Secretaria da Mulher e Câmara Municipal promovem evento de prevenção ao câncer de mama

by Paulo Moreira

Edson Quinto e América Tereza participam de evento do Outubro Rosa
(Foto: CMVR)

Volta Redonda – Em mais uma ação para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) e a Câmara Municipal de Vereadores promoveram atividades no plenário da Casa Legislativa, nesta quarta-feira, dia 23, das 15h às 17h. As mulheres participaram de palestras com o foco na prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero e ganharam uma tarde de beleza, com maquiagem, corte de cabelos, massagem, além de uma exposição de artesanato e doces.
A secretária América Tereza lembrou que tem visitado os bairros, ginásios poliesportivos e os grupos de convivência da Melhor Idade, levando informações para as mulheres realizarem o autoexame e orientando sobre como solicitar, na rede pública de Saúde, o exame de mamografia.
— Estamos trabalhando e visitando as mulheres nos bairros, levando as informações para todas elas nos grupos de convivência e orientando sobre a prevenção contra o câncer de mama, porque as mulheres tem que se amar e cuidar de sua saúde — destacou.
O presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, afirmou que a parceria com a Smith para falar do Outubro Rosa é bem-vinda e que estenderá a parceria para o Novembro Azul, com a campanha para realização do exame de prevenção ao câncer de próstata. Ele informou que doze refletores nas cores rosa foram instalados no prédio do Poder Legislativo.
— Além de ser muito importante apoiar essa iniciativa, que visa combater uma doença que tanto aflige as mulheres, considero este momento um privilégio, por ter algum tempo para conversar com a secretária América Tereza. Ela foi nossa colega de plenário por mutos anos e fizemos uma boa amizade — disse Quinto.
Os vereadores Fernando Martins, Neném e Rosana Bergone também participaram do evento e elogiaram o empenho da secretária municipal para o êxito da campanha preventiva.
As palestras foram feitas por acadêmicas de Medicina da UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), como Renata Devechi, que abordou a prevenção ao câncer de mama e a importância de alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e exames de mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos de dois em dois anos. Já Tainá Aime citou a vacinação contra o vírus HPV, no caso do câncer do colo do útero, para meninas dos 9 aos 14 anos. Outra forma preventiva indicada por ela é o exame papanicolau para mulheres dos 25 aos 64 anos.
A empreendedora Miclaine da Costa, 26 anos, que vende doces para festas e casamentos, participou da exposição dos produtos na Câmara comentou a iniciativa.
— Muito importante este evento pela intensidade de informações prestadas às mulheres. As pessoas têm que perder o medo e falar mais sobre o câncer de mama, assim reforçamos a prevenção — frisou.

You may also like

1 comment

JAQUELINE DUARTE 25 de outubro de 2019, 09:49h - 09:49

E ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES MEU POVO A SAÚDE PEDE SOCORRO ESTOU ESPERANDO MÊS PARA FAZER UM SIMPLES EXAME E QUANDO FAZER DEMORA A ENTREGA QUE POLITICOS METIROSOS.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996