quarta-feira, 20 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Samuca Silva é nomeado Secretário-Geral do PSDB do Rio de Janeiro

Samuca Silva é nomeado Secretário-Geral do PSDB do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 21 de junho de 2019, 15:49 horas

 


Samuca é integrante da executiva estadual do PSDB

Rio e Volta Redonda – Quando o prefeito Samuca Silva anunciou que estava indo para o PSDB, com pelas mãos do governador João Doria, de São Paulo, muitos do meio político local não entenderam a estratégia tucana. Com Doria no comando do PSDB Nacional, indicando para a presidência do partido o ex-ministro Bruno Araújo, o governador de São Paulo busca a renovação da legenda.

Por isso, fez questão de aproveitar o perfil de Samuca, considerado um político novo, que não tem perfil de político tradicional, com gestão técnica, para ajudar na reconstrução da legenda no Rio de Janeiro. Ao assumir a presidência nacional, Bruno Araújo nomeou um novo Diretório Estadual da legenda. O presidente será o empresário Paulo Marinho, tendo como Secretário-Geral do PSDB-RJ, Samuca Silva.

“O PSDB é um dos partidos mais importantes do Brasil e precisa ter esse protagonismo no Estado do Rio. Hoje a legenda conta com quatro prefeitos no estado e precisamos ampliar. Agradeço ao desafio a mim empenhado pelo presidente Bruno Araújo e pelo governador João Dória”, destacou o prefeito Samuca Silva, ressaltando que a ideia da legenda é o diálogo, evitando a polarização. “E é como Centro que o Novo PSDB se coloca, como uma legenda que vai buscar dialogar com todos os setores para buscar um País melhor, com foco sempre nos que mais precisam. Com opinião é que não vai ficar em cima do muro”, disse Samuca.

Em entrevista, Samuca destacou o desafio, explicou o porque deixou a legenda em 2010 e retorna agora ao Ninho Tucano. E ainda vai além. Destaca que, nas eleições de 2020, quer que o PSDB eleja mais de seis vereadores em Volta Redonda.

Confira a entrevista na íntegra

 

DIÁRIO DO VALE: O senhor foi filiado ao PSDB – seu primeiro partido – por que deixou a legenda?

Samuca Silva: Durante muitos anos o PSDB em Volta Redonda foi administrado de forma cartorial e eu não tinha oportunidade eleitoral e política na legenda. Há bons quadros, mas eu não seria prefeito pelo partido e, por isso, deixei o PSDB. Eu tinha certeza que poderia me eleger. E isso, que aconteceu comigo em Volta Redonda, ocorreu com muitos outros em todo o Estado. Isso demonstra a  importância de fazermos um trabalho de reestruturação em todas as cidades.

 

Diário: Como o governador João Dória conseguiu convencer o senhor a voltar a ser tucano?

Samuca: Fui convidado pelo governador Doria para jantar com ele em São Paulo, onde ele me fez o convite de retornar ao PSDB. Fica fácil aceitar um convite de um cara que admiro desde quando era prefeito em SP. Ele me explicou e detalhou todo o projeto de renovação do partido, que passava pela Executiva Nacional e a Estadual e ele me disse que me considerava peça fundamental nessa reconstrução. Eu e o governador temos pontos de alinhamentos importantes, pensamos que a gestão eficiente e profissional é fundamental para o desenvolvimento e, consequentemente, mudar a vida das pessoas. Acho que esse alinhamento nos aproximou.

 

Diário: Qual a relação do senhor com o presidente da legenda no estado, Paulo Marinho?

Samuca: Conheci o Paulo Marinho através do Doria. É um empresário de sucesso, carioca, preocupado com o País, com grande habilidade política e de uma inteligência única. Já realizamos reuniões da nova Executiva Estadual para definir metas e plano de ação. Temos absoluta certeza que conseguiremos, juntos, ter sucesso nessa empreitada a frente do PSDB.

 

Diário: Essa reconstrução do PSDB, o Novo PSDB, como é repetido muitas vezes, tem o foco na candidatura de João Doria a presidente em 2022? Por quê?

Samuca: Isso tem a ver com a reconstrução da legenda em si e não passa pela eleição de 2022, mas passa pela eleição do ano que vem em 2020. Lógico que a candidatura própria a presidência em 2022 é um dos objetivos e o PSDB precisa se reestruturar, voltar a ser grande, para disputar a eleição presidencial. Doria foi eleito governador de São Paulo e está no início do seu mandato, mas é inegável que é o melhor quadro do PSDB para que o PSDB sonhe com uma candidatura própria.

 

Diário: Apesar de novo, o senhor já passou por quatro partidos: PSDB, PTN, PV e Podemos. E, agora, retorna ao PSDB. Isso não demonstra infidelidade partidária?

Samuca: Meu amigo Alvaro Dias sempre diz: Nao temos partidos políticos, temos siglas partidárias. Iniciei minha vida partidária no PSDB, ainda na época do movimento estudantil e, só deixei a legenda, por incompatibilidade com a direção municipal. Depois, infelizmente, rodei por três partidos e sai por não concordar com algumas linhas de atuação. Sou coerente com o que penso. Infelizmente no Brasil não temos partido político, temos uma sopa de letrinhas. Volto com a esperança do Novo PSDB. Esse retorno ao PSDB é por acreditar em um projeto de cidade, Estado e País, de reconstrução, de política pública eficiente, gestão profissional.

 

Diário: Apesar de ser um grande partido, o PSDB tem – contando o senhor – apenas quatro prefeitos no Estado do Rio. Como mudar essa realidade?

Samuca: Esse é um grande desafio que temos e vou atuar politicamente nisso, identificando lideranças nas cidades, gestores com o perfil da legenda, dando apoio aos diretórios municipais, entre outros. Outro foco é também estruturar o partido para que possamos eleger o maior número possível de vereadores no Estado. Vou atura forte no estado!

 

Diário: Como o senhor vai direcionar a Executiva Municipal do PSDB? Já escolheu quem será o presidente?

Samuca: Ainda não definimos, principalmente por que estávamos esperando a nomeação da Executiva Estadual. Mas o PSDB de Volta Redonda, é óbvio, terá uma atenção especial. Por ser meu partido, estamos preparando uma grande nominata de candidatos a vereador pelo PSDB em 2020. Nossa expectativa é de eleger seis ou mais vereadores. O partido forte, com estrutura, e a impossibilidade de coligações, temos certeza que elegeremos muitos vereadores.

 

Diário: O senhor não acha que está filiação ao PSDB e a posição do Doria vai atrapalhar sua relação com o governador Wilson, já que ele quer ser candidato à presidência?

Samuca: o governador é um grande cara, inteligente e arrojado. Pegou um estado quebrado e com desafios. Já demonstrei como prefeito que quero ajudar e não será a filiação que atrapalhará nossa ótima relação. Ele me ligou, por exemplo, agora num momento difícil na morte do meu pai. Estamos próximos e continuaremos. Pessoalmente torço muito pelo estado do RJ e por ele.

 

Diário: O senhor será candidato a reeleição?

Samuca: Sinceramente estou tão acelerado que não penso nisto. Esta decisão não é minha, é da população. Se eles acharem que poderei continuar um trabalho estruturante que comecei, quem sabe. Penso em governar a cidade, mas, obviamente, me preparando para tal possibilidade. Mas não penso e vejo que há muita coisa para fazer ainda em Volta Redonda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Avatar

    Esse tal de Emir denota profundo desespero kkkķkkkķ que papel ridículo rs

  2. Avatar

    Se fosse prefeito de Pinheiral ou Barra Mansa, ninguém ligaria. Samuca tem a sorte de ocupar a cadeira mais importante da política no Sul Fluminense, e isso o deixa em evidência, gera dividendos para ele… A população ainda está esperando a grande obra, a grande ação estruturante de seu governo e que tenha impacto direto no seu cotidiano, não apenas atitudes cosméticas, implementos administrativos e números que só fazem sentido para o IBGE… Está arriscado sair da prefeitura como o ÚNICO prefeito em toda a história de VR a não ter deixado um grande legado tangível, onde seu empreendedorismo se volta mais para as práticas administrativas que para os planos executivos. Aliás, planejamento é algo que tem falhado muito nessa gestão. Já disse algumas vezes e torno a repetir: Samuca é extremamente mal assessorado…

  3. Avatar

    Sem noção…

  4. Avatar

    Voto nele. Aliás, partido não puxa voto. Ainda mais nesse país que possui mais de 30. Voto na capacidade do candidato. VR é o município que mais gera empregos no estado. Samuca 2020.

  5. Avatar

    Já está bonito na fita assim como Jonas.

  6. Avatar

    Ele bem q podia arrumar as malas e ir curtir a vaguinha de secretário no psdb. Deixa a prefeitura por conta dos funcionários concursados q eles dão conta

    • Avatar

      PSDB já morreu hein !!!!! PMDB já morreu !!! Sai de mim Fernando Henrique , sai de Serra , Sai de mim Samuca , Sai dono da CSN …

    • Avatar

      Dão conta de se dar licenças por motivos banais, baixa produtividade, aumentos exponenciais e quebram a prefeitura de vez, se sentindo à vontade para isso devido a sua estabilidade. Seria tipo criança birrenta sozinha na cozinha… Conta outra, porque essa foi péssima…

  7. Avatar

    E prefeito falso “gestor público” concorda com Álvaro Dias: “Nao temos partidos políticos, temos siglas partidárias.”

    Quero ver ele convencer o Lula do PT ou o Carlos Lupi do PDT ou o Luciano Bivar do PSL, entre tantos outros presidentes partidários.

    Desde o início da vida partidária foi infiel aos partidos por achar que partido não existe. Como vai ser fiel a cadeira de prefeito ou ao povo que o elegeu? A primeira fidelidade de um homem é na instituição, seja familiar, seja na religião, seja profissional, seja ao time esportivo, seja no partido. Não dá para ficar mudando a toda hora.

    VAI VENDO í o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Adminsitração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.
    Eles acham que a Administração Pública que é uma instituição tbm não existe. kkkkk

    • Avatar

      Partido é acidente de percurso

      Os dados estão aí, debaixo do seu nariz

      Ou você acredita no pessoal do “novo” ?
      Tem lido sobre Minas gerais ?

      Não cansa de passar vergonha não?

  8. Avatar

    É Samuca, elogiando o Dória e o Witzel!?
    Jamais terá o meu voto novamente!

    • Avatar

      Então tu nunca votará em ninguém, viverá como completo abstêmio eleitoral… Aliás, conviverá com ninguém, porque todo mundo, até tua mãe, faz coisas com as quais vc não concorda…

  9. Avatar

    Mudou de partido de novo ? Será que agora vai ter tempo para ser prefeito ?

  10. Avatar
    Capeta da Grota do Vilao

    Grande gestor que nada faz na cidade, continua tendo dinheiro em Volta Redonda e faltando gestao.

  11. Avatar

    O prefeito pode ter embarcado numa tremenda canoa furada no Estado do Rio.
    E pelo que estamos vendo o PSDB agora é o Partido à Serviço do Dória no Brasil, com muito dinheiro para conseguir adesões de quem quer manter a ”boquinha” na política.

  12. Avatar

    O PSDB foi sepultado em VR pelos eleitores em 2014. Passou as eleições de 2016 e 2018 nem lembranças mais. Só os samukets cargos comissionados insistirão. A diferença agora é que não teremos mais os VERDES de todo o Brasil para vir aqui fazer campanha para o candidato e influenciar os eleitores da cidade.

    VR deu um show de bola nas eleições de 2014, 2016 e 2018. Certamente vai fazer outro golaço em 2020.

    • Avatar

      Samuca 2020
      Tá tudo dominado

      O choro é livre, leitor de PDF da uniabeu

    • Avatar

      Eu tenho acertado sempre em questões sobre eleição, até em questão de dívida da PMVR eu acertei que dobraria em um ano. Não deu outra. rsrs

  13. Avatar

    É sério isso? Sempre foi Tucano? Isso chega a ser estelionato eleitoral. Se colocou na eleição como o diferente , apesar de usar expressões típicas de figuras como Dória, Justus e outras enganações que aparece de vez enquanto. Por que o prefeito acha que iremos vamos engolir esse passe de mágica que o PSDB não é mais o partido golpista que não aceitou a derrota em 2014 e um dos responsáveis pela eleição desse despreparado que nos governa? Mas olhando a foto , realmente sua gestão é muito parecida com o alcaide paulista. Muita propaganda e presença nas redes sociais para olhar o futuro político e pouco compromisso com a agenda apresentada na eleição. Meu voto não terá.

    • Avatar
      A verdade está lá fora.

      Errar é humano, persistir no erro é burrice.
      Ganhou 1 eleição e já está de bom tamanho.
      Chega!!!!!!

Untitled Document