quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Samuca entrega a Edson Quinto projetos de proteção a animais

Samuca entrega a Edson Quinto projetos de proteção a animais

Matéria publicada em 18 de abril de 2019, 21:50 horas

 


Projetos foram entregues ao presidente da Câmara, Edson Quinto, e serão votados em plenário

Observado por Edson Quinto e Paulo Conrado, Samuca Silva assina mensagem com projetos que ampliam proteção aos animais
(Foto: Julio Amaral)

Volta Redonda – Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o prefeito Samuca Silva, acompanhado de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil que defendem os direitos dos animais, entregou aos representantes do Legislativo, dois projetos de lei em defesa dos animais, durante cerimônia em frente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no bairro Ponte Alta. Participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto, do vereador Paulo Conrado, do secretário do meio ambiente Maurício Ruiz e do secretário de Saúde Alfredo Peixoto, além de representantes de organizações protetoras de animais do município e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-VR(Ordem dos Advogados do Brasil).
O prefeito lembrou que essa ação faz parte do plano de governo e agradeceu a participação de todos os envolvidos na criação dos projetos de lei, incluindo os que militam há muito tempo em defesa dos animais em Volta Redonda.
— Esse é um governo que respeita o diálogo. Volta Redonda é a 3ª cidade do estado no ranking de municípios que têm uma relação republicana com a Câmara Municipal. Somos a 2ª cidade do estado no quesito transparência. Iniciamos, mas não acaba por aqui. Vamos continuar trabalhando para que os projetos se tornem leis — frisou Samuca Silva.
O primeiro projeto de lei visa a criação da Rede de Proteção e Defesa Animal e a obrigatoriedade em registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e transmissão de doenças, a rede também prevê fomentar ações para adoção responsável de animais abandonados. O segundo autoriza a administração municipal, firmar convênio com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar animal.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, afirmou que é um momento histórico para Volta Redonda, pois o Governo Municipal está conseguindo fazer com que a política pública em defesa dos animais seja consolidada e fortalecida, trazendo para a cidade o que há de mais avançado em política pública de defesa animal.
— A secretaria recebeu no ano passado mais de 300 denúncias de maus tratos a animais. Precisamos conscientizar a população que os animais merecem respeito. Contem conosco e nós contamos com a população — citou Maurício.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto, parabenizou o prefeito e toda a equipe por esse momento que, segundo ele, é um marco para Volta Redonda.
— Tantos animais abandonados, passando por situação difícil. Fico muito feliz com a chipagem, porque poderemos identificar aquelas pessoas que abandonam animais e, através disso, teremos um controle melhor dos animais. Chegando à Câmara, vamos encaminhar essa mensagem para que se torne realmente lei, para cumprir — ressaltou Edson Quinto.
Presente na cerimônia, Lanyr Cavalcanti, que é fundadora da Sociedade Protetora dos Animais (SPA) de Volta Redonda, destacou a importância da iniciativa da prefeitura.
— Envolve a parte financeira e a parte emocional. A educação é uma parte importante desse processo que é a longo prazo. Com conscientização, esse projeto será um sucesso — disse Lanyr.
Após a fala das autoridades presentes, o prefeito assinou a mensagem que vai para o Poder Legislativo e pediu que todos os representantes da sociedade civil que lutam pela defesa dos animais fizessem a entrega aos vereadores.
O delegado da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Volta Redonda, o advogado Fábio Marinelli, ofereceu o apoio da Ordem dos Advogados.
– A comissão vê estes dois projetos como um ganho significativo na conscientização da população e do poder público quanto aos maus tratos e a importância que os animais merecem ter. A comissão recebe por mês em torno de 15 denúncias de maus tratos, onde 10 conseguimos notificar, encaminhando para vacinar e para a zoonose. A OAB disponibiliza em apoiar e ajudar na aplicação correta deste projeto de lei assim que for aprovado na Câmara – confirmou.

Integração

Ao fim da cerimônia, Samuca Silva acompanhou o secretário Maurício Ruiz e sua equipe à nova sala dos setores administrativos da SMMA, criada recentemente. De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Joaquim Valim, o novo espaço permitiu mais integração entre os setores, melhorando o atendimento ao contribuinte, por exemplo.
— Juntamos todo mundo e estamos em uma harmonia muito boa. O pessoal da fiscalização, do licenciamento, do geoprocessamento, e outros. Otimizamos o espaço, colocando todos em sincronia de trabalho. Flui melhor, torna mais ágil o trabalho — explicou Joaquim.
Também estiveram presentes na visita ao novo espaço os vereadores Edson Quinto e Paulo Conrado, além de secretários municipais e representantes de autarquias.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    Boa iniciativa. Seria muito melhor ainda se tivéssemos políticas de saúde mental. Há diversos portadores de transtornos mentais psiquiátricos nas ruas. Todos têm família e muitas dessas famílias não sabem onde estão seus entes queridos. Tratar desses não gera votos, mas cuidar deles ajuda a evitar epidemias de diversas ordens e ainda por cima trás tranquilidade aos familiares. É uma tremenda covardia e uma falta de cuidado com a saúde pública manter esses psicóticos e alcoólatras nas ruas da cidade.

  2. Avatar

    Deus ajuda que consigam tirar esses animais da rua e muito triste ver este coitadinhos com fome frio e sendo chutados o notícia maravilhosa espero que passa

  3. Avatar

    E projetos de proteção ao funcionalismo público municipal quando vão ser encaminhados. Funcionários à míngua!!!

  4. Avatar

    Muitos dirão que é uma iniciativa banal, corriqueira, mas a esses urubus da sociedade, o nosso repúdio!
    O que está em jogo é uma das promessas de campanha do atual prefeito e que agora começa a se tornar uma realidade.
    Os animais não pedem para ficar nas ruas, e não nasceram ali. Eles são abandonados por uma série de motivos, a principal: crueldade!
    Tomara que esse projeto ganhe força e se torne uma realidade!

    “Chegará o dia em os humanos conhecerão o íntimo de um animal. A partir de então, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. (Albert Einstein).

    • Avatar

      Boa iniciativa. Seria muito melhor ainda se tivéssemos políticas de saúde mental. Há diversos portadores de transtornos mentais psiquiátricos nas ruas. Todos têm família e muitas dessas famílias não sabem onde estão seus entes queridos. Tratar desses não gera votos, mas cuidar deles ajuda a evitar epidemias de diversas ordens e ainda por cima trás tranquilidade aos familiares. É uma tremenda covardia e uma falta de cuidado com a saúde pública manter esses psicóticos e alcoólatras nas ruas da cidade.

  5. Avatar

    Ao Sr Edson quinto , já que vc conseguiu um lugar pra animais , vê se vc manda uma carrocinha vir pegar uns cachorro e gatos de rua aqui no bairro açude , próximo a cada de seu irmão , pois está uma nojerada de bosta de cachorro e lixo espalhado que esses cachorro s que não tem dono fazem …
    Levanta a sua bunda e vem trabalhar caramba ….
    Ganhar grana sem fazer porra nenhuma é fácil de mais ….

  6. Avatar

    Vim ver a reclamação dos recalcados….

  7. Avatar

    Enquanto isso a castração na Zoonozes é uma dificuldade, né senhor Prefeito?
    Até em Barra do Piraí tem uma unidade móvel que realiza a castração nos bairros, mas Volta Redonda, onde o Prefeito disse em campanha que não falta dinheiro, não tem nada disso.

  8. Avatar

    Parabéns ao Samuca pela inciativa!

    VR precisa avançar na proteção aos animais de estimação que sofrem nas mãos de alguns animais desumanos. Os animais humanos tbm precisam de proteção, pois estamos sendo sacrificados diariamente mais do que os cachorrinhos.

    Essa parceria com as ONGs é muito importante, mas é preciso estar atento pq elas não dão ponto sem nó, no entanto, mesmo assim é melhor do que o hospital municipal para os animais que o vereador Paulo Conrado quer construir, talvez para abrigar seus assessores, ou seja, mais cabides de empregos.

    Legal mesmo é o Samuca falar que VR é transparente. Isso só os samukets acreditam. Alguém falou isso para ele, e ele repete igual a papagaio de pirata. Na PMVR e CMVR não há transparência pública.

    Na CMVR nem site com atualizações diárias existe. E o vereador Rodrigo Furtado cria uma lei obrigando o governo a informar em TV os números das contas públicas. Ele acha mesmo que eu vou andar mais de 20km e mais 20 para voltar por dia para ver os números diários que não dá para comparar com nada?

    Será que ele queria enganar só os samukets e seus eleitores?

    O tempo que os técnicos perdem operando o equipamento devia ser usado para atualizar no site da PMVR para todos verem, além de cumprirem a LEI DA TRANSPARÊNCIA.

  9. Avatar
    Rajane Corrêa Rosa

    Enquanto isso, nós SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA DE VOLTA REDONDA, ativos, inativos e dependentes ESTAMOS SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA. Já estava RUIM, agora ficou PIOR.

  10. Avatar

    Parabéns xamuca tá cuidando dos seus…..

  11. Avatar

    O maior danos aos animais são os fogos de artifício o que mais perturba os animais e crianças IDOSOS pássaro. Quero ver se você vai ter voz ativa e assumir o que vocês estão falando e proibir em VOLTA Redonda fogos de artifício. Quero ver se vocês vão assumirem.

    • Avatar

      Todo tipo de comemoração, irrita quem está de fora. Passe a observar.

    • Avatar

      Concordo! E Volta Redonda, que eu saiba, nem tem fábrica de fogos de artifício legalizada que possa fazer algum tipo de pressão e as vendas, normalmente são feitas por ambulantes. Ou seja, uma lei bem fácil de ser aprovada, basta querer.

    • Avatar

      Edson quinto, o vereador dos analfabetos e cachaceiros kkkk, tá acabando a mamata na Empresa Sul Fluminense, seu reduto de votos. Bora fazer uma cavalgada para sua Senhora “Aparecida” pra ganhar votos dos otários pra próxima eleição.

Untitled Document