Samuca lê poesia de aluno na abertura da 2ª Feira de Educação e Carreira

Por Paulo Moreira

Samuca fala durante a abertura da 2ª Feira de Educação e Carreira
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Durante sua fala na abertura oficial da segunda edição da Feira de Educação e Carreira, na Ilha São João, o prefeito Samuca Silva afirmou que a Educação é prioridade em seu governo, assim como a Saúde. Ele também se referiu ao esforço que o município está fazendo para valorizar os professores: “Está indo devagar, mas estamos dando aos professores a valorização de que a categoria precisa”, disse o prefeito, que leu na ocasião o texto de uma poesia de Kauã Souza Silva, aluno do nono ano do Colégio João XXIII (veja o texto ao fim desta reportagem). O texto faz menção aos 50 anos da Fevre.

O prefeito completou que, na feira, a prefeitura é coadjuvante: “aqui os protagonistas são as instituições de ensino e as empresas, e nosso papel é ajudar nessa ligação em que quem mais lucra são os estudantes”, declarou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, afirmou que Samuca vê a educação como motor do desenvolvimento.

— A Educação puxa a empregabilidade — disse.

A segunda edição da Feira de Educação e Carreira do Sul do Estado começou nesta quinta-feira, dia 20, e vai até domingo, dia 23, na Ilha São João. O objetivo da feira é estimular a empregabilidade, o desenvolvimento de carreira, a produção de conhecimento, o pensamento crítico, criativo, inovador e o espírito empreendedor.

Os visitantes encontrarão num mesmo evento stands das maiores instituições de ensino da região com cursos de graduação e especialização, empresas divulgando oportunidades profissionais, programas de estágio e trainee, além de cursos profissionalizantes, agência de intercâmbio, escolas de idiomas, entre outros expositores. O público alvo é formado por alunos de ensino médio e técnico, universitários, professores e profissionais de áreas afins.

A programação da 2ª edição inclui palestras, oficinas e minicursos. O público também vai contar com praça de alimentação com área para descanso, integração e network dos participantes. Ainda têm Espaço Cultural, Feira do Livro, Planetário, Espaço Sebrae, além de seminários, que trarão temas sobre educação, empregabilidade e concursos.

O Espaço Estudantes apresenta trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo por alunos de diversas instituições da região. A apresentação aos visitantes mostra a forma de expressão de suas habilidades como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

As arenas de palestras contam com nomes de peso como Glauter Januzzi, da Microsoft; Daniel Monteiro, da TV Globo; Hector Gusmão, da Fábrica de Startups; e Carnelutti Jacome, da Lemonade. Além de diversos outros profissionais do mercado nacional e regional tratando temas diversos que misturam inovação, tecnologia, carreira, empreendedorismo, gestão pública, inteligência emocional, finanças, transformação digital, entre outros.

Um das novidades desta 2ª edição da feira é a área “Experiência Games”. Para garantir interação e entretenimento e o evento contará com a presença da comunidade de inovação do Sul Fluminense, Rio Sul Valley, que vai trazer novidades e tendências do setor, além de exposição de projetos de startups da região.

 

A poesia do aluno Kauã Souza Silva – Colégio João XXIII – Turma 901

 

Em situações de crise, educação.

Em situações de crise, Fevre.

 

Em um país como o nosso

Talvez o melhor negócio

Seja apenas educar

Educação essa que nos falta

Não por culpa do pivete

Que na esquia, rouba seu cordão

Ele não tem educação.

 

Há quem diga

Que o país está nessa furada

Por conta da deputada

Do ministro ou presidente.

Nunca se viu tanta corrupção

Será que é por falta de educação?

 

Uma coisa é certa

Nos falta educação

Mas não só por causa do bandido

Ou do ladrão

E sim do povo

Que parece a ela temer

 

E se eu te disser que

Para ela não temer

Há uma solução

A boa educação

Aquela com gosto

A que prevalece por

50 anos e muito mais

 

Pois sem ela meu caro

Nem aqui eu estaria.

VOCÊ PODE GOSTAR

6 Comentários

arranca barba na pinça 22 de setembro de 2018, 07:48h - 07:48

No alto daquele morro

Passa boi, passa viado

Também passa o servidor trouxa

Com o salário atrasado

Ana 21 de setembro de 2018, 16:44h - 16:44

Kauã, parabéns e aos seus pais meus parabéns pela a bela educação.

Sauro Thiele 21 de setembro de 2018, 13:54h - 13:54

Senti cheirinho de viúva do Neto

Quer usar o jornal como seu palanque, é ?
Neto não arruma mais nada em Volta Redonda

É melhor começar a procurar trabalho

APOCALIPSE 21 de setembro de 2018, 06:39h - 06:39

Vai lê poesia, para os pacientes no São João Batista.

Sauro Thiele 21 de setembro de 2018, 09:26h - 09:26

Vai o senhor, que pelo visto, é um desocupado

Seja mais útil e menos frustrado na vida

Almeida 20 de setembro de 2018, 22:43h - 22:43

Tu falou tudo garoto para o prefeito e políticos desta Cidade e alteridade. EDUCAÇÃO RESPEITO E DIGNIDADE. COM OS IDOSOS E MAIS VELHOS. ESTE SERÁ O TEU FUTURO. TUDO O QUE VOCÊ FAZ PARA OS IDOSOS HOJE É PARA VOCÊS JOVENS NO FUTURO. É ASSIM QUE NÓS IDOSOS AGIMOS PENSANDO NO FUTURO DOS NOSSOS NETOS. OBRAS DA PREFEITURA DO GOVERNO DESTINADA AO IDOSOS SENDO INVADIDA. E AUTORIDADE NENHUMA EM VOLTA REDONDA NÃO TOMANDO PROVIDÊNCIAS NENHUMA ISTO É UM CAUSO MUITO SÉRIO PARA OS POLÍTICOS DE HOJE.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996