domingo, 22 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Samuca Silva abre contratos para órgãos de fiscalização

Samuca Silva abre contratos para órgãos de fiscalização

Matéria publicada em 23 de agosto de 2019, 22:09 horas

 


Objetivo da decisão é dar mais transparência aos processos do Poder Público; TCE destaca transparência de Volta Redonda

Volta Redonda – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, protocolou em órgãos de controle do Estado, um documento abrindo todos os contratos da prefeitura para fiscalização e auditoria. O intuito é dar ainda mais transparência aos processos do Poder Público. Em 2018, o município foi o eleito o segundo mais transparente do Rio de Janeiro pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Volta Redonda também recebeu, pelo TCE, o prêmio Melhores Práticas, edição 2018, avaliou relatos de casos práticos sobre o tema “Transparência e Controle Social. Outra vitória foi o prêmio Modelo de Excelência e Gestão do Núcleo de Qualidade e Excelência do Estado do Rio de Janeiro
O prefeito Samuca Silva destacou que além de melhorar a transparência das ações públicas, também envia todos os processos de licitação previamente ao Tribunal de Contas para avaliação e deixa aberto aos órgãos de fiscalização os contratos do município.
– Lembro que ainda no início do meu mandato, em 2017, eu fui a Polícia Federal entregar um processo de sindicância interna aberta no nosso governo. Não temos o que temer. Nossos processos são transparentes. Criamos a Controladoria Geral do Município (CGM) que acompanha todos os processos da prefeitura, o que dá mais legalidade e segurança aos atos públicos – destacou o prefeito Samuca Silva.
Samuca lembrou que o atual governo implantou como modelo de licitação o ‘Pregão Eletrônico’, que além de gerar mais economia para os cofres públicos ainda é um meio mais transparente e legítimo de contratar serviços ou realizar compras.
Um dos pregões foi realizado na Praça Sávio Gama, em frente a Prefeitura de Volta Redonda, com o objetivo de demonstrar como funciona a modalidade de licitação e estimulando empresários locais a participar dos certames.
– Levar o pregão eletrônico para praça pública foi uma demonstração que estamos buscando cada vez mais a transparência no serviço público. Implantamos o Painel Eletrônico também na Praça Sávio Gama, onde aparece todos os gastos da prefeitura, a dívida pública, arrecadação. Também reformulamos o Portal da Transparência no site oficial da prefeitura. A população pode acompanhar todos os nossos atos – disparou.
Recentemente, Samuca esteve na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense, protocolando um documento abrindo contratos da prefeitura de 2013 à 2019.
– Acho esse movimento muito importante para a população de Volta Redonda. O tempo da prefeitura fechada passou. A mudança que a sociedade queria é justamente essa: respeito ao dinheiro público, transparência – completou o prefeito.
O município está concorrendo, esse ano, no prêmio internacional 13th Award Best Practice in Citzen Participation (13º Prêmio de Melhor Prática em Participação Cidadã). O projeto da prefeitura que concorre é o Orçamento Participativo Digital. Já o Painel da Transparência está concorrendo no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019 concedido pela Febrafite.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

13 comentários

  1. Avatar

    Vamos alargar a calçada que está sendo refeita da entrada do Belvedere a Unimed.

    Estreitissima!!!

    Uma calçada é mão dupla, então não dá para passar um por vez.

    Nunca vi ninguém construir uma calçada assim.

    Tudo bem que a obra público privada, destruiu a calcada anterior.

    Mas reconstruir como um corredor polonês?

    A calçada é pública , mas a responsabilidade dela é do proprietário do imóvel.

    Se alguém cair dessa calçadinha quando vier várias pessoas ao mesmo tempo,processem o dono do imóvel em frente da mesma.

    Caso não saibam, se torcer o pé em uma calçada esburacada, em frente a companhia de viação, shopping ou até mesmo residência, o proprietário do imóvel é responsável em lhe indenizar por perdas e danos!

  2. Avatar

    Moradores do bairro Aero clube estão injuriados com o que virou a pista da Radial leste.
    Esse prefeito tomou essa via aos domingos para o inferno dos moradores do bairro.
    Hoje por exemplo, tem um evento fazendo propaganda pra Unimed que está torrando o saco de nós moradores.
    Um inferno, o locutor com o som nas alturas, parece até ” um baile funk”
    Tomara que o próximo prefeito devolva essa importante via ao contribuinte.
    Um inferno todos os domingos ter que aguentar eventos no bairro.
    Domingo é dia de sossego, e essa Radial leste virou um inferno pra nós moradores.
    #Samuca nunca mais !

    • Avatar

      VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.
      Uma vez eleitos eles fazem Política Governamental (dentro de gabinetes) e acham que estão fazendo Politicas Publicas.

      Os usuários do Circular 15 tbm estão injuriados pq agora os ônibus irão até o final do Retiro. Se antes já era difícil, agora piorou.

  3. Avatar

    Quero ver se este órgão vai fiscalizar o que foi gasto e o que esta sendo gastos na OBRA da Vila dos IDOSOS NO BELMONTE até o momento da fiscalização o povo de VOLTA REDONDA e Região tem o direito de saber pois é um patrimônio público OBRA destinada aos IDOSOS da Região no governo PEZAO

  4. Avatar

    O Samuca e sua assessoria aloprada confunde transparência com informação e obrigação. kkkkk

    Disponibilizar os contratos é uma obrigação de qualquer órgão da Administração Pública, seja para os cidadãos, seja para o TCE. Administração Pública (executivo, legislativo, judiciário, Tribunais de Contas – TCU e TCEs e o MP). Quem não entende do assunto fala ESTADO.

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.
    Eles não entendem a diferença entre transparência e obrigação.

  5. Avatar

    Qual o endereço no site da Transparência da Prefeitura para acesso aos referidos contratos

    • Avatar

      Palácio 17 de Julho
      Praça Sávio Gama, N°53. Aterrado, Volta Redonda – RJ. CEP: 27215-620 Tel: (24) 3345-4444

  6. Avatar

    Importantíssimo essa ferramenta Orçamento Participativo Digital, agora com as redes sociais, democratiza e agiliza e muito a transparência podendo atingir máximo de pessoas possíveis. Por a importância que cada bairro tenha os seus representantes, participarem das assembleias onde as obras são solicitadas pelos moradores da localidade.

    • Avatar

      Um amigo me respondeu que orçamento participativo digital é um meio de fazer o OP, não uma ferramenta. É o mesmo que o FISCALIZA VR que pouco funciona tbm.

      Vc pode nos dizer uma das obras solicitadas pelo povo que foi realizada.

    • Avatar

      Burro demais esse vaivendo

      Também… Recebe pra falar mal
      Temos que entender

      Já entrou no site do OP digital por acaso ?
      Claro que não né

      Vai se catar

    • Avatar

      CaZe

      Ajude respondendo na pergunta acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document