenador.

– Vi também que a unidade precisa ainda de um agente de saúde e de mais uma técnica de enfermagem para cobrir férias e folgas, já que o posto só tem uma – completou a vereadora.

Além de ouvir a coordenação das unidades, a vereadora quis saber a opinião dos usuários das cinco unidades. A aposentada Valdete Ferreira, de 60 anos, moradora do Verde Vale, elogia o atendimento, mas reclama que o encaminhamento para um especialista é demorado. “Uma consulta com ortopedista só é agendada para três ou quatro meses”, afirmou. Dona Maria Izabel de Souza, também reclamou da demora dos exames. “Esperei cinco meses para conseguir um exame de preventivo”, falou a aposentada.

Como resumo das visitas, Rosana disse que ficou impressionada com a dedicação dos profissionais dos postos. “Precisamos valorizar todos os profissionais que fazem um trabalho importante na hora em que a população mais precisa e procura por um atendimento na área da saúde. Estas nossas visitas serão constantes e toda vez que eu for solicitada, vou fazer o meu papel de fiscalizar e buscar uma resposta para as necessidades, seja da população ou dos profissionais que atuam nos postos de saúde. Os problemas existem e para garantir um serviço de qualidade, eles precisam ser resolvidos”, afirmou a vereadora, frisando que passará todo o relatório em reunião a ser agendada com a secretária de saúde e o prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Vereadora não concordo com a fala do “Vai vendo” pois falar que a senhora é politiqueira de fato ele não esta falando da parlamentar exemplar que eu tive o privilégio de conhecer!!!
    Continue assim pois você me representar!!! Não se preocupe com o que vão dizer pois só você sabe da onde você veio e aonde você quer chegar!!! Siga em frente estamos orando por você! E quanto a perseguição conheço o caráter da Secretária de Saúde Márcia Cury e tenho certeza que isso não é do perfil dela!!!

  2. A maioria das pessoas aprendem política com POLITIQUEIROS. Não é à toa pelos comentários apoiando isso.

    Que falta faz vereador que CONHEÇA a Administração Pública e ENTENDA de Gestão Pública.

    Estamos diante de uma POLITIQUEIRA. Isso não é função de um vereador. A função de vereador é criar/renovar leis e fiscalizar os atos do prefeito. Se há reclamações é ela sim que deve intervir, mas NUNCA vistoriar a Administração Pública (UBSF). Essa vistoria é por lei função do Conselho Gestor das unidades. Se não há esse Conselho Gestor é aqui que vereadores precisam intervir. É aqui que precisam chamar a secretária de saúde/prefeito para explicações.

    O que ela fez foi tomar a frente do Conselho Gestor e do presidente da associação de moradores (que agora perdem o seu papel)

    E ainda comprometeu os servidores das unidades, pois podem sofrer por terem falado sobre as deficiências, ou então alguém tem interesse em aproveitar a situação e fritá-los para trocá-los por protegidos.

    • Alguns vereadores tem aparecido na mídia para se promoverem nas costas dos pobres cidadãos analfabetos políticos.

      Se esses POLITIQUEIROS levam esses “pedidos” ao prefeito como fiscalizarão os atos do prefeito????

      Se o prefeito contrair mais dívidas para todos, com que moral esses vereadores POLITIQUEIROS dirão não????

  3. Prezada Vereadora, achei sua atitude muito nobre e responsável de visitar estas unidades e realmente levantar os problemas reais das mesmas! Porém peço que vereadora acompanhe de perto os próximos passo da Secretária de Saúde e do Prefeito, pois com certeza haverá represálias por parte deles a esses gerentes dessas unidades! Pois infelizmente a verdade foi dita!!! E esses profissionais não podem ser punidos por manifestarem a verdade!
    Nós precisamos de respeito e transparência!!! Conheço uma dessas gerentes que foi citada na visita e com certeza vou colocar a boca no trombone se algo for feito com ela!!!
    Vamos esperar!!!
    E mais uma vez parabéns Vereadora!!!

  4. Parabéns Vereadora!!! Enquanto uns trocam lampadas, a Senhora esta mostrando o verdadeiro papel de um vereador!!! Mesmo não tendo votado na Senhora, estou muito orgulhoso de vê a atuação da parlamentar!!!
    Que os demais possam se espelhar na Senhora!

  5. Parabéns vereadora, a cada dia tenho mais certeza que votei na pessoa certa !!! Um mandato popular que realmente luta pelos direitos do povo !!!
    Mulher de fé, amor e trabalho …

  6. Parabéns Vereadora a cada dia que passa tenho mais certeza que votei nas pessoas certas!!! E tenho certeza que o Prefeito Samuca também não irá nos decepcionar e que após esse relatório apresentado pela senhora que não é um problema só dá Região da Vila Brasília mais sim da cidade como um todo, tomará providências acerca do caso!!! Prefeito parabéns pelo evento de Domingo na Amaral Peixoto!

  7. espero os vereadores que ja estao a varios mandatos na camara e estao la por dinheiro, ao ver a atitude da vereadora ,se lembrem de estao la para zelar pelo povo.tomara que os antigos sangue sugas tais como ,Paulo Conrado ,Tigrao, Dinho ,Granato,Jari entre outros que so vao na camara tomar cafezinho e votar projetos dos outros voltem a ter ideias e projetos para ajudar o povo.abram os olhos porque o pova esta de olho.

  8. Parabens, vereadora Rosana Bergone estar desempenhando o verdadeiro papel de vereadora de fiscalizar e ouvir a população de nossa cidade tenho certeza que ira fazer um ecelente trabalho junto ao prefeito Samuca

  9. Parabéns, para vereadora Rosana Bergone, estar desempenhando o verdadeiro papel de vereadora de fiscalizar os órgãos públicos e de ouvir a população tenho certeza que junto ao prefeito Samuca irão fazer um ecelente trabalho na nossa cidade.

  10. Não conheço essa vereadora pessoalmente, mais algo me diz que ela será um diferencial naquela câmara! Estava no dia da posse dos vereadores na Câmara e desde aquele dia passei a olhar essa mulher com outros olhos… A saúde de nossa cidade clama por melhorias e tenho certeza que o Prefeito e Secretária de saúde que também admiro muito, terão sensibilidade para enxergar esses pontos apresentada pela vereadora que não é só um problema daquela região e sim da cidade toda!!! Parabéns Vereadora Bergone!!! Poucos estão tendo a coragem que você está tendo!!! Boa sorte e que Deus te proteja nesse lugar!!!

  11. Agora sim… parece que a Prefeitura vai começar a mexer nos pontos que realmente são de grande importância para a população, quem tem saúde tem tudo, e é assim que se cuida do povo Prefeito, muito bom! É isso ai vereadora Rosana Bergone, esse é a função da vereadora, fiscalizar e mostrar onde estão os problemas que afligem as pessoas.

  12. Boa tarde, excelente iniciativa da Vereadora Rosana Bergone junto ao governo Municipal. É assim que a população vê o interesse da população em melhorias na Saúde para a nossa cidade. que siga assim, ouvindo quem realmente sabe oque a população precisa. Parabéns

  13. Tenho certeza de que a população está de olho no trabalho que os vereadores estão desempenhando. O povo já não aguenta mais blá blá blá e disse me disse. Vereadores como a Rosana é sem dúvida o que o povo espera. O trabalho de fiscalizar é o verdadeiro trabalho do vereador e isso a Rosana tem feito muito bem. Espero que o prefeito tenha a sensibilidade de buscar atender as demandas, principalmente nas áreas menos favorecidas. Parabéns Rosana e Samuca (estamos de olho e torcendo por um bom trabalho, honesto, justo e transparente).

  14. Sou morador do Bairro Coqueiros e vivo de perto todos esses problemas relatórios pela Vereadora!!! Fico muito feliz de saber que tem uma Vereadora olhando pelo nosso Bairro! Tenho certeza que o Prefeito Samuca e a Secretária de Saúde irá olha por nós!!!
    Obrigado Vereadora! Não votei na Senhora… Mais agora Senhora tem toda minha admiração! Nunca vi vereador nenhum aqui olhando pela agente!!!

  15. Parabéns, esta sim esta fazendo o papel de um vereador.

  16. Vereadora tenho certeza que com o apoio da Senhora e do do Prefeito Samuca esses problemas serão solucionados, pois em tão pouco tempo vocês estão mostrando que vieram pra ficar. A população agradece ao empenho de vocês em solucionar esses problemas deixado pela gestão anterior!

  17. Isso sim é papel de vereador!!! Que sirva de exemplo para os demais… Mesmos não tendo votado nessa parlamentar tenho visto que a mesma veio para ficar!!! Parabéns!!!

  18. francisco de paula

    a 10 anos espero uma vaga na clinica de odontologia e tem pessoas que nunca marcaram uma consulta e são atendidos na hora !!

    • Boa noite sr. Francisco de Paula
      Trabalho na clínica odontológica há 14 anos,e digo ao sr. que é praticamente impossível alguém não ter sido atendido nestes 10 anos, ou a pessoa nunca entrou na clínica ou no início nunca se inscreveu ou atualmente não deixou o nome na Unidade de Saúde próxima de sua casa.
      Poderia ter recorrido a Ouvidoria da secretaria de saúde ou na própria recepção da clínica para esclarecimentos.
      Estamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!

Untitled Document