Volta Redonda– Nos cinco primeiros meses da nova administração – janeiro a maio, o prefeito Samuca Silva abriu 22 sindicâncias para apurar responsabilidades de possíveis erros na administração pública. Além disso, o Executivo pediu também aos órgãos fiscalizadores (TCE, TCU e Ministérios Públicos) a abertura de auditorias para apurar possíveis falhas na folha de pagamento das administrações direta e indireta, bem como transferência de recursos federais e processos licitatórios.
A prefeitura solicitou a contratação (por licitação) de uma empresa de auditoria para apurar execuções orçamentarias (licitações, empenhos, liquidações e pagamentos) dos últimos seis anos (2011 a 2016).
– Temos a obrigação legal de respeitar o dinheiro da administração e apurar possíveis danos ao erário público. Se assim não fizermos, podemos incorrer em desrespeito ao que exige a lei. Isso demonstra nosso compromisso com a transparência e com a verdade. Quando chegamos aqui, não havia nenhuma sindicância aberta. Já solicitamos mais de 20 e vamos abrir tantas quantas forem necessárias – garantiu o prefeito.
Samuca lembrou ainda que contratos com vencimentos na atual gestão não estão sendo renovados para que sejam realizados novos processos licitatórios. Enquanto os que estão em vigor, passarão por análises criteriosas para que se mantenham dentro do que determina a legislação.
– Queremos sanar todas as dúvidas que eventualmente surjam com relação aos contratos em vigor e, para isso, a transparência é o melhor caminho. Além disso, com a criação da Central de Compras, iremos economizar. O momento é de se fazer funcionar a máquina e economizar, equacionando problemas financeiros graves no município – comentou o prefeito.
Lei Anti-Corrupção
Em abril, o prefeito decretou ainda a criação de um grupo de trabalho para regulamentar a Lei Anti-Corrupção. O documento também determina a criação da auditoria social, que pretende submeter o prefeito à sociedade com prazo de sete dias para respostas. O decreto afirma que a nomeação de agentes de fiscalização e arrecadação não pode ser destinada a pessoas que tenham filiação política partidária. Foi estabelecido ainda regras com prazos para a implementação do Portal da Transparência, mais uma ferramenta de fiscalização que a sociedade ira utilizar.
– A minha intenção com esse decreto é atender ao que a população mais quer: honestidade, transparência e seriedade com a administração pública. De uma vez por todas, vamos fazer com que os recursos públicos sejam usados de maneira que a população possa acompanhar tudo e não ter dúvidas sobre os governantes eleitos pelo povo – explicou.
Concurso público
Após a auditoria da folha de pagamento e se identificado reais necessidades de contratação para o preenchimento de vagas, a prefeitura fará um concurso público e chamar os aprovados.
– Desde o início defendemos o caminho legal a ser seguido, que é a realização de concurso público para preencher as necessidades. Assim, faremos tão logo tenhamos os resultados de todos esses procedimentos que incluem as sindicâncias e o recadastramento do funcionalismo – finalizou o prefeito.
22 comments
Só o que leio sobre esse Samuca.que suspendeu pagamento disso ou daquilo,reuniu com esse ou aquele,minha vontade é ir pessoalmente reclamar mas tenho medo de quebrar o carro nessa buracada,Que saudades do Neto!!
Saudades do Neto que contraiu dívida de quase 1 bilhão para pintar ruas, tapar buracos e fazer festas para os bobos da corte do festeiro?
E as contas públicas que ele demonstrou não saber fazer?
E as 17 mil consultas médicas que não mandou fazer?
Ainda quer ele de volta?
Simplismente uma vergonha.
o prefeito, vai trabalhar seu marmota, fica ai arrumando desculpinha , ja era, a bagaça agora ta na sua mão; sevira. Pensou que era molezinha?
O Samuca precisa abandonar a mídia e começar a trabalhar de verdade.
22 sindicâncias em 5 meses de governo é muito pouco ou nada.
Vamos aguardar mais uns dias até o fechamento do recadastramento dos servidores público para ABRIR 2100 sindicâncias para colocar na cadeia ……. os e as PILANTRAS …. que receberam como fantasmas. Mas que tbm seja colocado na cadeia quem pagou os fantasmas.
Estamos aguardando.
5 meses e só bla bla bla, este prefeito queria acabar com a CAPED, vcs sabem o que é ? Se alguem tem um filho especial sabe o q eu estou falando. Isto é uma covardia.
Ele quer acabar para favorecer alguém próximo à ele. Com certeza é isso. Armação pura!
Samuca,O Prefeito Marqueteiro….
E aí na cidade de Volta Redonda ,Blá,blá,blá,blá,blá….O .Caos continua…saúde,educação,segurança e os buracos…
Aproveita que hoje é segunda feira e começa trabalhar Samuca!!!!!!!!.
Bla, Bla, Bla, e sem papo reto…….até aqui as atitudes do gestor somente ficaram na procura de erros antigos para se desculpar de não conseguir fazer o que PROMETEU………..isso é um absurdo………….buraco, mato e muitos, muitos funcionários sendo contratados e a piora no serviço é nítida, sem qualquer viés partidário, trata-se da percepção da cidade….ooooo Samuca, caramba, menos mídia e mais trabalho, é difícil sim mas quem disse que era fácil foi voce
Blá blá blá blá blá blá blá blá
Tô querendo saber quando ele vai começar a governar, cidade está uma m…, buracos, matagal em praças, e iluminação uma porcaria.
Gostaria que fosse feito algo em relaçao ao ciosp pois o mesmo e sipesmente cabide de emprego
Faça uma sindicância no FAPS e verifique porque a PMVR arrecada dos servidores e não repassou os pagamentos aos fornecedores provocando o caos no FAPS
Muito boa a iniciativa
Mas ficará somente na iniciativa.
Como querer mudar da noite para o dia uma cultura de empreguismo e de não transparência de décadas na PMVR e CMVR?
Como colocar isso em prática com 880 cargos comissionados e com apoio irrestrito de 17 vereadores que deviam FISCALIZAR O PREFEITO? Como esses vereadores vão cobrar? Nem a CMVR têm um site em plena era da internet e das redes sociais, o que dirá ter transparência na casa e dos vereadores.
Como colocar isso em prática se nem saímos da idade da pedra na questão Gestão Pública? Com os secretários sem noção de Administração Pública, exceto da SMP, já dá uma base para nada acontecer na direção desta iniciativa.
A transparência não é o MELHOR meio de combate a corrupção; é o ÚNICO caminho. E entender de Gestão Pública é levar a sociedade ao pleno desenvolvimento.
Samuca que tal começar cumprindo a transparência mostrando, em audiência pública, o relatório da gestão do SUS de VR vencido uma vez em fevereiro e agora em maio?
Que tal demonstrar em audiência pública as metas fiscais de cada trimestre vencidas em fevereiro e agora em maio, uma exigência da LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. (LRF) em seu parágrafo 4º?
Para ganhar crédito, faça isso primeiro para convencer a máquina pública da mudança.
Parabéns Samuca, se você continuar no caminho da integridade e do respeito ao erário público, voce estará lá no PODEMOS, pois PODEMOS surge para limpar completamente a fraude, a corrupção e o jeitinho brasileiro…
E além do mais, quando estiveres no PODEMOS, serás um dos poucos prefeitos do Brasil no partido do próximo presidente do Brasil em 2018.
guto, acho que voce deve fumar linguinça , só pode .
Palhaçada esse kra.É a cara do político Brasileiro,cheio de comissíonados no seu governo e pra tapear a sociedade dá uma dessa.Quero saber se vc têm vergonha na cara e tapa buraco de Volta redonda.A ponte da Casa de Pedra que o Neto já inaugurou sem terminar e já passou um ano e vc diz que não têm verba.Vc e o Neto são farinha do mesmo saco,não se iluda vc não ganha nem pra juíz de pelada em Volta redonda seu filme já está queimado.Aliás o povo não acredita em ninguém.
O Neto já inaugurou essa ponte. O que tem o Samuca com isso? Cobre dos eleitores da Casa de pedra que votaram em peso no Neto.
E desde quando o dinheiro público é palhaçada? desde quando os nossos impostos é palhaçada? acho bom o senhor pensar antes de falar. Parabéns, Samuca, meus sinceros parabéns. Você está no caminho certo. E peço sempre a Deus que o proteja nessa importante missão administrativa. Deus esteja sempre com você! Amém!
Muito boa a iniciativa.
Comecem pelas licitações de serviços de portaria e conservação e limpeza que irão ver a discrepância e irregularidades, onde Empresas de um mesmo dono participam e “ganhavam” as licitações.
Um verdadeiro monopólio para favorecimento de poucos.
Os maiores contratos são do hospital dom retiro e são joão batista.
De um período para o outro, só mudavam os nomes das Empresas.
Vamos apurar e divulgar…..
pelo amor de Deus manda acabar com o Siosp…..
SIOSP nunca existiu.
Como acaba com algo que não existe?
Comments are closed.