Samuca afirma que conferência ratifica compromisso do governo com a cultura

by Paulo Moreira

Volta Redonda – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou a necessidade de a gestão municipal discutir com a sociedade a construção de políticas públicas. Ele fez a declaração ao comentar a realização da  5ª Conferência Municipal de Cultura: “A realização da conferência ratifica o compromisso da gestão municipal com a participação da sociedade na construção de políticas públicas. Para avançar nas ações e torná-las realmente efetivas, precisamos do debate com a sociedade”, disse o prefeito.

A Conferência Municipal de Cultura, realizado pela prefeitura, reuniu cerca de cem pessoas no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, na tarde desta quarta-feira, dia 12. os temas abordados foram a avaliação do Plano Municipal de Cultura, a discussão das políticas públicas para o setor, a apresentação do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, além das eleições do Conselho Municipal de Política Cultural e da Comissão Municipal de Feiras de Artes e Artesanato.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, que fez a prestação de contas do Plano Municipal de Cultura e conduziu a plenária para avaliação e contribuição da população com o documento, endossou as palavras de Samuca. “Somente com o olhar do cidadão vamos fortalecer cada vez mais a cultura em Volta Redonda”, acredita.

Carlos Giglio fala durante a Conferência Municipal de Cultura

O presidente do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Paschoal Possidente, citou a parceria entre a entidade que preside e a secretaria de Cultura.

— A união entre as instituições de promoção à cultura, como o Gacemss e a Fundação CSN, também são fundamentais — falou.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Carlos Eduardo Giglio, também destacou a participação popular na cultura de Volta Redonda.

— O papel da sociedade civil no conselho cresceu, chegando à presidência do grupo, ampliando a fiscalização das ações do poder público e a colaboração na elaboração das políticas para o setor — disse, ressaltando que a atuação do conselho é fundamental para a democracia.

Os artistas plásticos Hugo Krüger e Ana Paula Carrupt, que também é dançarina, participaram da conferência. Eles são conselheiros vitalícios do Gacemss e atuaram no conselho municipal por dois mandatos.

— Mesmo afastados do conselho municipal, participamos da conferência e incentivamos os artistas e produtores culturais a ocuparem os espaços e garantir ações de valorização da cultural. A nossa participação é imprescindível para o desenvolvimento da arte de forma geral — afirmou Ana Paula.

O Conselho Municipal de Política Cultural tem cadeiras para os segmentos de Artes Cênicas, Artesanato, Artes Visuais, Cultura Afro, Cultura Urbana, Patrimônio, Música, Cultura Popular, Dança, Movimentos Sociais, Associação de Moradores e Literatura.

Raquel Rodrigues Leal está terminando a licenciatura em letras e se candidatou a uma vaga no segmento Literatura: “Meu objetivo é expandir a literatura em Volta Redonda. Faço parte de um grupo que já realiza ação bianual de valorização da literatura e pretendemos ampliar no nosso alcance”, afirmou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996