Serfiotis defende criação de mais clínicas para o tratamento da dependência química

by Diário do Vale

07-10-14- Alexandre Serfiotis- p. dimas (6)

Brasília –

Durante reunião esta semana na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o deputado federal Alexandre Serfiotis defendeu a implantação de uma política mais eficaz no tratamento das pessoas com dependência química. Segundo ele, uma medida seria a criação de mais clinicas para este tipo de tratamento.

– Eu vejo essas clínicas de dependência química como muito importante, mas, infelizmente, temos dificuldade em levá-las para os estados e municípios. No estado do Rio de Janeiro, existem apenas três, que se encontram instaladas nos municípios de Seropédica e Nova Iguaçu e no bairro carioca de Campo Grande. É claro que temos as clínicas ligadas às igrejas e também privadas, mas nem sempre são a solução – explicou o parlamentar.

Serfiotis criticou a forma como o problema da dependência química é tratado pelos governos.

– Infelizmente, a gente encontra uma grande contradição entre o que está no papel e o que se vivencia na prática. Como profissional de saúde e médico, nós não conseguimos, muitas vezes, dar assistência e atendimento adequado a esse tipo de paciente. A lei garante assistência integral e multiprofissional à criança e ao adolescente dependente químico ou com problema, no entanto sequer se consegue levar o CAPS para os nossos municípios e quem dirá alguma internação em clínica especializada em dependência química. Hoje, com a política instituída, fecham-se clínicas – reclamou.

O deputado reforçou a importância de um trabalho conjunto entre os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e as clínicas de dependência química.

– O paciente, quando consegue ser atendido no CAPS, ao dar cinco horas da tarde, vai embora para casa e, muitas vezes, no final de semana fica desassistido. Automaticamente, ele retorna para as drogas e é muito difícil você recuperar essa criança e esse adolescente que se encontra com uma desestrutura familiar. Sabemos que o CAPS, devido a desestrutura familiar, precisa tirar esse paciente da rua imediatamente e colocá-lo em um local para que ele tenha um tratamento muito profissional e especializado – enfatizou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996